Brasil

Por que novo calendário proposto pela CBF pode se tornar realidade para além de 2025?

Se adaptando ao "Super Mundial de Clubes", entidade máxima do futebol brasileiro apresentou aos clubes mudanças nas datas no próximo ano, proposta que pode seguir nas próximas temporadas

Uma reunião entre a CBF e os clubes brasileiros nesta quinta-feira (7) pode representar um marco de mudança e diminuir as críticas ao calendário do futebol nacional.

A entidade apresentou às equipes uma proposta para antecipar os inícios dos estaduais e do Campeonato Brasileiro em 2025 e permitir que a disputa do Super Mundial de Clubes da Fifa, jogado entre junho e julho, não interfira no futebol brasileiro. As informações foram publicadas inicialmente pelo UOL.

A ideia é que as competições estaduais comecem na primeira semana do ano, dos dias 7 e 8, ao invés de 21 de janeiro, como foi em 2024, e terminem no início de março, antes da primeira Data Fifa do ano.

O Campeonato Brasileiro, então, iniciaria entre o meio e o fim de março, teria uma paralisação de um mês entre 15 de junho e 13 de julho para o Super Mundial e finalizaria no meio do último mês de 2025 — neste ano, começou em 13 de abril e acabará em 8 de dezembro.

As medidas permitem que o período da competição da Fifa, disputado pelos brasileiros Palmeiras, Flamengo, Fluminense e o campeão da Libertadores deste ano (Botafogo ou Atlético Mineiro), seja de excursões das outras equipes do Brasil pela Europa e também de folga aos jogadores, que verão as férias do fim de 2024 encurtadas.

Apesar da mudança parecer apenas uma adaptação ao novo Mundial, há indícios que essa mudança poderia perdurar para os próximos anos.

  • Campeonatos Estaduais começariam já na segunda semana de janeiro e terminariam em março (16 datas mantidas)
  • Campeonato Brasileiro começaria em março (três semanas antes do atual, que se iniciou em abril); última rodada seguiria em dezembro
  • Pausa de um mês no Campeonato Brasileiro para não prejudicar equipes que participam do Super Mundial de Clubes 2025 (Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Botafogo/Atlético-MG)
  • Jogadores de equipes que não disputarão o Mundial podem ter suas férias em dois períodos (começo do ano e meio do ano)

Super Mundial de Clubes de 2025 terá formato consagrado e janela própria; veja detalhes

Calendário do futebol brasileiro está ‘lotado' até 2030

O calendário do futebol mundial está cada vez mais inchado e uma prova é que, todo meio de ano até 2030, terá uma competição a ser disputada.

Em 2026 e 2030, acontecem as Copas do Mundo de seleções, jogada primeiro nos Estados Unidos, Canadá e México e depois em Espanha, Portugal e Marrocos — além de algumas partidas na América do Sul.

Para 2027, o Brasil receberá o Mundial do futebol feminino e muitos dos estádios das equipes masculinas estarão sendo utilizados.

Copa América e Eurocopa acontecem em 2028, e o Super Mundial, marcado para se repetir a cada quatro anos, terá sua segunda edição em 29.

Ou seja, os estaduais mais cedo, o Brasileirão antecipado e a pausa de um mês no meio da temporada 2025 pode se tornar uma realidade no futebol brasileiro. No entanto, esse cenário ainda é apenas um indício.

O calendário proposto pela CBF hoje recebeu aprovação da maioria dos clubes da CNC (Comissão Nacional de Clubes), que conta com São Paulo, Internacional, Fluminense, Fortaleza e Atlético-GO como membros na Série A, e dos convidados Flamengo e Palmeiras.

Falta que seja visto e aprovado pelas federações estaduais, que terão reuniões com a CBF ainda nesta quinta, segundo informou o GE.

Troféu do Campeonato Brasileiro
Troféu do Campeonato Brasileiro (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Protagonismo para Série A e ‘isonomia': os motivos para mudança do calendário

Com a nova formulação das datas, a CBF busca respeitar todas as Datas Fifa de seleções e não permitir que jogos do Brasileirão ou da Copa do Brasil sejam disputados nesse período, evitando que os times fiquem desfalcados pelas convocações dos países.

Porém, ainda pode acontecer de jogos “colados” ao do futebol internacional, por exemplo, ter partida da Seleção em uma terça e do campeonato nacional na quarta seguinte.

A mudança também ajuda que Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo ou Atlético-MG não sejam prejudicados e afetem a “isonomia da competição”, como publicou o UOL.

Por fim, o novo calendário também atende um pedido antigo de alguns setores para que o Brasileirão seja mais longo e inicie antes, assim a principal competição do país ganha relevância mais cedo.

A única questão problemática sobre datas seria que o novo modelo irá se sobrepor à Copa Intercontinental de 2025 (competição que substituiu o antigo Mundial anual) em dezembro.

Então, se outro brasileiro vencer a Libertadores no próximo ano, pode enfrentar problemas de jogos adiados. Os clubes concordaram por entender que não havia outra opção.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo