Rebaixamento no Brasileirão: o que o Santos precisa para não cair?
Veja o que o Santos precisa para escapar do rebaixamento no Brasileirão 2023
O Campeonato Brasileiro entrou na sua reta final. Com mais nove rodadas para serem disputadas após a suada vitória sobre o Coritiba, por 2 a 1, nesta quinta-feira (26), o Santos segue com a calculadora nas mãos fazendo as contas de quantos pontos necessita para evitar o inédito rebaixamento. Mas afinal, de quantos pontos mais o Santos precisa para se manter na elite do futebol brasileiro?
Atualmente com 33 pontos, o Peixe ocupa a 16ª colocação na tabela e é o primeiro time fora do temido Z4. Isso, obviamente, não permite qualquer tipo de relaxamento por parte do elenco alvinegro.
CADÊ A TABELA? CADÊ A TABELA?
Tá aqui, 100% atualizada depois da Rodada 29. Não dá nem tempo de comemorar ou lamentar, porque sábado já tem mais!
Vem que é o #NossoMelhor na reta final! pic.twitter.com/tfphvQlkJo
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) October 27, 2023
Risco de queda atual do Santos é de 33%
De acordo com as estatísticas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o risco do Santos ser rebaixado, antes do início da 30ª rodada, é de 33% — veja chances de título, Libertadores e rebaixamento de todos os times.
Em tese, o Peixe luta com nove equipes para escapar das duas vagas na zona de rebaixamento existentes, uma vez que Coritiba e América-MG, com 20 e 19 pontos, respectivamente, têm, cada um, 99% de chance de caírem.
Além do Santos, Vasco, com 70%; Goiás, com 50%; Bahia, com 18%; Corinthians, com 10%; Cuiabá, com 7%, e Cruzeiro, com 5% estão no grupo que tenta exorcizar o fantasma da Série B.
Com quantos pontos se salva?
Ainda conforme os levantamentos da UFMG, o time que chegar aos 39 pontos já terá 50% de chance garantir a sua permanência na Série A do Brasileirão.
Diante disso, com mais duas vitórias o Santos pode ver esse objetivo começar a virar realidade.
As equipes que terminarem a competição com 40 pontos verão essa possibilidade subir para 56%. Com 41, a chance de permanência sobe para 62%, com 42 vai para 68% e com 43 é de 74%.
O temor do rebaixamento começa a desaparecer definitivamente para os times que chegarem aos 44 pontos, pois a probabilidade de continuar na elite do futebol nacional passa a ser de 79%. Com 45 pontos a permanência na Série A fica 83% mais próxima, enquanto com 46 se torna 87% real.
Mais 27 pontos em disputa
Os próximos nove compromissos do Santos no Brasileirão serão:
- Corinthians x Santos – Neo Química Arena, em São Paulo
- Flamengo x Santos – Mané Guarrincha, em Brasília
- Santos x Cuiabá – Vila Belmiro, em Santos
- Goias x Santos – Hailé Pinheiro, em Goiânia
- Santos x São Paulo – Vila Belmiro, em Santos
- Botafogo x Santos – Nilton Santos, no Rio de Janeiro
- Santos x Fluminense – Vila Belmiro, em Santos
- Athletico-PR x Santos – Arena da Baixada, em Curitiba
- Santos x Fortaleza – Vila Belmiro, em Santos
Vitórias em casa salvam o Santos
Considerando todas as partidas restantes, o Santos pode garantir a sua permanência na Série A vencendo apenas os compromissos como mandante, diante de Cuiabá, São Paulo, Fluminense e Fortaleza. Se conseguir isso, o Peixe terminará a competição com 45 pontos.
Em caso de tropeço como mandante, os comandados de Marcelo Fernandes terão que compensar isso com um bom resultado como visitante. Nesse cenário, derrotar o Goiás, em um confronto direto na briga, é essencial.
Sob desconfiança da torcida
Por mais que o sonho de evitar a queda seja plenamente viável, o torcedor do Santos ainda olha para a tabela de classificação com certo receio. E esse sentimento se justifica por conta do desempenho da equipe no Brasileirão.
Ao longo das 29 rodadas disputadas até o momento, o aproveitamento do Alvinegro foi de apenas 37%. A desconfiança da torcida aumentou na última semana após a vexatória goleada por 7 a 1 sofrida para o Internacional, no Beira-Rio, domingo passado (22).
Junto a isso, o fato de Santos ter a terceira pior defesa do campeonato, com 53 gols sofridos, e ter levado gols nas últimas 19 partidas aumentam a angústia dos santistas nessa reta final de competição.