Brasil

Como joga Félix Torres, novo zagueiro do Corinthians?

Bom na bola aérea, Félix Torres é muito versátil e pode ser o substituto ideal para Gil, que deixou o Corinthians

Com a saída de Gil para o Santos, o Corinthians age nos bastidores em busca de um defensor para suprir a ausência e tem trabalhado nos bastidores para contratar outro atleta da posição antes do começo do Campeonato Paulista. O Timão tem estreia marcada no estadual no dia 21 de janeiro (domingo) diante do Guarani, na Neo Química Arena, às 18h (horário de Brasília). Um provável novo reforço corintiano é Félix Torres, defensor equatoriano de 26 anos que pertence ao Santos Laguna do México.

O jogador esteve na última Copa do Mundo do Catar defendendo o Equador e acumula até o momento 30 jogos com a seleção, tendo marcado cinco gols e dado duas assistências. Nesta temporada, os números de Félix Torres são ainda melhores e justificam o interesse do Corinthians na contratação do jogador. Em 18 jogos disputados na Liga MX, o zagueiro marcou cinco gols, com uma média de desempenho de 7,03 segundo dados do site de estatística Sofascore.

Com ótimo tempo de bola, noção de espaço diferenciado e muita agressividade para recuperar a bola, Félix Torres é o estilo de zagueiro que pode cair nas graças do torcedor corintiano rapidamente. Firme, mas sem ser desleal, o jogador esteve por cinco vezes na seleção da rodada da Liga MX e tem uma média alta de 86 minutos em campo, demonstrando alto vigor físico e sendo raramente substituído em campo. Além de ser uma ótima aquisição devido aos seus atributos defensivos, o zagueiro seria uma opção fora da curva na bola aérea, já que tem ótima impulsão e posicionamento.

Intensidade em campo e capacidade goleadora são as principais características de Félix Torres

O possível novo reforço do Corinthians, que deve anunciar em definitivo o atleta nas próximas semanas, é o típico zagueiro “chato”, que está em todos os lugares do campo. Atuando preferencialmente do lado direito do relvado, o defensor de 26 atua como um guardião do seu setor, acompanhando o movimento de sua linha defensiva e participando ativamente das ações ofensivas e defensivas do time. Ainda segundo o Sofascore, o atleta tem uma média de seis recuperações de bola por partida e quase cinco interceptações por jogo.

Além de sua incrível capacidade física e intensidade para recuperar a posse de bola, Félix Torres se caracteriza por ser um jogador muito eficiente nas jogadas pelo alto. Não é incomum ver a participação do jogador em jogadas de faltas laterais ou cobranças de escanteios, o que pode ser uma ótima notícia à Fiel Torcida, já que Mano Menezes gosta de ter a bola aérea ofensiva como uma de suas principais armas.

Mapa de calor médio do posicionamento em campo de Félix Torres, possível novo reforço do Corinthians
Mapa de calor médio do posicionamento em campo de Félix Torres, possível novo reforço do Corinthians. Foto: Sofascore

Como Félix Torres poderá ser aproveitado no Corinthians?

Lucas Veríssimo e Félix Torres devem formar a defesa do Timão para 2024, o time paulista ainda conta com os jovens Caetano e Raúl Gustavo para a posição, mas ao que tudo indica, o equatoriano deve substituir Gil e jogar mais ao lado direito da defesa ao lado do ex-zagueiro do Benfica e do Santos, que deve ocupar o lado esquerdo. Porém, isso vai depender de como Mano Menezes pretende montar o time, que tem mais 19 dias de preparação antes da estreia no Campeonato Paulista.

Tudo parece encaminhado para que o zagueiro equatoriano vistas as cores do Alvinegro em 2024, resta o pagamento da primeira parcela da negociação, que custou quase R$27 milhões aos cofres corintianos e a posse oficial do novo presidente corintiano, Augusto Melo, que deve acontecer nesta terça-feira (2). Se tudo correr como planejado, Félix Torres vai jogar por quatro temporadas no Corinthians. Revelado pelo Alianza Pailon, o zagueiro passou por Portoviejo e Galácticos antes de ser contratado pelo Barcelona de Guayaquil, time que defendeu por duas temporadas antes de chegar no Santos Laguna do México.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo