CAS adia julgamento, e suspense por futuro de Gabigol no Flamengo aumenta
Atacante já estava na Suíça para acompanhar o pleito de maneira presencial, mas terá que retornar ao Brasil antes do esperado

A saga de Gabigol com as acusações de tentativa de fraude em exame antidoping parecia estar chegando ao fim, mas a Corte Arbitral do Esporte (CAS) adiou o julgamento que seria realizado nesta sexta-feira (07). O atacante, acompanhado da sua defesa e de outras testemunhas, já estava na Suíça para acompanhar a votação. O suspense segue no ar.
Assim como o ge, a Trivela confirmou que não existe uma nova data para o julgamento, embora tudo indique que ele será realizado na reta final de 2024. Gabriel segue à disposição do Flamengo, por conta do efeito suspensivo em abril.
Nova configuração do julgamento
O adiamento do caso Gabigol não teve muito a ver com a CAS. Ela apenas acatou o pedido da União Federal, que atuou com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O imbróglio começou ainda no julgamento do efeito suspensivo.
Todo pleito gera custos adicionais, e a acusação não arcou com eles. Como Gabigol buscava o efeito suspensivo de imediato, fez o pagamento, e a CAS impediu que a ABCD indicasse um árbitro para o julgamento. O resultado acabou sendo unânime, favorável ao atacante.

Dessa forma, a União Federal alegou que não foi notificada corretamente e, por isso, não teve a oportunidade de indicar um árbitro para o julgamento definitivo. Se não pedisse o adiamento, o pleito seria realizado nos mesmos moldes do efeito suspensivo, e, muito provavelmente, seguiria a linha da decisão inicial.
Agora, o julgamento ganhará formato diferente, e um novo time de árbitros, indicados pela CAS, defesa e acusação. Vale destacar que a decisão final pode ser publicada dias, ou semanas, após o pleito ser realizado de maneira presencial, em Lausanne, na Suíça.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Futuro de Gabigol é incerto
Frustrado com o adiamento, Gabigol retorna ao Brasil de imediato para se apresentar ao Ninho do Urubu. A preparação visando o jogo contra o Grêmio começa nesta quinta-feira (06), e Tite terá diversos desfalques ao longo desse período, a maioria por conta da disputa da Copa América.
Gabriel seguirá à disposição do Flamengo até que seja notificado da decisão final pela CAS. O agora camisa 99 vive período de incerteza nos bastidores, já que seu contrato com o clube está no fim. Nesse ponto, o adiamento serve para aumentar o suspense, já que Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, afirmou que só tratará o assunto renovação após a decisão final.
Toda a sequência do gol de Gabigol, o primeiro após a polêmica. Primeiro a comemoração, depois as desculpas e os aplausos da torcida.
Por fim, os rubro-negros retribuíram: “O Gabigol voltou”. Tá perdoado? pic.twitter.com/KJFYw3HuST
— Gui Xavier (@GuiVXavier) June 2, 2024
O centroavante confirmou que quer permanecer no Flamengo após a goleada sobre o Vasco, na qual ele balançou as redes pela primeira vez desde a suspensão.