Brasileirão Série A

São Paulo espera Copa do Brasil para negociar merecida renovação com Rafinha

Além de Rafinha, o São Paulo tem mais seis jogadores com contratos prestes a encerrar ao final da temporada

O contrato de Rafinha com o São Paulo vai apenas até o final do ano, mas a verdade é que 31 de dezembro dificilmente será o último dia do lateral-direito titular e capitão da equipe no clube. Conforme apurado pela Trivela, diretoria e jogador devem iniciar as conversas para tratar da renovação do vínculo após as finais da Copa do Brasil, com jogos marcados para 17 de setembro (Maracanã) e 24 de setembro (Morumbi).

Será o início das tratativas para colocar no papel um desejo que é mútuo. Rafinha quer permanecer no São Paulo. E o São Paulo quer que Rafinha permaneça para 2024, como publicado inicialmente pelo ge e confirmado pela Trivela. A prorrogação do contrato, aliás, independe do sucesso na final da Copa do Brasil. Até lá, o foco é total na busca pelo título inédito. O lateral, claro, já pode assinar um pré-contrato com outra equipe, mas isso passa longe de ser uma possibilidade neste momento.

Por que Rafinha “merece” a renovação?

Aos 37 anos, Rafinha falou sobre as chances de atuar por mais uma temporada em entrevista recente. Mais exatamente, no dia 1º de julho, após a vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Fluminense, pelo Brasileirão. Inclusive, foi às vésperas de o lateral marcar um golaço na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

– Eu quero ir até onde meu corpo permitir estar atuando. Não quero ficar me arrastando em campo, quero estar jogando como estou jogando, em alto nível. Estou desfrutando, não quero estar fora de nada. É uma coisa que deixa para o futuro. Tem grandes coisas para a gente nessa temporada. Eu não penso nisso agora – disse o jogador.

As palavras de Rafinha quase três dois meses atrás são realidade em campo. Prestes a completar 38 anos, o lateral tem correspondido como titular absoluto da lateral direita. O veterano atuou em 31 partidas na temporada, com um gol marcado.

Por conta da idade e do calendário com muitos jogos nos fins e no meio de semana, Rafinha tem sido preservado de algumas partidas pelo Campeonato Brasileiro. Atualmente, Nathan é quem o substitui. Contratado neste ano, Raí Ramos perdeu espaço com Dorival Júnior.

Além de dar a resposta em campo, Rafinha é um dos principais líderes do elenco. Costuma puxar a palavra nas preleções e, como capitão, é um dos grandes responsáveis por elevar o espírito de competitividade e também o desejo de ser campeão dentro do clube. A referência conta muito nos bastidores do clube para a sua renovação.

A confirmar, esta será a segunda prorrogação de vínculo de Rafinha com o São Paulo. O jogador chegou ao clube em 2022 e soma 81 jogos, com um gol marcado e cinco assistências. A exemplo da primeira renovação, esta negociação não deve ser trabalhosa, nem demandar longas conversas.

Mais contratos perto do fim

Além de Rafinha, o São Paulo tem mais seis jogadores com contratos prestes a encerrar ao final da temporada. O goleiro Felipe Alves deve deixar o clube, assim como Walce, que retornou após empréstimo do Juventude. Erison está emprestado pelo Botafogo e não deve ter seu vínculo ampliado para a próxima temporada. O atacante convive com lesões e pouco atuou em 2023.

Jogadores com contato até o fim do ano

  • Alexandre Pato (contrato definitivo)
  • Caio Paulista (emprestado pelo Fluminense)
  • David (emprestado pelo Inter)
  • Erison (emprestado pelo Botafogo)
  • Felipe Alves (contrato definitivo)
  • Rafinha (contrato definitivo)
  • Walce (contrato definitivo)

Alexandre Pato, por sua vez, terá sua situação avaliada até o fim do ano. O atacante tem contrato de produtividade e atuou em sete partidas em 2023 até aqui. Os casos de Caio Paulista e David são os mais complicados. Isso, porque o Tricolor tem o desejo de contar com os dois atletas para a próxima temporada.

Caio Paulista pertence ao Fluminense. O vínculo por empréstimo tem prevista uma cláusula de opção de compra para que o jogador permaneça de forma definitiva no Tricolor, mas isso demandará uma negociação com o clube carioca.

David, por sua vez, está emprestado pelo Inter até o fim do ano. O São Paulo pagou R$ 1,2 milhão ao Inter pelo empréstimo do atacante. No acordo, ficou estipulada a opção de compra de 4 milhões de euros, um valor bem acima do que o clube pode pagar. Para que o atacante permaneça, será preciso negociar com o clube gaúcho.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo