Brasileirão Série A

Vencer ou vencer: Vasco vai precisar juntar os cacos e mudar o time em confronto direto com o Goiás

Depois da dura derrota para o Inter, em casa, o Vasco teve pouco tempo para tentar ajustar o time para mais um confronto direto contra o rebaixamento, neste domingo, contra o Goiás

O Vasco não teve tempo para lamentar e já vai precisar encarar outro importante desafio na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Três dias depois da dura derrota para o Internacional, em pleno São Januário, o Cruz-Maltino encara um novo confronto direto, neste domingo (29), às 16h (horário de Brasília), contra o Goiás, na Serrinha, pela 30ª rodada do Brasileirão. E o técnico Ramón Diaz vai precisar ajustar o time para tentar voltar a vencer e respirar na na competição.

Depois da péssima atuação contra o Inter, quando voltou a apresentar erros que lembraram o time da tenebrosa campanha no primeiro turno, o técnico Ramón Diaz assumiu que precisaria fazer ajustes no time para encarar o Goiás. E não só pela ausência do meia Paulinho, que foi expulso na última quinta-feira, em São Januário. Além de achar o substituto para o Paulinho, Ramón Diaz também pode fazer outras mudanças no meio e na zaga.

– Agora temos confrontos diretos. Com o Goiás temos que duelar, temos que mostrar a hierarquia que tivemos nesses dois jogos (Flamengo e Inter). Temos que manter a tranquilidade, competir, preparar-se bem rapidamente se recuperar rápido. É uma partida decisiva. Na próxima partida, nós replanejaremos a equipe que vai jogar porque precisamos fazer os pontos – admitiu Ramón Diaz, em coletiva, após a derrota para o Inter.

Na última quinta-feira, Ramón Diaz armou o time de forma um pouco diferente do que vinha fazendo, com um losango no meio, e não mais com uma linha de quatro (Praxedes, Paulinho, Payet e Gabriel Pec), em um 4-1-4-1. Contra o Inter, Zé Gabriel seguiu como o único volante na frente da área, com Praxedes e Paulinho no meio e Payet um pouco mais próximo da área adversária, com Gabriel Pec e Vegetti mais juntos. Esta opção, no entanto, não se mostrou eficaz. O Vasco pouco conseguiu criar e perdeu todo o meio para o Colorado, que controlou a partida em boa parte do jogo, inclusive colocando o time de Ramón Diaz “na roda” em alguns momentos.

Sem Paulinho, Ramón Diaz deve optar por um volante para ocupar a posição do meia. Jair e Mateus Carvalho são as opções, com o primeiro sendo o favorito. Além disso, o técnico também pode fazer ajustes no esquema tático, voltando com a linha de quatro jogadores no meio.

Ramón Diaz vai precisar mexer no time do Vasco para confronto com o Goiás (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Vasco também pode ter mudanças na defesa

Além das mudanças táticas e por suspensão, o Vasco pode ter mudanças na linha defensiva. Vindo de duas atuações ruins, o zagueiro Léo passou a ter a titularidade questionada por boa parte da torcida. Contra o Inter, depois de falhar no gol de Enner Valencia, o camisa 3 passou a ser vaiado quando tocava na bola. Como Maicon vinha aproveitando bem as oportunidades que teve como titular, o experiente zagueiro surge como opção para uma possível mexida na zaga, para atuar ao lado de Medel.

Ramón Diaz também ganhou uma “nova” opção para a lateral-direita. Recuperado de lesão na coxa direita, Gabriel Dias pode voltar a atuar depois de mais de dois meses. Ele sofreu a lesão na vitória sobre o Atlético-MG, no dia 20 de agosto, justamente quando voltava a jogar depois de um ano fora devido a uma grave lesão no joelho esquerdo. Agora recuperado, Gabriel Dias foi relacionado para os duelos contra o Goiás, no domingo, e o Cuiabá, na quinta-feira (1°), na Arena Pantanal. Além disso, Puma Rodríguez também é opção para o lado direito do campo.

Vindo de duas derrotas, o Vasco voltou a se complicar na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Cruz-Maltino é o 17° colocado, com 30 pontos, uma posição e um ponto atrás do Goiás, adversário desta tarde. O Santos, primeiro time fora do Z-4, tem 33 pontos.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor do Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo