Esta é a Seleção Trivela dos melhores do Brasileirão 2024
Equipe da Trivela e de sites parceiros elegem o time titular ideal do Campeonato Brasileiro deste ano, além de craque, revelação e melhor técnico na competição
Após 239 dias, 34 semanas ou pouco menos de oito meses, chegou ao fim um Brasileirão histórico. Pela primeira vez nos pontos corridos, o Botafogo terminou com o título nacional, que não vinha há 29 anos. A disputa pela taça com o Palmeiras se estendeu até a última rodada, quando também foram definidas vagas para Libertadores, Sul-Americana e o último rebaixado, o Athletico Paranaense.
Para celebrar mais uma edição marcante do Campeonato Brasileiro, a Trivela montou sua seleção dos melhores jogadores por posição, também incluindo o melhor técnico, revelação e o craque da competição.
Melhor goleiro: John (Botafogo)
Após um bom 2023 de Lucas Perri, que foi para o Lyon, o campeão Botafogo conseguiu encontrar um goleiro ainda mais seguro: John Victor, contratado por apenas R$ 7 milhões do Santos depois de passagem discreta no Valladolid.
O arqueiro do Glorioso se mostrou essencial em momentos chave, brilhando com grande defesas em confrontos pesados contra Palmeiras e Internacional no primeiro turno. Uma estatística que prova isso é a de gols evitados: John salvou 8.43 gols, levando em conta o cálculo de gols esperados (xG), segundo o SofaScore.
Com essa solidez, o goleiro de 28 anos terminou como o que mais teve jogos sem sofrer gols (16, ao lado de Weverton, do Palmeiras), a melhor defesa (29 tentos sofridos) e somou 93 defesas ao longo da campanha.
Os votos para melhor goleiro do Brasileirão 2024:
- John (Botafogo) — 8 votos
- João Ricardo (Fortaleza) — 7 votos
- Hugo Souza (Corinthians) — 4 votos
- Léo Jardim (Vasco) — 1 voto
- Fábio (Fluminense) — 1 voto
Melhor lateral-direito: William (Cruzeiro)
A carreira de William teve um roteiro quase de filmes nas últimas temporadas. Ele passou quase dois anos se recuperando de graves lesões no joelho, chegou sob desconfiança no Cruzeiro em 2023 e rapidamente virou o titular.
Após um bom primeiro ano, o lateral-direito virou o melhor do Brasil em 2024, chegando até à Seleção brasileira. Só Gregore desarmou (97) mais que o defensor da Raposa em todo Brasileirão (96 em 33 rodadas) e ainda conseguiu participar de 10 gols (5 marcados e 5 assistências).
Os votos para melhor lateral direito do Brasileirão 2024:
- William (Cruzeiro) — 10 votos
- Wesley (Flamengo) — 7 votos
- Santiago Arias (Bahia) — 1 voto
- Marcos Rocha (Palmeiras) — 1 voto
- Vitinho (Botafogo) — 1 voto
- Puma Rodríguez (Vasco) — 1 voto
Melhores zagueiros: Bastos e Barboza (Botafogo)
A melhor dupla de zaga do continente também foi a melhor no recorte das 38 rodadas do Brasileirão 2024. Alexander Barboza e Bastos montaram uma verdadeira fortaleza à frente de John, o que justifica o goleiro como o que mais teve “clean sheets”.
Enquanto o argentino era a cara da imposição, seja física ou psicológica sobre os adversários com provocações, o defensor da seleção de Angola trouxe velocidade e muita qualidade nos passes, também sendo extremamente físico.
Somados a John, os dois só poderiam resultar na melhor defesa da competição, com média de apenas 0,76 gol sofrido por rodada.
Os votos para melhores zagueiros do Brasileirão 2024:
- Barboza (Botafogo) — 18 votos
- Bastos (Botafogo) — 15 votos
- Gabriel Xavier (Bahia) — 2 votos
- Léo Ortiz (Flamengo) — 2 votos
- Gustavo Gómez (Palmeiras) — 1 voto
- Vitão (Internacional) — 1 voto
- Tomás Cardona (Fortaleza) — 1 voto
- Adyelson (Botafogo) — 1 voto
- Arboleda (São Paulo) — 1 voto
Melhor lateral esquerdo: Bernabei (Internacional)
Apesar de atuar apenas 23 rodadas, o pouco visto nos primeiros meses de Alexandro Bernabei no Brasil impressionou. O argentino chegou ao Inter ainda sob comando do compatriota Eduardo Coudet, mas só começou a ganhar minutos a partir de julho, quando chegou Roger Machado, período que o Colorado se transformou.
