Brasileirão Série A

Textor acusa jogadores do próprio Botafogo de manipulação

Autor de várias denúncias, John Textor diz que até mesmo jogadores do Botafogo manipularam uma partida do torneio

Em entrevista ao GE, John Textor acusou jogadores do Botafogo de manipulação em um jogo do Campeonato Brasileiro 2023. O dono da SAF alvinegra é responsável por várias denúncias de corrupção no futebol do país desde o ano passado.

Entretanto, essa é a primeira vez que Textor diz que os próprios atletas do Glorioso participaram em supostos jogos com manipulações de resultados.

O empresário norte-americano contou que um dos relatórios produzidos pela empresa Good Game! constatou que jogadores do Botafogo manipularam uma partida do último Campeonato Brasileiro.

Aqui vale destacar que John Textor não citou qual o jogo ou quem são os atletas envolvidos, se limitando a dizer que esses jogadores já não fazem mais parte da rotação do time comandado por Artur Jorge:

– Quando eu fiquei tão comprometido com isso [manipulação de resultados] e passei a acreditar nisso depois de ver a eficácia da tecnologia testada em outros lugares, em tribunais, prisões sendo feitas [com base nisso]. Eu acreditei, certo? E então eu disse: preciso ter explicações para algumas coisas que acontecem no nosso jogo. Porque as pessoas falam sobre o colapso do Botafogo e desses jogos que não conseguimos vencer. Então comecei a olhar alguns desses jogos e pelo menos um desses jogos foi manipulado por jogadores do Botafogo.

O Fogão liderou a Série A 2023 por mais de 30 rodadas, inclusive abrindo 13 pontos de distância para o 2º colocado na troca de turno. Entretanto, o Botafogo acabou perdendo o título para o Palmeiras.

Uma sequência de 11 jogos sem vitória na reta final do campeonato fez o time alvinegro despencar na tabela, encerrando sua campanha no último Brasileirão apenas na 5ª posição.

Por que Textor não detalhou os envolvidos na suposta manipulação?

Textor não deu maiores detalhes sobre a suposta manipulação por parte dos jogadores do Botafogo no Campeonato Brasileiro 2023, alegando que eles têm direito de defesa na Justiça:

– Não vou dizer. Porque eles merecem (se defender)… Por melhor que seja a evidência, por mais que seja uma tecnologia testada por 10 anos, e agora é uma tecnologia ainda melhor. É chato, né? Porque eu conheço esses jogadores. Eles não estão mais na rotação. Eu não vou além disso. […] Entreguei essa evidência ao promotor. Então, é uma mensagem para todos os donos de times do mundo, eu não estou apontando apenas para você. Estou apontando para nós. Isso mostra quão prevalente a manipulação de resultados é. Então vamos parar de dizer que é sobre o jogo Botafogo contra Palmeiras, ou Grêmio ou Bahia.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Dono da SAF do Botafogo pode ser punido por suas acusações

No último dia 5, o STJD publicou o relatório da conclusão do inquérito relacionado as acusações de manipulação de resultado feitos pelo dono da SAF do Botafogo, que pode ser punido.

O auditor Mauro Marcelo de Lima e Silva recomendou uma série de punições a John Textor pelas acusações, que, somadas, ficaram em 2.340 dias de suspensão e multa de R$ 2 milhões.

Essa seria a maior pena já dada a um dirigente da elite do futebol brasileiro pelo STJD. Segundo o relator, as provas apresentadas pelo empresário americano são “imprestáveis”.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo