Brasil

Contra o pior time do Carioca, Botafogo tenta evitar novo vexame no começo de temporada

Com técnico interino e vindo de semana conturbada, o Botafogo pode ser eliminado do Campeonato Carioca neste sábado em caso de tropeço contra o Audax, no Nilton Santos

Em crise já neste começo de temporada, o Botafogo precisa evitar um novo vexame, neste sábado (24), pelo Campeonato Carioca. Contra o Audax, lanterna da competição e único clube que ainda não pontuou na Taça Guanabara, às 16h (horário de Brasília), no Nilton Santos, o Glorioso precisa vencer para não depender de outros resultados para seguir vivo na briga por uma vaga na semifinal do Estadual. Em caso de derrota ou até mesmo de empate, o Botafogo pode ser eliminado do Carioca ainda neste sábado.

Com um começo irregular de temporada, o Botafogo é, atualmente, apenas o quinto colocado da Taça Guanabara, com 14 pontos em nove jogos. O Glorioso está dois pontos atrás do Vasco, primeiro time dentro do G-4, e quatro pontos atrás do Nova Iguaçu. Flamengo e Fluminense, ambos com 21 pontos, já estão classificados para as semifinais.

Coincidentemente, Botafogo, Vasco, Nova Iguaçu e Portuguesa – que tem os mesmos 14 pontos do Glorioso -, os quatro principais concorrentes pelas duas últimas vagas na semifinal do Carioca entram em campo neste sábado. O Vasco recebe o Volta Redonda, às 17h40 (de Brasília), enquanto Nova Iguaçu e Portuguesa se enfrentam as 18h30 (de Brasília).

Como entra em campo mais cedo, o Botafogo vai jogar contra o Audax sem a pressão dos resultados dos adversários. Caso o Glorios vença, ele seguirá vivo independente dos resultados de Vasco e Nova Iguaçu. No entanto, se empatar, precisa torcer por um tropeço de pelo menos um dos dois adversário diretos. Já se perder para o Audax, o Botafogo precisa torcer para que o Vasco faça no máximo um ponto contra o Volta Redonda.

É claro que o Campeonato Carioca não é a prioridade do Botafogo neste começo de temporada, mas, vindo de uma semana conturbada, com derrota no clássico com o Vasco, crise interna por exposição de jogadores, empate frustrante com o modesto Aurora, da Bolívia, pela Copa Libertadores, demissão do técnico Tiago Nunes e protesto de torcedores, um novo fracasso e uma quede precoce no Carioca podem deixar o time ainda mais pressionado para a sequência da temporada.

Botafogo pode parar mais uma vez na Taça Rio

Desde 2021, o Campeonato Carioca é disputado no seu atual formato. Assim, os clubes classificados do 5º ao 8º colocado da Taça Guanabara disputam a Taça Rio, com semifinal e final, enquanto os quatro melhores disputam as semifinais do Estadual. E, das três edições disputadas neste formato, o Glorioso participou duas vezes da Taça Rio. No primero ano, perdeu a decisão para o Vasco. Já em 2023, sob o comando de Luís Castro, o Botafogo voltou a disputar a Taça Rio e, dessa vez, ficou com o título ao vencer o próprio Audax, adversário deste sábado, na decisão.

Botafogo vai ter técnico interino contra o Audax

Com a demissão de Tiago Nunes na última quinta-feira, o Botafogo será comandado pelo interino Fábio Matias, neste sábado, no Nilton Santos. Matias é auxiliar técnico permanente do clube desde janeiro. Ele assumiu o cargo após a saída de Lúcio Flávio, demitido do clube no fim de 2023 após comandar o time profissional no Campeonato Brasileiro.

Pela decisão com o Aurora, na próxima quarta-feira, pela Copa Libertadores, a expectativa é de que o Botafogo entre em campo contra o Audax com um time misto.

De acordo com o “ge”, a provável escalação do Botafogo tem: Gatito; Mateo Ponte, Bastos, Lucas Halter e Marçal; Marlon Freitas, Kauê; Savarino, Eduardo e Júnior Santos (Diego Hernández); Tiquinho Soares (Matheus Nascimento).

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo