Brasileirão Série A

O tabu de quase 20 anos que o Fluminense tenta quebrar contra o Juventude

Única vitória do Tricolor sobre o Juventude em Caxias do Sul foi em jogo que nem era para ter acontecido, em 2005

O Fluminense enfrenta o Juventude neste domingo (15), às 16h (de Brasília) no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, com um tabu de quase 20 anos pela frente. É que o Tricolor não costuma dar sorte na serra gaúcha, e só tem uma vitória no estádio em toda a história. Em um jogo que nem era para ter acontecido.

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

Em campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro, o Flu depende só de si para seguir fora da zona de rebaixamento. Mas não poderia ter um adversário mais complicado. O Juventude é uma pedra no sapato do Tricolor.

O pior é que não tem sido só fora de casa. Nos últimos 20 anos, o Fluminense bateu o rival deste domingo apenas quatro vezes. O Juventude foi o algoz do Tricolor nas oitavas de final da Copa do Brasil com derrota em Caxias do Sul.

Única vitória do Fluminense foi marcada por Máfia do Apito

O Fluminense tem apenas uma vitória no Alfredo Jaconi em 16 jogos em toda a sua história. E ela aconteceu em 2005, em um jogo refeito pelo Campeonato Brasileiro, marcado pela Máfia do Apito.

No jogo disputado em 14 de agosto, o Juventude venceu por 2 a 0, com gols de Zé Carlos, de pênalti, e Diego Campos. Na partida apitada por Edílson Pereira de Carvalho (SP), o Tricolor teve Milton do Ó expulso no começo da segunda etapa — e um pênalti duvidoso de Gabriel Santos.

Fluminense perdeu para o Juventude em Caxias do Sul em 2005, mas 'contaminado', o jogo foi remarcado por conta da Máfia do Apito - Foto: Reprodução/Acervo O Globo
Fluminense perdeu para o Juventude em Caxias do Sul em 2005, mas ‘contaminado', o jogo foi remarcado por conta da Máfia do Apito – Foto: Reprodução/Acervo O Globo

Acontece que este foi um dos jogos considerados “contaminados” pela investigação do Ministério Público após reportagem da Placar. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), então, remarcou essa e outras 10 partidas da Série A naquele ano.

Fluminense e Juventude, então, voltaram ao Jaconi em 12 de outubro. E em um jogo de sete gols, o Tricolor virou sobre os donos da casa e saiu com a vitória por 4 a 3. Não sem antes haver muita polêmica.

O tabu do Fluminense no Alfredo Jaconi dura quase 20 anos

Na partida remarcada, o árbitro Cléver Assunção Gonçalves (MG) também seria notícia. O árbitro confirmou um gol irregular de Enilton, com um minuto de jogo, e ainda marcou um pênalti inexistente do atacante do Juventude, que cobrou para marcar 2 a 0.

O Fluminense, que havia perdido em jogo 'contaminado' pela Máfia do Apito, venceu o Juventude de virada em 2005, em sua única vitória em Caxias do Sul - Foto: Reprodução/Acervo O Globo
O Fluminense, que havia perdido em jogo ‘contaminado' pela Máfia do Apito, venceu o Juventude de virada em 2005, em sua única vitória em Caxias do Sul – Foto: Reprodução/Acervo O Globo

Já com um a mais no segundo tempo após expulsão de Juliano, o Flu diminuiu com Adriano Magrão, aos 11 minutos, que marcou pela primeira vez com a camisa tricolor. O herói da Copa do Brasil de 2007 marcou também o segundo, do empate, aos 33.

Quando parecia perto da virada, o Tricolor sofreu o terceiro, aos 40 do segundo tempo, com Lauro. Até que, aos 44, Lenny empatou o jogo. Já nos acréscimos, aos 47, Petkovic marcou o gol da vitória.

Fluminense se deu bem com remarcação de jogo e conquistou sua única vitória da história no Alfredo Jaconi em 2005 - Foto: Reprodução/Acervo O Globo
Fluminense se deu bem com remarcação de jogo e conquistou sua única vitória da história no Alfredo Jaconi em 2005 – Foto: Reprodução/Acervo O Globo

Desde então, o Tricolor nunca venceu o Juventude em Caxias do Sul. Ao todo, são 10 derrotas, cinco empates e apenas a vitória de 2005 em 16 jogos.

Mano Menezes, por outro lado, tem bons números contra o Juventude

Uma boa notícia para o Fluminense é que Mano Menezes tem ótimos números contra o Juventude. E eles eram até melhores.

Nascido em Passo do Sobrado, que à época ainda pertencia ao município de Rio Pardo, a apenas 150km de Caxias do Sul, o técnico estava invicto contra o rival deste domingo até 2023. A primeira derrota foi justamente pelo Fluminense, pela Copa do Brasil, com time misto.

Mano Menezes estava invicto contra o Juventude até 2024, quando assumiu o Fluminense - Foto: Icon sport
Mano Menezes estava invicto contra o Juventude até 2024, quando assumiu o Fluminense – Foto: Icon sport

Agora, o técnico poderá quebrar um tabu pelo Fluminense. Ao todo, ele tem 14 jogos contra o Juventude na carreira por Grêmio, Corinthians e Internacional. São oito vitórias e cinco empates além da derrota sofrida pelo Tricolor, que ainda não saiu vitorioso sobre o rival desta tarde em 2024.

Fluminense ainda vive situação difícil no Brasileirão

O fim da data Fifa traz de volta uma realidade dura ao Fluminense. Embora tenha acumulado bons resultados e esteja em ascensão no Brasileirão, o Tricolor ainda vive uma situação difícil.

Ao observar a tabela e olhar o copo “meio vazio”, o Flu está apenas na 16ª posição, com 27 pontos, dois a mais do que o Corinthians, o primeiro na zona de rebaixamento. Ainda que tenha um jogo a menos que alguns de seus concorrentes diretos, como o próprio Juventude, a equipe não poderá relaxar.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Fluminense F.C. (@fluminensefc)

Mas quem quiser olhar o copo “meio cheio”, uma combinação de resultados pode colocar o Tricolor até na 12ª posição.

Para isso, além de vencer o Juventude, o Fluminense precisa torcer por tropeços de Grêmio (que enfrenta o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista) e Criciúma (que pega o Palmeiras, em São Paulo). 

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo