Brasil

Conselho do Corinthians não cede à pressão e banca votação de impeachment contra Augusto Melo

Em busca do adiamento da reunião, diretoria tenta judicialização e organizadas buscam convencer presidência do órgão

A diretoria do Corinthians tenta o adiamento da reunião do Conselho Deliberativo marcada para esta quinta-feira (28) e que votará o pedido de impeachment contra o presidente Augusto Melo. Se aprovado, o dirigente será afastado até a votação em última instância, na assembleia de sócios, que acontecerá somente em 2025. 

Nesta terça-feira (26), membros das principais torcidas organizadas do Timão estiveram na sede social do clube alvinegro, o Parque São Jorge, e se reuniram com Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo corintiano. 

De acordo com a apuração da reportagem, houve tentativa de acordo para que a reunião fosse adiada até o fim das investigações do Caso Vai de Bet por meio da Polícia Civil e o Gaeco. 

Tuma, no entanto, não cedeu e manteve a data da reunião entre os conselheiros. 

Paralelamente a isso, a direção corintiana tenta o impedimento do encontro através de vias judiciais. 

O departamento jurídico da equipe alvinegra se escora no argumento apresentado no parecer da Comissão de Ética e Disciplina que recomendou a suspensão do processo até o fim da apuração dos possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no contrato com a antiga patrocinadora máster

Por sua vez, Romeu Tuma garante que o processo respeita as questões legais e também estatutárias. 

Os três primeiros parágrafos do artigo 24 da Lei do Profut, a Lei Geral do Esporte e o Estatuto Social corintiano são embasamentos que sustentam a continuidade do processo de impeachment contra Augusto Melo. 

Preocupação com a segurança também é abordada em reunião antes de votação por impeachment de Augusto Melo

Preocupado com possíveis manifestações violentas e atos de vandalismo, o Conselho Deliberativo do Corinthians busca montar um forte esquema de segurança durante a reunião desta quinta-feira (28). 

As seguintes autoridades foram contatadas a fim de garantir a ordem durante a votação no Parque São Jorge:

  • Guilherme Muraro Derrite, Secretário de Segurança Pública de São Paulo;
  • Cel. Cássio Araújo de Freitas, Comandante-Geral da Polícia Militar de São Paulo; 
  • Dr. Artur José Dian, Delegado-Geral da Polícia Civil de São Paulo. 

Trabalha-se com a possibilidade de um extenso cordão de isolamento na entrada principal da sede social do Corinthians. 

Augusto Melo Corinthians
Torcida do Corinthians, inclusive as organizadas, estão apoiando Augusto Melo (Foto: IMAGO / Fotoarena)

Também há uma preocupação com ameaças feitas por membros do corpo diretivo de algumas uniformizadas na tentativa de intimidação de conselheiros que se posicionam de forma contrária à administração. 

No encontro, Romeu Tuma Júnior buscou esclarecer o processo de impeachment e deixar claro o direito de ampla defesa exercido a Augusto Melo, que terá espaço de fala antes da votação. 

O intuito foi assegurar a lisura do rito e buscar a ordem e segurança independentemente do resultado final nesta quinta-feira (28).

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo