Brasileirão Série A

Seleção da Colômbia vira problema para adaptação de James Rodríguez no São Paulo

Dorival Júnior entende que convocações para a seleção colombiana nas Datas Fifa "atrasam" evolução de James no São Paulo

Mais uma Data Fifa chega com tempo de sobra para Dorival Júnior fazer ajustes no São Paulo para a reta final do Campeonato Brasileiro. O período sem jogos e exclusivo para recuperação e treinos costuma ser produtivo para o treinador, como já ocorreu em outros momentos da temporada. Mas ele não é exatamente um bom sinal para o técnico, quando se trata de James Rodríguez. No caso do colombiano, a pausa no calendário tem efeito inverso e “atrasa” a sua evolução pelo Tricolor.

Pode parecer estranho, mas o talento do meia acaba sendo “problema” para a programação do São Paulo. Grande estrela de uma nação, James Rodríguez tem presença garantida na lista de convocados da seleção colombiana. E com isso, ele perde dias importantes de treino pelo Tricolor.

Foi assim na última Data Fifa e será assim agora, para lamentações do técnico Dorival Júnior. O técnico entende que as convocações atrapalham a evolução do meia para chegar aos níveis físicos e de intensidade ideais. Como James viaja para se apresentar a sua seleção, ele perde dias de treino e retorna com carga de atividades mais baixas. Isso atrasa tanto a sua melhora física quanto o entrosamento com os companheiros.

– Eu acho que temos algumas possibilidades, treinarmos nessa semana e semana que vem mais 10 dias. Isso vai ser muito importante. O duro é que perdemos alguns jogadores. O James, por exemplo, chegou, pouco treinou com a gente, e nos momentos em que poderíamos acelerar o processo, ele sai. É natural. É meritocracia. Mas seria importante ele estar com a gente, porque quando volta não tem a mesma carga. É o que estamos lutando. Estamos trabalhando com isso – disse Dorival, na última entrevista coletiva antes do jogo contra o Vasco.

Por que James ainda não é titular?

Até agora, James tem sido opção de Dorival Júnior no banco de reservas para os jogos mais importantes da temporada. O meia, inclusive, foi campeão da Copa do Brasil sem sequer entrar em campo nas três partidas em que ele estava à disposição do treinador. O motivo para isso é que a comissão técnica ainda entende que o colombiano precisa evoluir para brigar por titularidade.

Das decisões que o São Paulo teve no ano, James só entrou em campo no duelo com a LDU, pelas quartas de final da Sul-Americana. Na ocasião, o São Paulo precisava se lançar ao ataque para buscar ao menos um gol. O meia deu a assistência para Arboleda marcar o gol que levou a decisão para os pênaltis, mas desperdiçou a cobrança que resultou na eliminação da equipe.

– Acho que estou me preparando bem, pronto para ajudar o time, ajudar os companheiros. Acho que já estou com uma idade, para fazer 33 anos, e preciso ajudar meus companheiros dentro e fora do campo. Estou preparado psicologicamente para fazer tudo isso – disse o jogador na festa do título da Copa do Brasil.

O meia chegou ao clube em agosto, vindo de um longo período de quatro meses sem atuar, desde que rescindiu com o Olympiacos, da Grécia, em abril. A avaliação da comissão técnica à época era de que o atleta estava em níveis físicos e de intensidade bem abaixo do ideal. Algo encarado com total naturalidade, justamente por conta do tempo sem jogar.

Desde então, Dorival e os demais profissionais do departamento de futebol prepararam um cronograma especial para “acelerar” o processo de recondicionamento para que o meia chegasse o quanto antes aos parâmetros ideais. Uma das estratégias para isso foi dar minutos em campo nas partidas pelo Brasileirão, para que o meia adquirisse ritmo de jogo. Ele ainda segue em busca das condições ideais para brigar pela titularidade.

Os jogos da Colômbia

James se apresenta à seleção colombiana para os jogos contra Uruguai e Equador, nos dias 12 e 17 de outubro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Apesar de seu status, ele não tem ainda titularidade garantida na Colômbia. Na última Data Fifa, no começo do mês passado, o meia também foi convocado e entrou em campo como reserva nas duas partidas. Atuou 15 minutos na vitória sobre a Venezuela e 32 no empate com o Chile.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo