Brasileirão Série A

Santos faz seu papel, vence o Coritiba na Vila Belmiro e respira fora da Z-4 do Brasileirão

Com a vitória sobre o Coritiba, o Santos sobe para a 16ª colocação na tabela da competição

O Santos está fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (26), o Peixe venceu o Coritiba, por 2 a 1, na Vila Belmiro, e subiu para a 16ª colocação na tabela com 34 pontos e ultrapassando Vasco e Goiás. Com o resultado, válido pela 29ª rodada, o Coxa segue estacionado na 19ª posição e cada vez mais próximo da Série B. Os gols da partida foram marcados por Joaquim e Marcos Leonardo, enquanto Robson descontou para os paranaenses.

O próximo compromisso do Santos é domingo (29), às 18h30 (horário de Brasília), contra o arquirrival Corinthians, que também luta contra o rebaixamento, na Neo Química Arena. Já o Coritiba visita o Internacional no mesmo dia e horário.

Lançamento do terceiro uniforme do Santos

Uma hora antes da vitória sobre o Coritiba, o Santos fez o lançamento oficial do seu terceiro uniforme para a temporada 2023/2024. Em homenagem ao Japão, conforme antecipado pela Trivela no mês passado, a camisa foi apresentada por ex-jogadores como Pepe, Edinho e Marcelo Passos. O evento, realizado no Memorial das Conquistas da Vila Belmiro, contou com a presença do vice-cônsul do país asiático Hiroyuki Ide.

Ex-jogadores com a camisa japonesa
Ex-jogadores do Santos, representantes da colônia japonesa no Brasil participaram do lançamento (Foto: Bruno Lima)

Começo movimentado na Vila Belmiro

Assim como ocorreu na derrota para o Red Bull Bragantino, o Santos, empurrado pela torcida, iniciou o jogo empurrando o Coritiba para o campo de defesa. Na primeira jogada de ataque, Marcos Leonardo acertou uma finalização de primeira, que exigiu boa defesa do goleiro Gabriel.

No ataque seguinte, Gabriel não foi tão eficaz. Lançado no ataque, Marcos Leonardo foi derrubado por Henrique na entrada área. Na cobrança de falta, Lucas Lima ergueu a bola na área e Joaquim testou para o fundo das redes. Santos 1 x 0 Coritiba.

A alegria dos mais de 11 mil santistas presentes no estádio alvinegro durou pouco. Aos 5 minutos, o Coritiba foi ao ataque por meio de bola levantada na área do Peixe e o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães anotou pênalti após a bola bater no braço do lateral-esquerdo Dodô. A penalidade, confirmada após consulta ao VAR, foi convertida por Robson.

Coritiba com um jogador a menos

Com o empate, o Coxa, claramente satisfeito, recuou as suas linhas e ficou à espera do Santos no campo de defesa. Diante da postura defensiva, coube ao Coritiba parar algumas jogadas do Peixe com faltas. O meio-campista Willian Farias foi quem mais utilizou esse recurso e, advertido com dois cartões amarelos, foi expulso aos 38 minutos do primeiro tempo.

Apesar de contar com um jogador a mais, o Santos não soube aproveitar a vantagem e a primeira etapa se encerrou com o empate no placar.

Mais um atacante no Santos

No intervalo, o técnico Marcelo Fernandes sacou Kevyson e colocou o centroavante Julio César Furch. Assim, o Santos passou a jogar no 4-3-3.

Mais recuado do que nunca, o Coritiba entregou a bola de vez para o Santos e tentou se defender durante todo segundo tempo. Com a retranca paranaense, o Peixe encontrou muitas dificuldades e só foi levar perigo aos 19 minutos, quando Furch, com um leve desvio de cabeça, acertou a trave do goleiro Gabriel.

Vice-artilheiro do Brasileirão

Com o passar do tempo, a apreensão da torcida foi aumentando. Essa angustia, no entando, chegou ao fim aos 28 minutos, quando Marcos Leonardo, na pequena área, aproveitou a jogada individual de Soteldo, e, de cabeça, recolocou o Santos em vantagem. Foi o 13º gols do camisa do Peixe, que é o vice-artilheiro da competição, atrás apenas de Tiquinho Soares, do Botafogo, com 16.

O centroavante santista quase ficou ainda mais próximo do botafoguense ao marcar um golaço, com direito a chapéu no defensor, que foi anulado por conta um impedimento polêmico.

Mas o gol anulado não fez falta. O Peixe seguiu com o controle da partida e confirmou a suada vitória.

Estatísticas da partida

Finalizações no gol

Santos 7 x 2 Coritiba

Posse de bola

Santos 63% x 37% Coritiba

Escanteios

Santos 10 x 2 Coritiba

Próximos jogos do Santos

  • 29/10 – Corinthians x Santos – 18h30 (horário de Brasília) – Neo Química Arena
  • 1/11 – Flamengo x Santos – 20 horas (horário de Brasília) – Mané Garrincha
  • 6/11 – Santos x Cuiabá – 20 horas (horário de Brasília) – Vila Belmiro

Próximos jogos do Coritiba

  • 29/10 – Internacional x Coritiba – 18h30 (horário de Brasília) – Beira-Rio
  • 1/11 – Coritiba x Grêmio – 20 horas (horário de Brasília) – Couto Pereira
  • 5/11 – Coritiba x Goiás – 18h30 – (horário de Brasília) – Couto Pereira]
Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna
Botão Voltar ao topo