Brasil

Novo calendário da CBF para 2025 pode prejudicar São Paulo? Casares responde

Com pré-temporada nos Estados Unidos, Tricolor pode enfrentar sobreposição de datas por conta de proposta de mudança da entidade máxima do futebol brasileiro

A nova estrutura do calendário brasileiro proposta pela CBF para 2025, antecipando os estaduais para primeira semana de janeiro, pode ser um problema para a preparação do São Paulo no próximo ano.

A equipe paulista viajará para os Estados Unidos para disputa da FC Series (antes Flórida Cup) no dia 8 de janeiro, para quando é previsto o início do Paulistão no possível novo formato de datas no Brasil, o que causa dúvidas de como o Tricolor estará nesse início de temporada.

Ao Uol Esporte, o presidente do clube, Julio Casares, garantiu que cumprirá com o compromisso no território americano e reclamou da proximidade da mudança, a apenas um mês do fim do Brasileirão 2024, mas ainda deixou alguns pontos abertos sobre qual time será utilizado.

— Já temos uma viagem marcada para os EUA e entendemos que o SPFC não pode ser prejudicado por uma mudança brusca no calendário a menos de um mês do fim do Brasileirão deste ano — afirmou o dirigente.

Vale citar que, segundo o ge, a proposta do calendário foi aprovada pela Comissão Nacional de Clubes (CNC), que tem o São Paulo como membro, além de Fluminense, Internacional, Fortaleza, Atlético Goianiense e outros.

Mudança prejudica o São Paulo

Essa sobreposição de datas no início do ano levanta questões de como será escalado o Tricolor. Por exemplo, se o time principal for aos Estados Unidos e o sub-20 fosse escalado para o início do Paulistão, atrapalharia a disputa da Copa São Paulo de Juniores, a Copinha, também jogada no começo de janeiro.

Oficialmente, o clube confirmou que pretende levar 34 jogadores (30 de linha e 4 goleiros), com muitos garotos de Cotia, para formar três equipes e poder realizar os treinamentos no CT do Inter Miami.

O time do argentino Luis Zubeldía jogará duas partidas pela FC Series. A primeira será contra o Cruzeiro em 15 de janeiro, no Inter&Co Stadium, em Orlando. Depois, com adversário ainda a definir, o São Paulo atua no dia 21 no Chase Stadium, em Fort Lauderdale.

O que prevê o novo calendário da CBF?

  • Campeonatos estaduais começariam já na segunda semana de janeiro e terminariam em março (16 datas mantidas)
  • Campeonato Brasileiro começaria em março (três semanas antes do atual, que se iniciou em abril); última rodada seguiria em dezembro
  • Pausa de um mês no Campeonato Brasileiro para não prejudicar equipes que participam do Super Mundial de Clubes 2025 (Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Botafogo/Atlético-MG)
  • Jogadores de equipes que não disputarão o Mundial podem ter suas férias em dois períodos (começo do ano e meio do ano)

Presidente da Federação Paulista é contra mudança

Nesta sexta-feira (8), acontecem mais reuniões entre a CBF e as federações estaduais para que o novo calendário seja aprovado.

A maioria é a favor, mas a Federação Paulista de Futebol (FPF), por meio do presidente Reinaldo Carneiro Bastos, se mostrou fortemente contra por entender que só ajudaria o quarteto campeão da Libertadores nos últimos quatro anos que estará no Super Mundial.

Ele também bateu na mesma tecla de Casares ao citar a proximidade para aprovar uma mudança tão grande.

— Não é razoável que em novembro se decida que os campeonatos comecem no dia 8 de janeiro. Os jogadores se planejam, viajam de férias com suas famílias. Não seria ruim para São Paulo, seria ruim para o futebol brasileiro. Qual é a solução ideal? Precisamos discutir, clubes e federações, todos juntos, com a CBF — disse Bastos.

— A grande maioria não está nem um pouco confortável com 8 de janeiro. Os clubes que estão no Mundial querem uma solução para eles, é justo, correto. E os que não estão não querem… Só que precisamos ouvir todo mundo. O presidente vai se reunir com o Departamento de Competições para decidir — finalizou o presidente da FPF.

As próximas semanas devem ser de mais negociações nos bastidores da CBF e das federações para saber se a mudança será ou não implementada.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo