Brasileirão Série A

São Paulo vai da timidez no mercado à estrela e negocia com James Rodríguez

James Rodríguez está livre no mercado após deixar o futebol grego e conversa há algumas semanas com a diretoria do São Paulo. Posição é pedido de Dorival

Da timidez à tentativa de contratar uma estrela, o São Paulo enfim se move –  com boa dose de ambição – na janela de transferências. O clube tem conversas em andamento com James Rodríguez. O colombiano está livre no mercado após rescindir seu contrato com o Olympiacos, da Grécia.

A informação foi noticiada inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pela Trivela. O clube mantém contato com o estafe do meia já há algumas semanas e avançou nas negociações nos últimos dias. A diretoria não comenta publicamente a tratativa.

Da timidez no mercado à estrela

O movimento por James Rodríguez chama atenção pela postura do São Paulo até então no mercado. Passadas três semanas desde a janela de a abertura o clube segue sem anunciar reforços e sequer tem acertos alinhados para esta temporada.

Até então, o único nome acertado com o clube é o de Erick. O atacante que pertence ao Ceará assinou pré-contrato com o São Paulo para 2024, com duração de três temporadas. A diretoria ainda negocia a liberação antecipada com o clube cearense, que faz jogo duro e pede o valor da multa rescisória – R$ 30 milhões.

Como o São Paulo irá pagar James?

A Trivela apurou que o São Paulo conduz a negociação sem o aporte de investidor. A diretoria pretende usar recursos próprios para fechar a contratação do meia, mesmo em situação delicada em suas finanças. O que favorece o clube neste contexto é que James está livre no mercado. Assim, o Tricolor negocia diretamente com o atleta valores de vencimentos mensais e luvas, sem necessidade de compensação financeira a outra equipe.

Recentemente, o Botafogo chegou a negociar com o colombiano. A SAF do clube apresentou uma proposta com valor fixo e bônus mensais, mas o meia recusou os valores apresentados.

Em maio, ele deu entrevista à à Win Sports, da Colômbia, e afirmou que pretendia seguir na Europa. O meia disse que esperaria o mercado europeu “aquecer” a partir de junho. Mas até o momento, ele segue sem acertar com um novo clube.

— Vai aparecer algo bom. Na Europa, as coisas vão começar a se mexer em junho e julho, e vamos buscar quem queira um 10. Tenho talento, qualidade e sou uma pessoa que gosta de trabalhar, muito profissional. Sei que muitos duvidam, mas não me importa o que digam aí fora, sei o que sou e o que posso entregar — afirmou o jogador.

Posição é pedido de Dorival

Dorival Júnior evita fazer pedidos públicos por reforços ou até mesmo citar carências de seu elenco. Mas a posição de meia é uma das prioridades do clube no mercado. Antes de James Rodríguez, o São Paulo teve interesse também na contratação do uruguaio Rodrigo Zalazar. O meia que defende a seleção de seu país estava no Shalcke 04, da Alemanha, e acertou com o Braga, de Portugal.

Além de um meia, o São Paulo busca também a contratação de um atacante de velocidade para atuar pelos lados do campo. É o caso de Erick, inclusive.

O desempenho recente de James

James está livre no mercado desde que rescindiu o contrato com o Olympiacos, em abril. Em suas contas nas redes sociais, o meia costuma postar imagens de sua rotina de treinamentos para manter a forma enquanto não acerta com um novo clube. Ele inclusive treinou nas dependências da Federação Colombiana de Futebol.

Pelo Olympiacos, o meia teve um bom desempenho na temporada de 2022/23. ELe disputou 20 jogos, com cinco gols e seis assistências no Campeonato Grego. Seu clube anterior foi o Al-Rayyan, do Catar.

O meia foi revelado pelo Envigado, da Colômbia. Depois, ele passou por Banfield (ARG), Porto (POR), Monaco (FRA), Real Madrid (ESP), Bayern de Munique (ALE), Everton (ING), Al-Rayyan (CAT) e Olympiacos (GRE), seu último clube.

Até quando vai a janela de transferências?

A segunda janela de transferências abriu no último dia 3. O prazo para contratações vai até 2 de agosto. Ou seja: o Tricolor tem pela frente mais 14 dias para buscar reforços para Dorival Júnior. E na contramão, para tentar segurar todos os jogadores do elenco para as decisões no segundo semestre.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo