Brasileirão Série A

CBF divulga tabela básica do Campeonato Brasileiro, deixa dúvida sobre promessa e confirma negativa aos clubes

Sem confirmar datas de jogos, CBF divulgou a tabela do Brasileirão, com destaque para confronto entre campeões na primeira rodada

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite desta quinta-feira (29) a tabela básica do Campeonato Brasileiro de 2024, com a designação das partidas rodada a rodada, mas ainda sem datas definidas para que cada jogo aconteça.

A primeira rodada

A primeira rodada, designada para os dias 13, 14 e 15 de abril, terá um duelo de campeões. Vencedor da Série A em 2022 e 2023, o Palmeiras vai até Salvador enfrentar o Vitória, que conquistou o acesso levantando o título da Série B no ano passado.

A rodada também contra com três confrontos de equipes consideradas entre as 12 grandes do futebol brasileiro — Cruzeiro x Botafogo, Vasco x Grêmio e Corinthians x Atlético Mineiro –, além de colocar Criciúma e Juventude, duas equipes que voltam à primeira divisão neste ano, frente a frente.

O que chamou atenção é que não existe uma designação sobre uma promessa feita pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. No anúncio do calendário do futebol brasileiro de 2024, ainda em outubro de 2023, Ednaldo confirmou a informação de que o Brasileirão teria um jogo de abertura e a CBF afirmou que tal jogo aconteceria de forma isolada no dia 13 de abril, um sábado.

— A grande novidade de 2024 é que, pela primeira vez na história, teremos um jogo inaugural do Campeonato Brasileiro Série A. Será uma grande festa para celebrar o início do campeonato, que é o mais disputado do mundo — afirmou o presidente da CBF na oportunidade.

No entanto, a tabela ainda agrupa todas as partidas da primeira rodada nos dias 13, 14 e 15 de abril, sem qualquer tipo de designação especial para que um jogo aconteça de forma isolada.

Internacional x Bahia
Cruzeiro x Botafogo
Vitória x Palmeiras
Fluminense x Bragantino
Vasco x Grêmio
Corinthians x Atlético Mineiro
São Paulo x Fortaleza
Athletico Paranaense x Cuiabá
Atlético Goianiense x Flamengo
Criciúma x Juventude

Sem parada para a Copa América

O lançamento da tabela confirmou que o campeonato não será interrompido para a Copa América, que acontece nos meses de junho e julho, nos Estados Unidos. Duas semanas atrás, o ge noticiou que nove equipes — Athletico Paranaense, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco — entraram com um pedido para que a confederação mudasse datas do calendário para que ninguém ficasse desfalcado durante rodadas do Brasileirão.

A proposta apresentada pelos clubes inverteria as quatro rodadas previstas durante a Copa América pelas oitavas e quartas de final da Copa do Brasil.

Em resposta, confederação publicou uma nota afirmando que estudou a possibilidade de mudanças e entrou em contato com parceiros comerciais, e concluiu que não é possível atender o pedido dos clubes, listando pontos fundamentais para a decisão:

  • A possibilidade de que uma equipe brasileira seja a representante da América do Sul no Mundial de Clubes;
  • Um intervalo de quatro meses entre quartas de final e semifinais da Copa do Brasil;
  • A situação mudaria apenas a competição em que os atletas seriam desfalque;
  • A alteração prolongaria a temporada de dois times, podendo afetar o calendário de 2025;
  • O envio da proposta aconteceu após o início dos estaduais, o que poderia causar alterações desiguais;
  • A mudança afetaria os contratos fechados com as detentoras de direitos televisivos das competições;
  • A criação de um intervalo de um mês entre rodadas da Série A.

Última rodada

Já a última rodada, espelhada no turno e no returno, também conta com três jogos entre equipes dos 12 grandes — Grêmio x Corinthians, Botafogo x São Paulo e Palmeiras x Fluminense.

Grêmio x Corinthians
Atlético Mineiro x Athletico Paranaense
Bahia x Atlético Goianiense
Flamengo x Vitória
Botafogo x São Paulo
Palmeiras x Fluminense
Bragantino x Criciúma
Fortaleza x Internacional
Cuiabá x Vasco
Juventude x Cruzeiro

Para conferir a tabela básica completa, clique aqui.

Foto de Matheus Rocha

Matheus Rocha

Matheus Rocha é natural de Uberlândia (MG), onde se formou em Jornalismo no Centro Universitário do Triângulo (Unitri) em 2014. Começou a carreira no jornalismo escrevendo colunas na Trivela antes de passar por ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.
Botão Voltar ao topo