Brasileirão Série A

Presidente da CBF confirma Brasileirão 2025 quase até o Natal e afasta críticas

Ednaldo Rodrigues diz que novo calendário não é o ideal, mas defende antecipar início do campeonato e postergar o término por causa do 'Super Mundial'

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, confirmou a mudança no calendário do futebol brasileiro publicada na última semana. Em 2025, o Campeonato Brasileiro iniciará em 29 de março e só acabará em 21 de dezembro para que a competição seja paralisada por um mês durante junho e julho pelo Super Mundial de Clubes.

— A CBF vai fazer um calendário avançado. Ainda não é o ideal, mas é um passo grande dado. Ouvindo Federações e clubes. Competição [a Série A] que deve começar em 29, 30 de março, até 21 de dezembro. Isso com tempo mais curto para os Estaduais mesmo — afirmou Ednaldo ao ge.

A alteração impacta diretamente as férias de início de ano, as pré-temporadas das equipes e os campeonatos estaduais, que devem começar na semana do dia 8 de janeiro e acabar antes da primeira Data Fifa do ano, marcada para 17 e 25 de março.

O mandatário da entidade máxima do futebol nacional afastou as críticas e se fundamentou na lei para justificar as férias dos jogadores, que será dada em duas partes, uma no início do ano e outra no meio quando acontece o Super Mundial, disputado pelos brasileiros PalmeirasFlamengo, Fluminense Botafogo ou Atlético-MG.

— Não se faz omelete sem quebrar os ovos. Cada um tem que dar sua parte. Quando se reclama do calendário, e diretoria de competições encontra uma fórmula que é importante. Não vai prejudicar pré-temporada e nem férias de ninguém. As férias devem ser divididas em dois tempos e que, por lei, é permitida — finalizou o presidente da CBF.

Presidente da Federação Paulista criticou CBF

Uma das poucas federações que opuseram à mudança foi a Paulista (FPF), por meio do presidente Reinaldo Carneiro Bastos, criticando que a definição veio muito tarde, praticamente um mês antes da temporada 2024 acabar.

— Não é razoável que em novembro se decida que os campeonatos comecem no dia 8 de janeiro. Os jogadores se planejam, viajam de férias com suas famílias. Não seria ruim para São Paulo, seria ruim para o futebol brasileiro. Qual é a solução ideal? Precisamos discutir, clubes e federações, todos juntos, com a CBF — disse Bastos.

Ele ainda afirmou que a medida só beneficia o quarteto campeão da América, sendo que os outros clubes seriam contra.

— A grande maioria não está nem um pouco confortável com 8 de janeiro. Os clubes que estão no Mundial querem uma solução para eles, é justo, correto. E os que não estão não querem… Só que precisamos ouvir todo mundo. O presidente vai se reunir com o Departamento de Competições para decidir — finalizou o presidente da FPF.

Como será o novo calendário da CBF?

  • Campeonatos estaduais começariam já na semana do dia 8 de janeiro e terminariam em março (16 datas mantidas)
  • Campeonato Brasileiro iniciaria em 29 de março (três semanas antes do atual, que se iniciou em abril); última rodada seria em 21 de dezembro
  • Pausa de um mês no Campeonato Brasileiro para não prejudicar equipes que participam do Super Mundial de Clubes 2025 (Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo/Atlético-MG)
  • Jogadores de equipes que não disputarão o Mundial podem ter suas férias em dois períodos (começo do ano e meio do ano)
  • Parte do meio de temporada pode ser usado para excursões na Europa e em outros continentes
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo