Nunca viu, só ouviu falar? Entenda como joga Igor Coronado, reforço do Corinthians
Como nunca jogou no Brasil e fez boa parte da carreira no Oriente Médio, Igor Coronado não é tão conhecido, mas o Corinthians pode se animar

Nesta sexta-feira (16), Igor Coronado desembarcou no Brasil para fechar com o Corinthians após rescindir seu contrato com o Al-Ittihad. Essa será a primeira experiência do meia-atacante atuando em seu país, já que se profissionalizou na Europa e fez boa parte da carreira no Oriente Médio. Por conta disso, a contratação do jogador de 31 anos levanta dúvidas entre os torcedores do Timão (e dos rivais).
Ainda mais levando em consideração os valores investidos pela diretoria alvinegra. Coronado vai assinar um contrato de duas temporadas com o Corinthians, que vai pagar R$ 2 milhões por mês, incluindo salários, taxas e comissões. As informações foram reveladas pelo próprio Timão através de nota oficial. Não à toa, as quantias milionárias criam expectativa para que o meia-atacante seja o craque de António Oliveira.
Como nunca jogou no Brasil, Igor Coronado não é tão conhecido no país do futebol. Camisa 10 na Arábia Saudita mesmo ao lado de Benzema, Kanté, Fabinho – e Romarinho -, o meia-atacante pode ser a nova peça de criatividade do técnico do Corinthians. Habilidoso, com ótimo passe e especialista em bolas paradas, são apenas algumas de suas características. Entenda como jogo o novo reforço do Timão.
“É um sonho estar aqui. Foram poucas conversas, o coração falou mais alto.”
?️| Igor Coronado
? [@beatrizoccoler] pic.twitter.com/zzHIElyPTK— Time do Povo (@povotime1910) February 16, 2024
Como joga Igor Coronado, novo reforço do Corinthians?
Como a Trivela já fez uma matéria explicando quem é Igor Coronado e sua trajetória no futebol, vamos nos atentar somente a como ele joga e pode se encaixar no Corinthians de António Oliveira. O meia-atacante é um típico camisa 10, conhecido por sua criatividade para gerar chances claras de gol. Contudo, o jogador de 31 anos não fica preso a um setor do campo. Muito pelo contrário.
Coronado costuma se movimentar bastante pelo gramado, com liberdade para se deslocar para ambas as pontas – por mais que seja destro. Além disso, o meia-atacante é aquele tipo de atleta que se aproxima dos zagueiros e/ou volantes em seu próprio campo para iniciar a transição para o ataque. Outro detalhe crucial do novo reforço do Timão é sua capacidade de ler o jogo.
Antes mesmo de receber a bola, Igor Coronado mapeia a posição de seus companheiros para, quando tiver a posse, dar o passe com rapidez e precisão. Aliás, o toque do meia-atacante também precisa ser destacado. Além da qualidade em passes rasteiros e enfiadas de bola, ele também tem um primor em lançamentos e viradas de jogo. Ser um atleta que joga de cabeça erguida também ajuda nesses fatores.
Highlights of Igor Coronado with Al-Ittihad saudi club
(All Goals and Assists)#Corinthians #Coronado pic.twitter.com/vvq5b7x5rE
— ﷺ??أهلاوي ?? برازيلي??™ (@DonALdenaly) February 12, 2024
Por mais que não tenha a velocidade do Wesley, Coronado não pode (de forma alguma) ser considerado lento. O meia-atacante tem facilidade em avançar com a bola no pé quando tem espaço para isso. Em relação aos arremates, o novo reforço do Corinthians tem uma boa finalização de fora da área, podendo bater forte e/ou colocado para balançar as redes. Ou seja, ele é tanto o arco, quanto a flecha.
Pela inteligência dentro de campo, Igor Coronado também apresenta repertório, arriscando jogadas/passes ‘fora da caixinha' para progredir com o time. Por fim, o meia-atacante é o homem das bolas paradas. Seja em escanteios ou faltas laterais, o jogador de 31 anos dá assistências para seus companheiros através de cruzamentos. E arremates a gol em faltas frontais também podem se tornar comuns no Timão.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Existem poréns
Como nem tudo são flores, existem poréns que precisam ser levados em consideração. Igor Coronado ainda não está 100% fisicamente, já que seu último jogo oficial aconteceu no final de dezembro, no meio da temporada da Arábia Saudita. Portanto, o meia-atacante precisará de um tempo para se condicionar, assim como conquistar o entrosamento ideal com os jogadores do Corinthians.
Chegou!
À imprensa, Igor Coronado disse que não tá 100% fisicamente pra jogar. E que faltam detalhes. pic.twitter.com/cFh1hhYGFT
— Pedro Ramiro (@_pedroramiro) February 16, 2024
Aqui entra outra questão importantíssima: ele nunca jogou profissionalmente no Brasil. Coronado não teve contato com o futebol de alto nível de seu país, que exige muita intensidade. O calendário extremamente apertado também pode impactá-lo. No Al-Ittihad, o meia-atacante enfrentou adversários (bem) mais fracos e com maior período para descansar e se preparar.
Tudo isso para dizer que o torcedor do Timão talvez tenha que ter um pouco de paciência com o início de Igor Coronado. Não espere que ele resolva de imediato os problemas de criação ofensiva do recém-chegado técnico português. Como habilidade não é o problema, o meia-atacante só precisa de tempo para se adaptar ao Brasil. Fato é que o Corinthians aproveitou uma ótima oportunidade de mercado e pode colher em frutos em breve.