Brasil

Jogos do Campeonato Carioca no Rio ainda não encheram um Maracanã

Com jogos dos grandes sem os times principais, Estadual perdeu ainda mais o apelo neste começo de temporada

O início do Campeonato Carioca tem sido um fracasso de público. Ao menos, nos jogos realizados no Rio de Janeiro. Enquanto Vasco e Flamengo conseguiram levar bons públicos em alguns jogos fora do estado, as partidas em solo fluminense ainda não empolgaram o torcedor.

Até o momento, os 19 jogos realizados no estado do Rio de Janeiro nas quatro primeiras rodadas da Taça Guanabara levaram apenas 57.837 pagantes aos estádios. Isso representa menos do que a capacidade do Maracanã.

Esses 19 jogos tiveram uma média de apenas 3.044 pagantes. O maior público aconteceu na partida entre Nova Iguaçu e Vasco, em São Januário, quando 9.699 torcedores pagaram o ingresso para ver o jogo válido pela primeira rodada.

O menor público até aqui também aconteceu na primeira rodada da Taça Guanabara. Apenas 600 pagantes acompanharam a vitória do Madureira sobre o Sampaio Corrêa, no tradicional Estádio Conselheiro Galvão.

Ao somar o público total destas 19 partidas que aconteceram em solo fluminense, os números também ficam abaixo da capacidade do Maracanã. Até aqui, foram 63.858 torcedores presentes nos estádios do Rio de Janeiro no Campeonato Carioca.

Fluminense levou menos de 3 mil pagantes para jogo contra o Sampaio Corrêa (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)
Fluminense levou menos de 3 mil pagantes para jogo contra o Sampaio Corrêa (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

O que explica a falta de público no Carioca?

Alguns fatores ajudam a explicar a baixa adesão de público nestas rodadas iniciais do Campeonato Carioca. Além dos clubes tradicionais que não costumam ter bons números de ocupação do estádio no Estadual, os três grandes que já jogaram no Rio de Janeiro também não conseguiram atrair o torcedor.

Botafogo, Fluminense e Vasco não atuaram com seus elencos principais no Rio de Janeiro na maioria destas partidas. O Tricolor só usou o time titular na última rodada, na vitória sobre a Portuguesa, no Estádio Luso-Brasileiro. Já o Cruz-Maltino também estreou a equipe titular nesta rodada, mas em um jogo em Manaus.

O Flamengo, que costuma ajudar a aumentar a média de público, ainda não atuou no Rio de Janeiro. Os quatro jogos do Rubro-Negro foram realizados no Nordeste.

Além disso, o Fluminense não utilizou o Maracanã nos seus jogos como mandante. Com o estádio fechado para manutenção do gramado, o Tricolor mandou as suas partidas no Estádio Moça Bonita, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Em 2024, o Campeonato Carioca teve a melhor média de público pagante entre os estaduais do Brasil. O Carioca teve média de 13.758 pagantes por partida.

 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como foram os jogos fora do Rio de Janeiro

Nem mesmo os jogos fora do Rio de Janeiro tiveram um grande apelo de público. Apenas uma das quatro partidas do Flamengo encheu o estádio – na vitória sobre o Bangu, em São Luís. E o Vasco teve um bom público contra o Madureira, na Arena da Amazônia, mas não passou dos 18 mil presentes.

  • Vasco 2 x 0 Madureira – Arena da Amazônia, Manaus: 17.240*
  • Bangu 0 x 5 Flamengo – Castelão, São Luís: 29.820 pagantes/33.077 total
  • Flamengo 1 x 2 Nova Iguaçu – Castelão, São Luís: 3.303 pagantes/4.696 total
  • Madureira x Flamengo – O Amigão, Campina Grande: 3.614*
  • Flamengo 1 x 2 Boavista – Batistão, Aracaju: 3.263 pagantes/3.793 total

* Sem especificação entre público pagante e total na súmula.

 

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo