Brasileirão Série A

São Paulo tenta fazer da Vila sua casa: dessa vez, em clássico para encerrar jejum como visitante

Contra o Santos, São Paulo busca a primeira vitória fora de casa no Brasileirão, para encerrar jejum incômodo e vencer segunda seguida na Vila Belmiro, na qual foi mandante na última rodada

O São Paulo acaba de vencer uma partida na Vila Belmiro. Foi contra o Red Bull Bragantino, na última quarta-feira (8), pela 33ª rodada do Brasileirão. Mas as arquibancadas estavam pintadas de vermelho, branco e preto, cores do Tricolor que era mandante da partida, porque o Morumbi está cedido para shows do Red Hot Chili Peppers e do RBD.

Neste domingo (12), às 18h30 (horário de Brasília), o São Paulo retorna à Vila Belmiro. Dessa vez, em um ambiente bem mais hostil, com o estádio em seu preto e branco habitual. Dessa vez, na condição de visitante para enfrentar o Santos em clássico válido pela 34ª rodada do Brasileirão. Dessa vez, com uma missão ingrata pela frente: exorcizar um fantasma que o persegue a cada partida fora de casa no campeonato.

Na última quarta-feira, o São Paulo conseguiu sua primeira vitória longe do Morumbi no Brasileirão. Neste domingo, o Tricolor tenta vencer pela primeira vez na condição de visitante na competição.

Caso contrário, o clube terá pela frente um aniversário sem motivo algum para comemorar: o de sua última vitória fora de casa em jogos do Brasileirão. Foi em 18 de novembro de 2022, com goleada sobre o Goiás na última rodada do campeonato passado.

Em 2023, o São Paulo divide com o já rebaixado América-MG a marca de ser as duas únicas equipes que não venceram como visitantes no Brasileirão, Em 15 jogos, o Tricolor soma sete empates e oito derrotas, com apenas 15,56% de aproveitamento. É a segunda pior campanha fora de casa na competição.

– Agora, é muito difícil explicar uma situação. Você vê que em todos os jogos no Morumbi, a nossa postura é diferente. Às vezes, foge até ao nosso entendimento o que acontece quando saímos do Morumbi.  A equipe precisa ser regular. Do contrário, passaremos sempre aperto. Queremos ter uma equipe que nos dê uma resposta positiva dentro e fora de casa – afirma Dorival Júnior, em entrevista após a goleada para o Palmeiras no Allianz Parque, a derrota que resume a campanha do São Paulo fora de casa.

De fato, o Tricolor só não vive situação mais confortável – ou até briga por coisas maiores no Brasileirão – por conta dos jogos fora de casa. Como mandante, o São Paulo soma 74,51%. Tem a segunda melhor campanha, atrás apenas do Grêmio, com 12 vitórias, dois empates e três derrotas em 17 jogos.

São Paulo no Brasileirão

  • Em casa: 17 jogos
    12 vitórias
    2 empates
    3 derrotas
    38 pontos somados
    74,51% de aproveitamento – 2ª melhor campanha
  • Fora de casa: 15 jogos
    0 vitória
    7 empates
    8 derrotas
    7 pontos somados
    15,56% de aproveitamento – 2ª pior campanha

Vitória fora não é único feito inédito em jogo na Vila

O São Paulo se vê quase obcecado com a primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro. Mas o clube também persegue outro feito inédito que não alcança há ainda mais tempo em jogos pelo Brasileirão. Neste domingo, o Tricolor pode chegar a três vitórias consecutivas na competição.

A última vez que isso ocorreu no campeonato foi no ano passado. Em apenas sete dias, entre 20 e 27 de outubro de 2022, o São Paulo enfileirou três vitórias consecutivas pelo Brasileirão contra Coritiba (3 a 1, na 29ª rodada), Juventude (2 a 1, na 33ª rodada) e Atlético-GO (2 a 1, na 34ª rodada).

Campanha do São Paulo é tão maluca, que única vitória fora do Morumbi foi como mandante (IconSport)

Em 2023, o Tricolor até conseguiu engatar três vitórias seguidas. Mas em jogos por três competições diferentes. Todos eles, no Morumbi. Entre o final de junho e o início de julho, o São Paulo venceu Tigre (2 a 0, pela Sul-Americana), Fluminense (1 a 0, pelo Brasileirão) e Palmeiras (1 a 0, pela Copa do Brasil).

– Eu quero fazer a melhor campanha possível. Não vamos abrir mão do Campeonato Brasileiro. Não vamos buscar só experiências. Vamos manter a postura que temos tido e dar uma resposta ao torcedor – disse Dorival na entrevista coletiva após a partida.

Dorival de volta à Vila

Neste domingo, Dorival Júnior retorna à Vila Belmiro na condição de rival do Santos. Um momento sempre especial para um técnico que comandou o Peixe em duas passagens, por um total de quatro temporadas: a primeira, em 2010, e a segunda, entre 2015 e 2017.

O retrospecto do técnico como mandante pelo Alvinegro, aliás, impressiona. Foram 83 jogos na Vila Belmiro e outros 11 no Pacaembu. São 83,5% de aproveitamento distribuídos em 67 vitórias, sete empates e apenas nove derrotas.

– É uma partida decisiva para muitos clubes, inclusive para o Santos. Não é fácil para quem passou por aqui. É uma situação difícil, complicada, mas estou defendendo outro clube. Vou tentar fazer meu melhor pelo São Paulo, sabendo que temos um compromisso muito difícil no fim de semana –afirmou o treinador.

Os próximos jogos do São Paulo

  • Santos x São Paulo – 34ª rodada do Brasileirão – sábado (12), às 18h30 (horário de Brasília)
  • Fluminense x São Paulo – 32ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília)*
  • São Paulo x Cuiabá – 35ª rodada do Brasileirão – data e horário a definir
    *Jogo atrasado devido à final da Libertadores
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo