Brasileirão Série A

Quanto o Santos perde sem Rincón no meio-campo contra o Bragantino?

Volante venezuelano Tomás Rincón recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Palmeiras e desfalca o Santos na próxima rodada

Depois de passar sete rodadas seguidas na zona de rebaixamento, o Santos nada por águas mais tranquilas neste Campeonato Brasileiro. Com 30 pontos conquistados, o Peixe é o 14º colocado da competição e tem três pontos de vantagem para o Vasco, que abre o Z4. Apesar disso, o técnico Marcelo Fernandes já sabe que tem uma nova dor de cabeça para resolver. Na próxima rodada, o treinador não poderá contar com o venezuelano Tomás Rincón, que recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Palmeiras.

O próximo compromisso do Santos no Brasileirão será diante do Red Bull Bragantino, dia 19 de outubro, na Vila Belmiro, às 20 horas (horário de Brasília), pela 27ª rodada da competição.

A ausência de Rincón nesse duelo será sentida por pelo menos três motivos.

  • Liderança;
  • Qualidade no meio-campo;
  • Elemento surpresa.

Novo dono da braçadeira de capitão

Apesar de ter apenas sete partidas disputadas com a camisa do Santos, Rincón, com mais de 14 anos de experiência no futebol europeu e na seleção venezuelana, se tornou uma das lideranças do atual elenco alvinegro.

A vitória sobre o Palmeiras marcou o segundo jogo do meio-campista usando a faixa que leva o ‘Z’ de Zito – capitão do Santos multicampeão da década de 60 – no braço. Ele herdou a braçadeira após o goleiro João Paulo, antigo capitão, propor essa mudança ao técnico Marcelo Fernandes para oxigenar a liderança no elenco.

Posicionado em uma região estratégica do campo, o venezuelano tem sido o representante do treinador nas quatro linhas com orientações para os homens de ataque e defesa da equipe, além de estar mais próximo dos árbitros para conversas e cobranças pontuais.

Fora da partida contra o Red Bull Bragantino, essa liderança deverá ser exercida novamente pelo goleiro santista.

Referência do meio-campo do Santos

Outro fator que traz preocupação com a ausência de Rincón contra o Red Bull Bragantino é em relação à queda de qualidade. Além de um líder nato, o venezuelano já deixou claro que a sua capacidade técnica é de grande valia para o meio-campo do Santos naquilo que diz respeito à construção e destruição de jogadas.

Em termos defensivos, Rincón tem 25 interceptações, sendo 18 nos três últimos jogos, 19 recuperações de bola no meio-campo e 27 duelos defensivos ganhos. Já ofensivamente, o venezuelano tem 186 passes certos, uma assistência e dois gols marcados.

Volante artilheiro do Santos

Os dois gols marcados por Rincón com a camisa do Santos foram marcados aparecendo de maneira surpreendente por trás das defesas de Vasco e Palmeiras. Por conta da baixa estatura – o meio-campista tem 1,77 cm -, o venezuelano tem sido usado como elenco surpresa pelo técnico Marcelo Fernandes nas ensaiadas cobranças de escanteio do Peixe.

Longe de ser uma preocupação para os sistemas defensivos adversários, que sempre buscam os jogadores mais altos do Santos, Rincón, nos dois últimos jogos, correu inteligentemente nas costas dos marcadores à procura do melhor posicionamento na área e, sozinho, aproveitou o desvio de cabeça de algum companheiro, na primeira trave, para, na segunda trave, estufar as redes. Algo que os outros volantes não faziam.

Provável substituto de Rincón

Sem Rincón, o técnico Marcelo Fernandes terá que encontrar um substituto para executar as funções do seu capitão contra o Red Bull Bragantino. A tendência é de que essa vaga seja ocupada por Rodrigo Fernández, que volta a ficar à disposição do treinador após cumprir suspensão contra o Palmeiras, e terá como principal responsabilidade proteger a defesa, uma vez que não tem a mesma qualidade do titular com a bola nos pés.

Além do uruguaio, Dodi concorre pela posição, uma vez que Camacho está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Três titulares estão de volta

Se por um lado Marcelo Fernandes terá que fazer observações para substituir Rincón, por outro ele comemora o retorno de três importantes peças da equipe titular. Fora contra o Palmeiras por suspensão, o lateral-esquerdo Dodô, o meio-campista Lucas Lima e o atacante Soteldo estão de volta e serão titulares contra o Red Bull Bragantino, que é o vice-líder do Brasileiro, com 46 pontos conquistados. Nove a menos do que o líder Botafogo.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo