Torcida do Santos invade Vila Belmiro (de novo) à caça de Rueda após rebaixamento e expulsa funcionários
Cerca de 15 torcedores do Santos invadiram a Vila Belmiro na tarde desta quinta-feira (7) para cobrar o presidente

No dia seguinte ao rebaixamento do Santos no Campeonato Brasileiro, um grupo de torcedores invadiu a Vila Belmiro para fazer cobranças ao presidente Andres Rueda. De acordo com o apurado pela Trivela, a invasão foi realizada por cerca de 15 pessoas, no início da tarde desta quinta-feira (7), e terminou com os invasores mandando todos os funcionários deixarem o estádio alvinegro. O mandatário do clube não estava na sala da presidência, tampouco no clube.
Conforme o relato de uma testemunha, os integrantes da torcida entraram nas dependências da Vila Belmiro batendo nas portas e, aos gritos, mandando todos embora porque ninguém mais ali ia trabalhar. À procura do presidente, os invasores tomaram posse de chaves do clube e passaram a invadir salas que estavam trancadas.
Assustados, os funcionários deixaram o estádio e encerraram o expediente, enquanto os torcedores seguiram no clube. Ninguém foi agredido fisicamente. A Polícia Militar foi acionada para controlar a situação e retirar os invasores da Vila Belmiro.
Os funcionários do Santos não retornarão à Vila nesta quinta e não sabem como será o dia de trabalho nesta sexta-feira (8)
Protestos começaram na noite de quarta-feira
Os atos de vandalismo por conta do rebaixamento do Santos no Campeonato Brasileiro começaram na noite desta quarta-feira (6) antes mesmo do apito final do confronto com o Fortaleza, que decretou a queda do Peixe.
Assim que o tricolor cearense marcou o segundo gol da vitória por 2 a 1 sobre o Santos, a torcida alvinegra passou a arremessar bombas no gramado e alguns torcedores invadiram o campo.
Do lado de fora, o entorno da Vila Belmiro foi transformado em praça de guerra. Ao todo, seis ônibus da frota municipal foram incendiados durante a madrugada e cinco carros foram queimados no entorno do estádio. Um dos automóveis pertencia ao atacante Mendoza.
Torcida do Santos está colocando fogo em ônibus da Cidade pic.twitter.com/d0wn8SyfK3
— Bruno Lima (@unollima) December 7, 2023
10 pessoas atendidas na UPA de Santos
Conforme a Prefeitura Municipal de Santos, 10 pessoas que estavam nas imediações da Vila Belmiro foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central após o jogo. Nenhuma, no entanto, com quadro considerado grave.
Os torcedores também destruíram, 12 lixeiras de concretos, além de outros quatro recipientes quebrados. Uma boca de lobo também foi danificada. A prefeitura, por meio de um comunicado, informou que iniciou a reposição de todos os equipamentos destruídos.
Elenco entrou em período de férias
Com o término do Campeonato Brasileiro, os jogadores do Santos iniciaram o período de férias e não irão mais ao Centro de Treinamento Rei Pelé neste ano. Os atletas aguardarão as decisões da diretoria para saber se continuam ou deixam o clube.
No próximo sábado (9), os associados do Santos irão definir em eleição quem será o presidente do clube no próximo triênio. Cinco candidatos concorrem ao pleito:
- Ricardo Agostinho
- Wladimir Mattos
- Rodrigo Marino
- Maurício Maruca
- Marcelo Teixeira
O vencedor da eleição sabe que terá um grande desafio pela frente para remontar o elenco visando o retorno à elite do futebol nacional em 2025. Com uma queda drástica em suas finanças por conta do rebaixamento e de só ter o Campeonato Paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024, o próximo presidente sabe que será inviável manter os principais jogadores de uma folha salarial mensal que é de R$ 12 milhões.