Brasil

Carpini já usou mais de dois times pelo São Paulo e comprova em campo a força do elenco

Invicto pelo São Paulo, Carpini já usou 25 jogadores em seis jogos até agora e freia busca por reforços

Em sua primeira entrevista como técnico do São Paulo, minutos após ser apresentado pelo presidente Julio Casares no CT da Barra Funda, Thiago Carpini tratou de encher o elenco de elogios. De imediato, o treinador se disse muito satisfeito com o material humano que teria em mãos pelo clube. Desde então, ele tratou de colocar em prática e traduzir as suas palavras em campo e em suas escalações.

Carpini pôs à prova a força do plantel são-paulino e comprovou que está bem servido com resultados. Passados seis jogos, o técnico segue invicto na temporada. Conquistou o título inédito da Supercopa, quebrou o tabu em Itaquera e é líder do Grupo D do Campeonato Paulista. Fez tudo isso, enquanto dava oportunidades a quase todos no elenco.

O treinador já usou mais de dois times de jogadores em 2024. Exatos 25 atletas já atuaram com Carpini pelo São Paulo. Destes, apenas Juan e William Gomes não tiveram chances entre os titulares. Da totalidade do elenco, os únicos que ainda não atuaram são Rodrigo Nestor (que está lesionado), James Rodríguez (que acaba de pedir para rescindir o contrato) e o terceiro goleiro Young, além do garoto Negrucci.

Jogadores utilizados por Carpini:

  • Goleiros: Rafael e Jandrei;
  • Laterais: Igor Vinicius, Moreira, Rafinha, Patryck e Welington;
  • Zagueiros: Alan Franco, Arboleda, Diego Costa e Ferraresi;
  • Meio-campistas: Alisson, Bobadilla, Galoppo, Luiz Gustavo, Pablo Maia, Nikão e Wellington Rato
  • Atacantes: Calleri, Ferreira, Juan*, Lucas Moura, Luciano, Erick, William Gomes*
    *Não tiveram chances na equipe titular

Uma amostra da qualidade do elenco veio na última quarta-feira (7). O São Paulo teve time quase todo reserva e mesmo assim venceu o Água Santa por 3 a 0 no MorumBIS. Na entrevista coletiva após a partida, Carpini tratou o resultado como prova da capacidade de seu elenco.

– Hoje (terça-feira), ficou muito nítida a capacidade do elenco, como o grupo é forte e comprometido. Claro que durante a partida enfrentamos dificuldades, momentos ruins. Quando você roda o elenco, você começa a não ter uma sequência com a mesma formação e é natural que isso aconteça. O mais importante é a disposição, a vontade de fazer. Dentro disso, começam a surgir oportunidades. Não só o Patryck, mas fiquei muito feliz pelo gol do Juan. A entrada do Patryck é um jovem em evolução. Precisamos ter paciência – afirmou o treinador.

Com tantos testes, Carpini também conseguiu testar opções e variações táticas. Contra o Água Santa, a equipe atuou no 4-3-3, sem um centroavante na referência. Funcionou, especialmente nos primeiros minutos, em que o time viveu uma de suas melhores atuações com o técnico. Contra o Mirassol, o treinador testou um esquema com três zagueiros – que não funcionou lá muito bem, diga-se.

Resposta do elenco garante tranquilidade por reforços

Mas a resposta do elenco foi tão positiva, que permite ao São Paulo não ter pressa para buscar reforços para a sequência da temporada. O clube se mantém atento ao mercado, especialmente diante da saída de James Rodríguez, para contratar um zagueiro canhoto, um lateral-esquerdo e um centroavante. Mas sem urgência alguma.

– Temos que valorizar esse contexto todo. Dentro disso, claro que começamos a criar alternativas para outros setores que entendemos que talvez precisemos buscar outra coisa. Mas não tem pressa. Não que não tenha necessidade. Hoje, para estar no nosso grupo a escolha tem de ser bem assertiva. Temos um grupo qualificado. Para suprir as perdas tem de ser algo bem pensado. Temos discutido, mas com calma, precavido, buscando o máximo de informações e tentando evitar o erro. Estando dentro das possibilidades podemos nos reforçar dentro desses setores – afirma o treinador.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Próximos jogos do São Paulo

  • Ponte Preta x São Paulo – Campeonato Paulista – sábado, 10 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília);
  • São Paulo x Santos – Campeonato Paulista – quarta-feira, 14 de fevereiro, 19h30 (horário de Brasília);
  • São Paulo x Red Bull Bragantino – Campeonato Paulista – sábado, 17 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo