Brasileirão Série A

Santos: turcos detalham como foram as últimas temporadas de Júnior Caiçara

Experiente lateral-direito de 34 anos, Junior Caiçara assinou contrato com o Santos até final deste ano

O Santos anunciou, nesta segunda-feira (21), a contratação do experiente lateral-direito Júnior Caiçara, de 34 anos. O vínculo do jogador terá validade até dezembro deste ano. O Peixe será o primeiro clube do atleta desde que ele deixou o Basaksehir, da Turquia, em janeiro deste ano.

Justamente por estar há oito meses sem jogar, o torcedor fica em dúvida sobre as características e o potencial de Caiçara. Pensando nisso, a Trivela foi em busca de informações e conversou com quem acompanhou de perto as últimas temporadas do novo lateral santista.

A passagem de Caiçara pelo Basaksehir teve seis anos de duração. Foram 200 partidas, 22 assistências e dois gols marcados. Lá, ele foi peça importante para que o clube conquistasse a maior glória da sua história: o título nacional da temporada 2019/2020.

Repórter da Spor Television, da Turquia, Kerem Canbulat viu de perto o desempenho de Caiçara pelo país e explica como o jogador surpreendeu a todos em Istambul.

– Os jogadores brasileiros sempre foram acompanhados com um olhar diferente na Turquia. Embora os defensores não recebessem tanta atenção quanto os jogadores ofensivos, havia algumas exceções. E o Júnior Caiçara foi um desses jogadores. Quando ele se transferiu para Başakşehir por 3 milhões de euros na temporada 2017/2018, as pessoas pensaram que o preço era alto para ser investido em um lateral direito. Porém, Caiçara se tornou uma das referências do primeiro e único campeonato da história do clube por toda a sua contribuição ofensiva e dinamismo – fala o jornalista.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Junior Caiçara (@jr_caicara80)

No ano seguinte, as coisas começaram a sair dos eixos para o jogador e para o clube. Mesmo envolvido na fase de grupos da Champions League, o Basaksehir caiu de rendimento e Caiçara sofreu uma ruptura do tendão de aquiles. A lesão ocorreu em um confronto da própria Champions League, contra o Leipzig, na Alemanha, em outubro de 2020.

Desentendimento com o treinador

Foram pouco menos de sete meses longe dos gramados em recuperação. Nesse período, a equipe não conseguiu repetir o bom desempenho do ano anterior e o então técnico Okan Buruk acabou demitido na sequência do retorno de Caiçara. Aykut Kocaman foi contratado para conduzir o time.

Júnior Caiçara na turquia
Júnior Caiçara, anunciado como novo reforço do Santos, foi peça importante na conquista do Campeonato Turco de 2019/2020 pelo Basaksehir

– Com Kocaman, a equipe lutou contra o rebaixamento, mas conseguiu se manter na elite do futebol turco. Ocorre que Caiçara não ficou satisfeito com o futebol proposto pelo experiente técnico e usou as suas redes sociais para criticá-lo após as derrotas nas três primeiras semanas da temporada 2020/2021. Incomodado, Kocaman afastou Caiçara do elenco – lembra Canbulat.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

“Mau exemplo para os jovens”

Tempos depois do afastamento, Caiçara se arrependeu da postura e das críticas ao treinador e voltou às redes sociais para se desculpar.

– Estou ciente de que estou dando um mau exemplo para os jovens jogadores com essa atitude e pedi desculpas a Kocaman várias vezes – escreveu o lateral.

Um mês mais tarde, Kocaman aceitou os pedidos de desculpas e reintegrou Caiçara.

Caiçara recuperou o rendimento?

Apresentador da Vole – canal turco de esportes no YouTube -, Onur Tuğrul ressalta a bela parceria que Caiçara fez com o meio-campista bósnio Edin Visca no Basaksehir.

– Caiçara e Edin Visca formaram uma dupla inesquecível pelo lado direito do campo. Edin, certa vez, me disse: ‘jogar com Caiçara é muito seguro. Nós nos conhecemos muito bem. Não preciso pensar em outra coisa quando estamos juntos em campo – diz Tuğrul.

O jornalista, porém, faz uma ressalva preocupante para os santistas.

– Após a lesão, Caiçara perdeu o lugar na equipe. A equipe também sofreu muito sem as suas atuações. Mas a verdade é que ele nunca mais conseguiu recuperar o seu desempenho. Digo, inclusive, que o Basaksehir sente falta daqueles dias com Caiçara até hoje.

Sem ver o lateral-direito conseguir repetir as apresentações do passado, o clube de Istambul decidiu, em comum acordo com o jogador, encerrar o contrato no meio da última temporada passada.

Um lateral-direito bastante ofensivo

Sem clube, ele voltou ao Brasil. Retornou a Santos, sua cidade natal. Em recente entrevista para o site, Caiçara revelou que o ciclismo, hobby que adquiriu nos últimos meses, foram essenciais para que ele mantivesse o condicionamento físico e se recuperasse definitivamente da lesão no tendão.

Agora vinculado ao Santos, o jogador buscará ritmo de jogo no CT Rei Pelé para ficar à disposição do técnico Diego Aguirre, que, segundo os jornalistas turcos, terá um lateral bastante ofensivo.

– Ele é um lateral inteligente e seguro defensivamente. Mostra coragem ofensivamente em campo. Com certeza trata-se de um jogador experiente – acrescenta Tuğrul.

– Caiçara é um lateral muito mais ofensivo do que defensivo. Não tenha dúvidas disso. Mas seu desempenho foi baixo nas últimas temporadas. Não é fácil voltar a jogar em alto nível depois da lesão que teve e de ficar praticamente oito meses parado. Temos que lembrar que ele tem 34 anos agora. Espero que consiga jogar bem novamente. Só não tenho certeza se conseguirá – finaliza Canbulat.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo