Vasco reencontra a torcida dois meses depois e pode ter aliada no returno

O Vasco, enfim, vai reencontrar a sua torcida. Depois de praticamente dois meses, o clube vai voltar a mandar uma partida com a presença de público. Neste domingo, o Cruz-Maltino vai enfrentar o Atlético-MG, às 11h, no Maracanã. E vai ter casa cheia. Todos os ingressos para a partida foram vendidos e menos de 20 horas entra quinta e sexta-feira.
Este vai ser o primeiro jogo do Vasco como mandante com torcida desde o dia 22 de junho. Naquela dia, o Cruz-Maltino recebeu e perdeu por 1 a 0 para o Goiás, em São Januário, em partida válida pela 11a rodada da competição. A confusão generalizada que aconteceu no fim do jogo, dentro e fora do estádio, gerou uma série de punições que fez o clube mandar quatro partidas sem público.
Agora, o Vasco vai reencontrar a torcida em um momento diferente. A crise do time continua e a equipe segue na zona de rebaixamento. No entanto, a chegada do técnico Ramón Diaz, os quatro pontos conquistados nos últimos dois jogos (vitória sobre o Grêmio – a primeira como mandante no Brasileiro – e empate fora de casa com o Red Bull Bragatino) e, principalmente, a chegada do meia francês Payet empolgaram a torcida, que vai comparecer em peso para apoiar o time.
Aliás, a presença de Payet é mais um atrativo da partida de domingo. Recém-contratado, o meia vai ser apresentado para a torcida no Maracanã, antes da bola rolar contra o Atlético-MG. O clube e a torcida planejam uma grande festa, inclusive com um mosaico, para a partida.
TOMA TOMA TOMA TOMA ?
É O VASCOOOO! ?
Aproveite o cupom: PAYET10 e seja um Gigante
? https://t.co/J4jMBat2MR#SejaUmGigante #VascoDaGama pic.twitter.com/HSimLVz1IJ
— Sócio Gigante (@sociogigante) August 18, 2023
Um bom resultado contra o Atlético-MG pode trazer a torcida ainda mais para o lado do time. E isso, certamente, pode ser um diferencial para o Vasco no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Na 19ª colocação, com 13 pontos, o Cruz-Maltino está cinco pontos atrás do Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Entenda as punições sofridas pelo Vasco
O Vasco foi punido pelo STJD com quatro jogos sem público pela confusão na partida contra o Goiás. Além disso, uma decisão polêmica e baseada num relato preconceituoso de um juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, interditou inicialmente o Estádio de São Januário para receber qualquer tipo de evento esportivo. Em seguida, a Justiça liberou o local para receber jogos, mas sem público.
O Vasco cumpriu os quatro jogos sem público impostos pelo STJD (contra Cuiabá, Cruzeiro, Athletico-PR e Grêmio). No entanto, São Januário segue interditado pelo TJ. Assim, o Vasco levou o jogo contra o Atlético-MG para o Maracanã – e, para isso, também precisou acionar a Justiça comum.
No entanto, o Vasco ainda pode voltar ter que jogar com os portões fechados. Após a cumprir a punição de quatro jogos dada pela 3ª Comissão Disciplinar do STJD e sem julgamento no Pleno, o Vasco desistiu do recurso que havia feito. Mas, só então, a Procuradoria do STJD entrou com um recurso pedindo o aumento da pena. O novo julgamento no Pleno será na próxima quinta-feira (28).