São Paulo quer pagar a contratação de James Rodríguez com recursos próprios
Contratação de James Rodríguez, se acontecer, será feita com recursos próprios e sem o apoio de investidores. Acordo está bem próximo de ser concretizado
O São Paulo avança nas conversas e se aproxima de um acerto para definir a contratação de James Rodríguez como grande reforço para Dorival Júnior. E o clube fará esse movimento – ou ao menos pretende fazer – com recursos próprios.
Conforme a Trivela apurou, o Tricolor não buscou investidores para aportar financeiramente a negociação. O clube já apresentou valores e tempo de contrato ao atleta. Os valores para um vínculo por duas temporadas estão dentro do que o Tricolor considera que pode arcar por mês.
Vale lembrar que James Rodríguez está livre no mercado após rescindir seu contrato com o Olympiacos, da Grécia, em abril. Dessa forma, o São Paulo não terá que pagar outro clube para conseguir a liberação do meia. O clube arca “apenas” com salários e luvas.
Reforço para mudar patamar do time
A diretoria são-paulina conduz a negociação com misto de otimismo e cautela, até pelo tamanho da operação. A avaliação é de que James é um jogador capaz de mudar o patamar da equipe e ser um diferencial para brigar por títulos no segundo semestre.
Com anos de seleção colombiana, destaque na Copa de 2014 e passagens por gigantes como Real Madrid (ESP) e Bayern de Munique (ALE), James é um jogador de renome. Claro que o patamar do jogador pesa e nem poderia ser diferente diante de um atleta deste quilate.
Mas a Trivela apurou que o nome dele passou por uma criteriosa análise do departamento de mercado do clube são-paulino. Foram avaliados dezenas de atletas da posição até a escolha de avançar por James.
Trata-se de um pedido de Dorival Júnior. Mesmo que o treinador evite falar de carências ou reforços publicamente, o treinador entende que o elenco precisa de um meia “camisa 10”. Especialmente com a qualidade do colombiano.
Prova disso é que antes de James Rodríguez, o São Paulo teve interesse também na contratação do uruguaio Rodrigo Zalazar. O meia que defende a seleção de seu país estava no Schalke 04, da Alemanha, e acertou com o Braga, de Portugal.
Além de um meia, o São Paulo busca também a contratação de um atacante de velocidade para atuar pelos lados do campo. O clube assinou um pré-contrato com Erick, do Ceará, para 2024. O Tricolor ainda tenta negociar a liberação do atleta para esta temporada, mas o clube cearense faz jogo duro e pede o valor da multa rescisória, na casa dos R$ 30 milhões.
O desempenho recente de James
James está livre no mercado desde que rescindiu o contrato com o Olympiacos, em abril. Em suas contas nas redes sociais, o meia costuma postar imagens de sua rotina de treinamentos para manter a forma enquanto não acerta com um novo clube. Ele inclusive treinou nas dependências da Federação Colombiana de Futebol.
Pelo Olympiacos, o meia teve um bom desempenho na temporada de 2022/23. Isso, inclusive, foi visto como algo positivo nas análises feitas pelo clube. Ele disputou 20 jogos, com cinco gols e seis assistências no Campeonato Grego. Seu clube anterior foi o Al-Rayyan, do Catar.
O meia foi revelado pelo Envigado, da Colômbia. Depois, ele passou por Banfield (ARG), Porto (POR), Monaco (FRA), Real Madrid (ESP), Bayern de Munique (ALE), Everton (ING), Al-Rayyan (CAT) e Olympiacos (GRE), seu último clube.
Ver essa foto no Instagram
São Paulo corre para fechar negócio
O São Paulo trabalha para fechar a contratação de James Rodríguez até o dia 8 de agosto. Esta é a data-limite prevista no regulamento da Copa do Brasil para inscrevê-lo a tempo do jogo de volta da semifinal contra o Corinthians, em 16 de agosto, no Morumbi. A ideia é intensificar as conversas para fechar o negócio o quanto antes.
A data, aliás, permite que o Tricolor siga as negociações com James mesmo após o fechamento da janela de transferências, em 2 de agosto. Como o meia está livre no mercado, ele pode ser contratado fora do prazo para negociações entre clubes.
Isso já aconteceu com Alexandre Pato. O atacante foi anunciado como reforço ainda no mês de maio, muito antes da abertura da janela em 3 de julho. Ele estava livre no mercado desde a rescisão de contrato com o Orlando City, dos Estados Unidos.
Foto enigmática agita web
Horas após as notícias sobre a negociação deixarem os torcedores empolgados, James tratou de dar um toque a mais às esperanças são-paulinas. O meia publicou uma foto em sua conta no Instagram dentro de um avião particular, com um emoji de dois olhos como legenda.
Ver essa foto no Instagram