Zé Ricardo mostrou entender Cruzeiro que assume e tocou em assuntos caros à torcida
Contratado para ser substituto de Pepa no Cruzeiro, Zé Ricardo foi apresentado nesta quarta (6); Pedro Martins, diretor de futebol do clube, também falou

Zé Ricardo, novo treinador do Cruzeiro, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (6), na Toca da Raposa 2. Além do técnico, participaram da entrevista coletiva o diretor de futebol do clube, Pedro Martins, e o diretor de comunicação, Victor Rios. Zé e Pedro responderam diversas perguntas dos jornalistas presentes por cerca de uma hora de coletiva.
O primeiro a responder foi Zé Ricardo, que chega com contrato até o fim de 2024, mas que tem como objetivo principal finalizar a temporada de 2023. A partir do ano que vem, o vínculo entre as partes pode ser encerrado sem pagamento de multa rescisória.
Antes mesmo de começar a ser perguntado, o treinador de 52 anos se apresentou e justificou o “gelo” em jornalistas que o procuraram sobre a possibilidade de acerto, afirmando que o silêncio foi um pedido da diretoria estrelada. Durante a entrevista, o novo técnico disse, ainda, que esse é um dos momentos mais felizes de sua carreira.
Zé Ricardo alinha objetivos e expectativas no Cruzeiro
Zé Ricardo começou a coletiva dizendo entender a situação do clube e que acredita que pode contribuir com o projeto, se sentindo alinhado com tudo aquilo que o Cruzeiro pretende e ressaltou que passou por outros clubes que viviam processos de reconstrução. Com sua contratação sendo questionada, principalmente pelo desempenho ruim em seu último trabalho, no Japão, Zé disse entender as críticas e que pretende ganhar a confiança do torcedor com trabalho. Mas destacou que o contexto vivido na Ásia era outro e cada trabalho tem suas particularidades.
— O momento de agora é totalmente diferente, uma cultura nova. Cheguei no clube (Shimizu S-Pulse) com dificuldade de pontuação, recuperamos bem, mas não foi suficiente. Todos os profissionais do futebol passam por oscilação, momentos de conquistas e processos que não deu certo. Da mesma forma que o processo no Japão não deu resultado, outros aqui no Brasil, com classificações à Libertadores e Sul-Americana, deram. Estou alinhado com o que o Cruzeiro pensa. O sucesso esportivo de um clube é multifatorial. Conto com todos os atletas e entendo, tranquilamente, a insatisfação da torcida. É um momento sensível. O que podemos entregar é trabalho e isso não vai faltar — disse Zé Ricardo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Matheus Vital e Gilberto

O treinador disse, ainda, acreditar no elenco do Cruzeiro. Para ele, o grupo é qualificado, mas passa por problemas de confiança e ressaltou que seu primeiro objetivo é fazer com que os atletas possam desempenhar o máximo de suas capacidades. Ele ainda citou Mateus Vital, com quem trabalhou no Vasco, e Gilberto, muito criticado na Raposa, como atletas que ele buscará recuperar.
— Foi um momento muito importante do Mateus Vital, sua subida no Vasco. Ele estava começando a surgir no profissional. Estávamos num momento até mais difícil do que vive o Cruzeiro. Por coincidência, o Vital é responsável pelo primeiro gol de quando eu vou para o Vasco. A gente vence o Grêmio em São Januário e ele faz o gol. Eu tinha uma relação muito forte com ele. Muito provável que a gente consiga recuperá-lo. Ele tem muito potencial — avaliou Zé Ricardo.
— O Gilberto, se a gente fizer um recorte para um tempo atrás, metade ou mais de todas as equipes da Série A estariam buscando-o para ser o centroavante. É um jogador que sabe fazer gol, tem faro de gol. Vai partir dele recuperar a confiança para que ele possa ter as oportunidades e marcar. Estarei do lado dele. Não podemos descartar nenhum jogador. São ativos do clube — ponderou o novo treinador do Cruzeiro.
O treinador destacou, ainda, que tentará implementar um sistema de jogo adequado ao futebol atual, com intensidade, agressividade, mas entendendo as circunstâncias dos jogos, características dos adversários e particularidades do elenco celeste.
Objetivo da temporada
Questionado sobre qual é o principal objetivo do Cruzeiro para 2023, Zé Ricardo afirmou que o clube está focado em conseguir voltar às competições internacionais. Ainda assim, destacou que é importante melhorar os resultados dentro do contexto atual, voltar a vencer, para poder sonhar mais alto.
— Institucionalmente, o Cruzeiro busca uma vaga numa competição internacional, só que numa competição de vinte clubes, com times estruturados. Times de baixo estão vencendo equipes que estão lá na frente. Na tabela, o Cruzeiro tem seu objetivo alinhado, na 12ª posição. Precisamos sair desse momento ruim e retomar as vitórias. Vamos analisar etapa por etapa. Temos diferenças gritantes de orçamento em outros clubes, o Cruzeiro está nesse caminho. Nas 18 horas que estou aqui, não tenho dúvida que o clube vai retomar o caminho de vitórias — argumentou o treinador da Raposa.
Uso de jovens jogadores
Com histórico de utilização de jovens jogadores, Zé Ricardo prometeu ter atenção especial com as categorias de base do Cruzeiro, afirmando que atletas do sub-17 e do sub-20 começam desde já a treinar com o profissional.
— Temos uma comissão técnica muita competente, de todos os profissionais aqui, da categoria de base, o Fernando Seabra, com o sub-20, e o Fernando Oliveira, com o sub-17. Hoje mesmo utilizarei esses meninos, que vão trazer juventude, energia. Creio que eles serão muito importantes pra gente, temos que treinar com a intensidade dos jogos. Não podemos perder isso em nenhum momento — disse Zé Ricardo.
Zé Ricardo mostra ter ciência de onde chegou e das expectativas depositadas nele
Com sua contratação muito questionada pelos torcedores do Cruzeiro, Zé Ricardo deu boas respostas, manteve as expectativas controladas, mas ambiciosas, e demonstrou entender o momento que o clube vive. Tranquilo, o treinador disse entender as críticas e o momento da equipe, que não é bom, mas se mostrou disposto a superá-las.
O treinador disse, ainda, que não irá descartar nenhum ativo do clube e, em sua opinião, é a falta de confiança que tem prejudicado os jogadores do Cruzeiro, o que afeta diretamente nos resultados.
Se o discurso vai se converter em vitórias, só o tempo irá dizer, mas Zé Ricardo manteve os pés no chão e não vendeu expectativas irreais para a torcida. Além disso, não se apoiou em momentos ruins passados pelo Cruzeiro nos últimos anos para relativizar suas responsabilidades ao assumir a equipe.
O treinador também não fugiu de assuntos sensíveis à torcida, como o desejo por um futebol propositivo e o uso de jovens jogadores, além da necessidade de vencer e de recuperar o desempenho ofensivo celeste. Quando o treinador deixa claro que sabe o que pretende fazer, no futuro fica mais fácil avaliar, elogiar e cobrar.
?️RESUMO DA COLETIVA DE ZÉ RICARDO E PEDRO MARTINS pic.twitter.com/CS2MAEvQxS
— Maic Costa (@omaiccosta) September 6, 2023
Trabalho começa nesta quarta
Zé Ricardo comandará seu primeiro treino na tarde desta quarta-feira (6), às 15h30. Inicialmente as atividades, que acontecem após dois dias de folga dos jogadores, estavam marcadas para às 10h, mas foram adiadas pela coletiva de apresentação do treinador.
Nova sala de imprensa na Toca da Raposa 2
Além do novo treinador, que substitui o português Pepa no comando do Cruzeiro, foi apresentada também a nova sala de imprensa da Toca da Raposa 2, uma estrutura mais moderna e confortável do que aquela que era usada anteriormente. A SAF da Raposa tem investido em estruturas para modernizar o CT do time celeste, outrora reconhecido como o melhor do Brasil.