Clássico esvaziado serviu para o Flamengo tirar o tabu contra o Vasco
Semifinal de Campeonato Carioca sendo disputada em Volta Redonda já causa um certo estranhamento. Sendo um Flamengo x Vasco, mais ainda. É difícil acostumar a ver um jogo tão grande, gigantesco em importância local e nacional em um palco que não reflete a mesma importância, com só 6.979 presentes. Mesmo assim, o clássico aconteceu e o Flamengo conseguiu tirar o tabu de não vencer o Vasco há nove jogos. Se o jogo valia alguma coisa, era justamente pelo duelo entre dois rivais. E o placar de 1 a 0 já bastou.
LEIA TAMBÉM: A origem de 8 expressões famosas usadas no futebol
O Flamengo teve mais volume de jogo que o Vasco, mas o jogo foi bastante equilibrado. O primeiro tempo não teve grandes chances de gol e teve muitas faltas, jogadas mais duras. Rodrigo, zagueiro do Vasco, e Guerrero, atacante do Flamengo, chegaram a se estranhar. Clima quente, mas o jogo não descambou para violência. Também não teve grandes lances.
O gol que abriu o placar e acabaria sendo o único do jogo saiu em um pênalti de Luan em cima de Everton, aos 40 minutos. Diego cobrou no meio do gol, no alto, e marcou 1 a 0 para o Flamengo. O jogo continuou muito apertado no segundo tempo, com poucas chances dos dois lados. Arão teve uma das melhores chances do jogo em uma ajeitada de Guerrero, mas chutou para fora. O Fla ainda teria mais duas chances, com Berrío e Rômulo, mas não marcou.
O grande destaque do Flamengo é Diego. Não tanto pelo gol, mas pela sua capacidade de chamar o jogo e articular o time. É o jogador mais importante da equipe rubro-negra e faz o time jogar. Mesmo em um dia que não esteve no seu melhor, é um jogador muito participativo. Não por acaso é visto como aquele que faz o time jogar.
No Vasco, Wagner esteve ao lado de Nenê, mas ainda não conseguiu jogar bem e pareceu deslocado. O técnico Cristóvão Borges precisará trabalhar para ajustar o time com os dois, se quiser mesmo que dividam a armação das jogadas. Nenê, como sempre, participou muito do jogo, foi muito acionado e sempre tinha bolas perigosas saindo dos seus pés. Wagner esteve mais apagado e precisará entender melhor o funcionamento do time. Talvez vindo do banco.
A estreia de Luís Fabiano é muito aguardada não por acaso. Ele deve dar mais qualidade ao ataque cruzmaltino e dialogar em um nível melhor com Nenê em campo. Tende a fazer do time mais forte. Pensando na diferença entre os elencos, o Vasco tem alguns motivos para ter esperança que o rendimento será melhor nos próximos jogos, com um ajuste do time e com a chegada do seu novo camisa 9.
No fim, a vitória acaba sendo um alívio para o Flamengo, que encerra a série sem vencer o Vasco. Foram nove jogos, sendo a última vitória do Fla em 22 de março de 2015. Depois disso, seis vitórias do Vasco – sendo duas eliminações de estaduais – e três empates. O Flamengo já precisa começar a pensar na sua estreia na Libertadores, no dia 8 de março, contra o San Lorenzo. É o jogo mais importante para começar bem o torneio que é o mais valioso do ano e que tem um grupo difícil para o rubro-negro.
O adversário na final da Taça Guanabara será o Fluminense, que empatou com o Madureira em Xerém, em um jogo fraco. O Flu chegou a ficar perto de perder, mas jogou com a vantagem do empate pela melhor campanha e garantiu vaga na final. A Ferj tem esperança que a final, no próximo domingo, possa ser no Maracanã, mas é improvável. É mais provável que seja no estádio Nílton Santos. Um palco mais condizente com um jogo como esse e, esperamos, com mais público.



