Com reservas, Internacional encara o São José e o problemático gramado sintético do Passo D’Areia
Pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho, reservas do Internacional encaram o São José, neste domingo (11), no gramado sintético do Passo D'Areia

O Internacional tem dois desafios para superar às 19h deste domingo (11), pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho: o time do São José, e o problemático gramado sintético do Estádio Francisco Noveletto Neto, o popular Passo D'Areia, na zona norte de Porto Alegre.
Entra ano, sai ano, e o gramado sintético do Passo D'Areia é sempre alvo de polêmica, em especial nas partidas do São José contra a dupla Gre-Nal, no Gauchão, que naturalmente recebem maior atenção midiática. O principal ponto não é o gramado ser sintético em si, mas sim sua qualidade e aparência.
No ano passado, após o jogo contra o Grêmio, em que foi derrotado por 1 a 0 e recebeu muitas críticas pelo gramado, o São José emitiu nota oficial sobre o tema. Nela, o clube frisou que não há padrão de qualidade nos 12 estádios que receberam jogos do Campeonato Gaúcho, e que, por ser sintético, o Passo D'Areia é o único vistoriado regularmente pela FIFA.
“É possível creditar a estas diferenças a definição, por exemplo, dos resultados das partidas? Ou em cada um destes campos os atletas precisam se adaptar cenário do jogo? Pela prática que temos, atestamos que a adaptação a cada rodada, em todos os campos, faz parte do trabalho de atletas e comissão técnica. Somente um dos 12 estádios conta com gramado sintético, e justamente por esta característica ainda nova no futebol brasileiro, o Passo d’Areia é o único submetido periodicamente a avaliações técnicas minuciosas por parte da FIFA para garantir o equilíbrio técnico e a segurança física aos atletas envolvidos em cada partida.“, disse a nota.
Essa autorização da FIFA para recebimento de jogos de futebol profissional é utilizado constantemente como defesa pelo São José. Mesmo que o gramado prejudique e muito a qualidade do espetáculo, além de, supostamente, aumentar o risco de lesões — o que carece, no entanto, de estudos mais avançados e comprovação científica.
Internacional utilizará time reserva contra o São José
Diante disso, o Internacional utilizará time totalmente reserva na partida deste domingo (10). Dentro do planejamento colorado, os titulares atuaram nos dois últimos jogos, nas vitórias sobre Caxias, no Beira-Rio, e Santa Cruz, nos Plátanos. Contra o Galo Carijó, inclusive, Alan Patrick recebeu o terceiro cartão amarelo, o que faz com que o camisa 10 cumpra suspensão diante do São José.
O substituto de Alan Patrick como meia central é uma das dúvidas no time de Eduardo Coudet, já que Gustavo Campanharo não viajou a Santa Cruz do Sul por conta de desconforto no joelho direito. Se ele seguir de fora, Hyoran é o mais cotado para iniciar nessa função. No ataque, Pedro Henrique, Alario e Luiz Adriano brigam por duas vagas.
O Inter também pode ter novidades nas laterais. Na direita, com Hugo Mallo em reta final de recuperação de desconforto muscular, Rômulo ou Matheus Dias devem ser improvisados. Assim, Gabriel poder receber seus primeiros minutos nesta temporada, como volante. Na esquerda, depois de se apresentar acima do peso e ser colocado para treinar em separado, Thauan Lara foi reintegrado e também pode estrear em 2024, caso De Pena jogue no meio-campo.

Com tudo isso, a provável escalação do Inter para enfrentar o São José tem Anthoni; Rômulo, Vitão, Robert Renan e De Pena (Thauan Lara); Gabriel; Matheus Dias, Hyoran e Gabriel Barros; Pedro Henrique e Alario (Luiz Adriano).
Internacional no Campeonato Gaúcho 2024
- 2º lugar com 13 pontos
- 6 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota
- 9 gols feitos, 2 gols sofridos
- 72% de aproveitamento