Brasileirão Série A

Vegetti chega a marca especial pelo Vasco em meio a mudanças elogiadas

Enquanto segue mostrando evolução pelo Vasco, Vegetti vai completar, neste domingo, contra o Inter, 50 jogos pelo clube

Goleador do Vasco, o atacante Pablo Vegetti vive o melhor momento da sua carreira e tem motivos para comemorar. Além de ser o atual artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, o argentino chega a marca de 50 jogos pelo Cruz-Maltino neste domingo (7), contra o Internacional, às 18h (horário de Brasília), no Beira-Rio, em partida válida pela 15ª rodada do Brasileirão.

E Vegetti chega nesta importante marca pelo Vasco em um momento em que, mesmo aos 35 anos, segue evoluindo e demonstrando outras características. Nas últimas partidas do Vasco, o camisa 99 mostrou que não é só um centroavante.

Desde quando Rafael Paiva assumiu o time do Vasco pela segunda vez, após a saída de Álvaro Pacheco, o técnico interino trabalha para não tornar a equipe tão dependente das bolas longas para Vegetti e dos cruzamentos para a área.

– Conseguimos mudar a mentalidade de competir. Não que eles não competiam antes, mas conseguimos organizar um pouco a parte defensiva, estar um pouco mais compacto, conseguir defender com mais jogadores, não o tempo todo só em bloco baixo, conseguimos marcar mais alto. Acho que é um grande avanço. Conseguimos construir mais, estamos menos reféns de uma bola longa no Vegetti, uma coisa que me incomodava muito. Conseguimos construir por dentro, fazer a bola circular nos corredores, chegar com uma bola limpa no campo de ataque – afirmou Rafael Paiva após o empate com o Botafogo, na última semana.

Vegetti se adapta e segue evoluindo no Vasco

Mas isso não significa, é claro, que o argentino deixou de ser importante para o time. Muito pelo contrário. Vegetti tem se adaptado as mudanças de Paiva, contribuindo ainda mais na criação de jogadas e também sendo mais participativo no sistema defensivo. Na partida contra o Fortaleza, por exemplo, o atacante deu 42 toques na bola, contra uma média de 32 toques neste Campeonato Brasileiro. E também foi o segundo jogador do Vasco que mais com a maior distância percorrida em campo.

Mapa de calor mostra maior movimentação de Vegetti
Mapa de calor mostra maior movimentação de Vegetti (Foto: Reprodução/Sofascore)

Depois da vitória sobre o Fortaleza, na última quarta-feira, Rafael Paiva comentou sobre a fase de Vegetti e a mudança no estilo de jogo do atacante.

– Ele fez mais um grande jogo. É um jogador que percebo que está se desenvolvendo. Não fica só de pivô, entre zagueiros. Hoje, movimentou bastante, atacou o corredor lateral. A equipe está buscando outras formas de fazer o gol e o Vegetti está evoluindo neste sentido. Teve cruzamentos que nem na área ele estava porque atraiu marcadores para fora. E demonstra o quanto ele é qualificado e diferente. Tem contribuído muito defensivamente. Está num nível muito top e tem agregado muito ofensivamente, não só com os gols mas com toda a parte tática – disse Rafael Paiva.

Vegetti também é exemplo como capitão

Além das mudanças táticas, Rafael Paiva também promoveu Vegetti a capitão do time nesta sua segunda passagem como interino do time. O argentino já era um dos líderes do elenco, mas a braçadeira de capitão, neste primeiro semestre, ficavam com os zagueiros Medel e Léo.

Vegetti passou a ser o capitão do time na vitória por 4 a 1 sobre o São Paulo, em São Januário. E teve a postura elogiado pelo técnico Rafael Paiva. Naquele jogo, o argentino reuniu os jogadores no meio do campo na saída para o intervalo e no fim da partida. E a cena já se repetiu em outras oportunidades, com o argentino puxando a conversa com os companheiros de time.

– Eu acredito que a gente tem algumas lideranças no elenco. Léo foi o capitão por muito tempo, temos o Maicon, o Jardim, o Vegetti. São jogadores que o tempo todo chamam a responsabilidade. Vegetti é um batalhador e é o que a gente precisava para esse jogo. Batalhar. Fica incomodado com a derrota. Ele foi premiado e conseguiu desenvolver bem o que faz naturalmente. A gente teve várias lideranças positivas. O Leo não atuou, mas esteve presente ali o tempo todo. São essas lideranças que vão fazer a gente evoluir – disse Rafael Paiva após a vitória sobre o São Paulo.

Vegetti tem números incríveis no Vasco

Contratado no último dia da janela de transferências do meio de 2023, Vegetti foi essencial para salvar o Vasco do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2023. Ele foi o artilheiro do time na competição, mesmo disputando apenas 21 partidas. E o argentino manteve os bons números em 2024.

Vale ressaltar que a marca de 50 jogos que Vegetti vai atingir neste domingo é pela conta oficial do Vasco, que inclui os dois jogos amistosos realizados na pré-temporada deste ano, no Uruguai.

Números de Vegetti pelo Vasco

  • Jogos: 49 (47 como titular)
  • Minutos em campo: 4.181
  • Gols: 24
  • Assistências: 3
  • Cartões amarelos: 15
  • Cartões vermelhos: 0
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo