CBF quer tirar brasileiros da pré-Libertadores? Entenda polêmica envolvendo calendário
Um pedido da CBF para retirar os times brasileiros da fase preliminar da Libertadores pode impactar o calendário de jogos
Ao lançar o calendário do futebol brasileiro de 2025, a CBF causou uma polêmica nas redes sociais por conta de um pedido enviado à Conmebol: retirar os times brasileiros da fase preliminar da Copa Libertadores — também conhecida como pré-Libertadores.
Nesta terça-feira (12), a entidade publicou um ofício em seu site assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues em setembro de 2024, enviando sugestões referentes às equipes participantes em torneios continentais. Confira abaixo o que a CBF recomendou à Conmebol:
- Extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana;
- Exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores;
- Mais uma vaga direta para o Brasil na fase de grupos.
Com isso, um boato começou a se espalhar: Ednaldo e companhia queriam alterar o regulamento do Campeonato Brasileiro com a competição em andamento, afetando diretamente os clubes na briga por vaga na Libertadores e na Sul-Americana em 2025.
Entretanto, vale ressaltar que a sugestão da CBF diz respeito ao próximo ano. Ou seja, a entidade não tinha intenção de tirar as equipes brasileiras da pré-Libertadores já em 2025, mas sim em 2026. A informação é do ge.
A ideia do presidente Ednaldo Rodrigues era de sensibilizar a Conmebol sobre a situação dos clubes brasileiros, que sofrem cada vez mais com o excesso de jogos por temporada.
Dirigentes da CBF e da Conmebol tiveram conversas informais sobre as solicitações enviadas por Ednaldo, porém, o pedido foi ignorado. A entidade sul-americana não tem interesse em mudar o regulamento da Copa Libertadores e da Sul-Americana, cujos contatos comerciais são válidos de 2023 a 2030.
Por que CBF quis tirar times brasileiros da pré-Libertadores?
Na nota, a CBF lamentou a participação do Botafogo e do Red Bull Bragantino na pré-Libertadores 2024. No início do ano, Glorioso e Massa Bruta fizeram quatro jogos a mais na competição, porém, apenas um time avançou.
Botafogo e Bragantino se enfrentaram na última fase preliminar da Copa Libertadores, sendo que os cariocas avançaram à fase de grupos. Por conta disso, a entidade máxima do futebol brasileiro queria abdicar da pré-Libertadores.
Nesse cenário, a CBF sugeriu excluir ambas as vagas à fase preliminar da Libertadores em troca de uma classificação direta à fase de grupos via Brasileirão. Em outras palavras, o G6 se tornaria G5.
Já na Copa Sul-Americana, a CBF reclamou que Internacional, Cuiabá, Athletico-PR e RB Bragantino tiveram que jogar os playoffs — fase anterior às oitavas de final. Isso representou duas partidas a mais para cada equipe em um calendário já abarrotado.
Como ficou o calendário do futebol brasileiro para 2025?
O calendário do futebol brasileiro em 2025 irá começar no dia 12 de janeiro, enquanto o fim da temporada está marcado para o dia 21 de dezembro. A CBF vai interromper o Campeonato Brasileiro no meio do ano devido à disputa do Super Mundial de Clubes da Fifa.
Os estaduais terão um período menor, pois devem ser finalizados até o dia 26 de março. Três dias depois, a bola rola para a 1ª rodada do Brasileirão. Antes do Mundial, 12 jogos do campeonato serão realizados.
O novo torneio da Fifa terá os Estados Unidos como sede. Flamengo, Fluminense e Palmeiras irão participar do Mundial de Clubes. Atlético-MG x Botafogo farão a final da Libertadores ainda neste mês para definir quem ficará com a última vaga brasileira.
Enquanto o quarteto estiver jogando a competição da Fifa, os demais clubes poderão fazer intertemporadas ou turnês pelo exterior. O grande problema é que haverá choque de datas com a Copa Intercontinental.
O torneio, que é realizado anualmente, já definiu que o campeão da Libertadores estreia no dia 11 de dezembro, na reta final do Campeonato Brasileiro. As equipes estão cientes desse risco e concordaram com o calendário proposto pela CBF.
Veja abaixo a data das competições do futebol brasileiro para 2025:
- Campeonatos Estaduais: 12/01 a 26/03 (16 datas)
- Supercopa do Brasil: 02/02 (1 data)
- Copa do Brasil: 19/02 a 09/11 (14 datas)
- Série A: 29/03 a 21/12 (38 datas)
- Série B: 05/04 a 22/11 (38 datas)
- Série C: 13/4 a 26/10 (27 datas)
- Série D: 13/04 a 28/09 (24 datas)
- Conmebol Libertadores: 05/02 a 29/11 (19 datas)
- Conmebol Sul-Americana: 05/03 a 22/11 (15 datas)
- Conmebol Recopa: 19/02 e 26/02 (2 datas)
- Mundial de Clubes da Fifa: 15/06 a 13/07 (7 datas)
-
Garantido na Série A, clube brasileiro negocia contratação de Cuca para 2025
-
Irritado com possível demissão, Diniz explode contra gestão do Cruzeiro: ‘Espero que seja mentira’
-
Zubeldía revela que já conversou com Oscar e mais um jogador para ser reforço do São Paulo
-
Títulos do Botafogo: veja a lista atualizada de conquistas do clube