O defensor mostrou ser completo nas duas valências: no ataque e na defesa. Descendo para ultrapassagens ou mais por dentro, Bernabei contribuiu com cinco assistências, além de três gols — só atrás de William (10) entre os laterais com mais participações em gols.
Mesmo com menos jogos que os concorrentes, o lateral-esquerdo também brilhou defensivamente, liderando a média de interceptações por jogo (2) e no top-15 dos que mais desarmam por rodada (2,5).
Os votos para melhor lateral esquerdo do Brasileirão 2024:
- Alexandro Bernabei (Internacional) — 18 votos
- Guilherme Arana (Atlético-MG) — 3 votos
Melhores meio-campistas: Gerson (Flamengo), Marlon Freitas (Botafogo) e Garro (Corinthians)
O trio de meio-campo facilmente poderia ser de uma seleção pela qualidade técnica e equilíbrio. Como primeiro homem, Marlon Freitas foi um dos símbolos do campeão e o responsável por qualificar a saída de bola do Glorioso (terminou como líder em lançamentos e passes por jogo). Ele ainda era o único entre os titulares do time que sucumbiu na briga pelo título em 2023.
Se Marlon é esse “primeiro volante”, Gerson é o “box to box” e coringa, como tem sido há muito tempo no Flamengo. O meia, que atuou praticamente em todas do meio neste ano, voltou para Seleção, virando titular, e foi o melhor do Flamengo em um 2024 irregular.
À frente da dupla de meio-campistas, nada melhor que um meia como Rodrigo Garro. Se o Corinthians conseguiu sair do Z4 rumo ao G8, muito passou pelo meia argentino, que terminou o Brasileirão como o vice-líder em participações em gols (20) e jogou como um autêntico camisa 10 sul-americano em um 4-4-2 losango.
Votos para melhores meio-campistas do Brasileirão 2024:
- Rodrigo Garro (Corinthians) — 14 votos
- Marlon Freitas (Botafogo) — 12 votos
- Gerson (Flamengo) — 11 votos
- Savarino (Botafogo) — 8 votos
- Almada (Botafogo) — 4 votos
- Raphael Veiga (Palmeiras) — 4 votos
- Alan Patrick (Internacional) — 3 votos
- Gregore (Botafogo) — 3 votos
- Matheus Pereira (Cruzeiro) — 2 votos
- Hércules (Fortaleza) — 2 votos
- Anibal Moreno (Palmeiras) — 1 voto
- Lucas (São Paulo) — 1 voto
Melhores atacantes: Estêvão (Palmeiras), Yuri Alberto (Corinthians) e Luiz Henrique (Botafogo)
O que você estava fazendo aos 17 anos? Bom, nesta idade, Estêvão está provando ser um dos grandes talentos do Brasil desde que surgiu Neymar. Inclusive, a cria do Palmeiras bateu o recorde do jogador do Al-Hilal como o sub-17 com mais participações em gols em uma edição de Brasileirão (13 gols e nove assistências).
Se o jovem do Alviverde provou o que muitos esperavam, Yuri Alberto calou a boca dos críticos e fez a grande temporada da carreira, terminando como artilheiro do Brasileirão com 15 gols. Alvo de perseguição da torcida do Corinthians, o atacante conseguiu especialmente no segundo semestre, quando deixou de ser um pivô para ter seu jogo de velocidade potencializado.
Para fechar o trio de ataque, aquele que talvez seja o destaque do melhor time. O habilidoso e forte Luiz Henrique, também jogador de seleção brasileira, liderou tecnicamente uma equipe forte coletivamente. Foi o vice-líder em gols do Botafogo e, obviamente, em dribles em todo Brasileirão (91 em 35 jogos).
Votos para melhor atacante do Brasileirão 2024:
- Estêvão (Palmeiras) — 21 votos
- Luiz Henrique (Botafogo) — 17 votos
- Yuri Alberto (Corinthians) — 15 votos
- Alerrandro (Vitória) — 4 votos
- Igor Jesus (Botafogo) — 3 votos
- Luciano Rodriguez (Bahia) — 1 voto
Melhor técnico: Artur Jorge (Botafogo)
Sem pré-temporada e emendando a temporada europeia na brasileira, Artur Jorge desembarcou no Brasil em abril e entrou para história em poucos meses.
O português rapidamente conseguiu dar uma cara para um time que sofria no começo de 2024 (primeiro sob comando de Tiago Nunes e depois com o interino Fábio Matias) e tirou o melhor do elenco: um jogo intenso e vertical, potencializando as opções para o ataque, o terceiro melhor do Brasileirão, autor de 59 gols.
A pressão que preparou seu time a efetuar contra os adversários também contribuiu para que montasse o sistema defensivo que menos sofreu gols no Brasileirão.
Artur também se juntou a Abel Ferreira e Jorge Jesus como os únicos portugueses a levarem a competição nacional, além de ter conquistado a Libertadores.
Votos para melhor técnico do Brasileirão 2024:
- Artur Jorge (Botafogo) — 14 votos
- Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza) — 4 votos
- Roger Machado (Juventude/Internacional) — 3 votos
Seleção Trivela do Campeonato Brasileiro de 2024
Assim ficou a seleção com os votos da equipe da Trivela e dos sites parceiros “Premier League Brasil” e “UmDoisEsportes” para o Brasileirão 2024:
John (Botafogo); William (Cruzeiro), Bastos (Botafogo), Barboza (Botafogo) e Bernabei (Internacional); Marlon Freitas (Botafogo), Gerson (Flamengo) e Rodrigo Garro (Corinthians); Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo) e Yuri Alberto (Corinthians). Técnico: Artur Jorge (Botafogo).
Melhor jogador e revelação: Estêvão (Palmeiras)
Quem diria que um jogador nascido em 2007 poderia ser considerado o melhor de uma competição disputada em 2024. Estêvão provou, quase que toda rodada, que a luta do Palmeiras pelo título até o fim só foi possível graças a seu poder de mudar jogos. Sem seus gols e assistência, o Alviverde teria somado 17 pontos a menos.
Canhoto, o ponta é daqueles que jamais se esconde e sempre que toca na bola sai alguma coisa: seja um cruzamento preciso, uma jogada individual ou uma preparação para uma finalização.
Todo esse desempenho em seu primeiro Brasileirão completo, visto que fez apenas um jogo na edição passada, sendo por isso que também foi o mais votado para revelação da competição pela equipe da Trivela.
Votos para melhor jogador do Brasileirão 2024:
- Estêvão (Palmeiras) — 10 votos
- Luiz Henrique (Botafogo) — 8 votos
- Rodrigo Garro (Corinthians) — 1 voto
- Savarino (Botafogo) — 1 voto
Votos para revelação do Brasileirão 2024:
- Estêvão (Palmeiras) — 17 votos
- Breno Bidon (Corinthians) — 1 voto
- Gabriel Carvalho (Internacional) — 1 voto
- Vitor Reis (Palmeiras) — 1 voto
Quem votou na Seleção do Brasileirão 2024 da Trivela?
No total, a votação contou com 21 participantes: Pedro Ramos (coordenador de conteúdo na Premier League Brasil); Fernando Rudnick (coordenador de conteúdo no UmDoisEsportes); Diogo Magri, Lucas Tomazelli e Matheus Rocha (sub-coordenadores na Trivela); Luana Kaseker (editora no UmDoisEsportes); Carlos Vinícius Amorim, Guilherme Calvano, Lucas de Souza, Rômulo Giacomin, Márcio Júnior e Matheus Cristianini (redatores na Trivela); Bruno Lima (setorista do Santos na Trivela), Diego Iwata Lima (setorista do Palmeiras na Trivela), Eduardo Deconto (setorista do São Paulo na Trivela), Gabriel Rodrigues (setorista do Botafogo e do Vasco na Trivela) e Fábio Lazáro (setorista do Corinthians na Trivela); Nelson Coltro (social media na Trivela e Premier League Brasil) e Victor Braggion (social media na Trivela e Premier League Brasil); Victor Canedo (criador de conteúdo na Trivela); Tim Vickery (colunista na Trivela).