Santos reformula departamento de futebol para evitar rebaixamento inédito
Peixe fez importantes mudanças nos últimos dias em diferentes frentes da equipe profissional

Para fugir da zona de rebaixamento e evitar a inédita queda à Série B do Campeonato Brasileiro, o Santos decidiu promover uma profunda reformulação no seu Departamento de Futebol. Nos últimos dias, três mudanças ocorreram no setor para oxigenar o ambiente no CT Rei Pelé e melhorar, quem sabe, o futebol da equipe dentro de campo.
O último a deixar a Vila Belmiro foi o assistente de coordenação Elio Carraveta, que entregou o cargo nesta quarta-feira (9). Antes, e por diferentes razões, o coordenador de esportes Paulo Roberto Falcão e o treinador Paulo Turra também se despediram do Santos.
Para reanimar o elenco e recolocar o Peixe no caminho das vitórias, o presidente Andres Rueda trouxe Alexandre Gallo para o lugar de Falcão, Diego Aguirre para a vaga de Turra e Marcelo Fernandes para compor a comissão técnica fixa do clube.
Bem-vindo, Alexandre Gallo! ? pic.twitter.com/6o0sFTP28M
— Santos FC (@SantosFC) August 9, 2023
Importunação sexual de Falcão
Paulo Roberto Falcão deixou o Santos após ser acusado de importunação sexual contra a recepcionista do hotel em que morava na Cidade.
Em depoimento à polícia, conforme publicado exclusivamente pela Trivela, a vítima afirmou que o ex-dirigente do Peixe “roçou o pênis no braço esquerdo dela” em duas oportunidades distintas.
Pressionado após a publicação da matéria, Falcão emitiu um comunicado oficial explicando a saída.
– Em respeito à torcida do Santos Futebol Clube, pelos recentes protestos diante do desempenho do time em campo, decidi deixar o cargo de coordenador esportivo nesta data. Meu sentimento, em primeiro lugar, é defender a imagem da instituição. Sobre a acusação feita nesta sexta-feira, que recebi com surpresa pela mídia, afirmo que não aconteceu.
Péssima campanha de Turra
Depois de 39 dias e apenas uma vitória conquistada em sete jogos disputados, Paulo Turra foi demitido. Sem conseguiur dar uma identidade de jogo ao time. Com um futebol desorganizado e completamente inofensivo, o treinador viu a equipe despencar na tabela até entrar na zona de rebaixamento do Brasileirão.
Insatisfeita com o desempenho e receosa com a queda, a diretoria optou por demiti-lo semanas depois de contratá-lo para substituir Odair Hellmann.
Decisão pessoal de Carravetta
Trazido ao Santos por Falcão, Elio Carraveta decidiu deixar o clube após a saída do responsável pela sua chegada. O dirigente participou da escolha pelo nome de Aguirre e logo após o treinador uruguaio assinar contrato ele comunicou a direção que estava deixando o Peixe.
Nova cara do departamento
Identificados com o Santos por terem passagens anteriores no clube, Alexandre Gallo e Marcelo Fernandes são as apostas de Rueda para organizar o dia a dia no CT Rei Pelé e conscientizar o elenco da gravidade do momento vivido no Campeonato Brasileiro.
Marcelo Fernandes está de volta ao cargo de auxiliar técnico da comissão fixa do Santos FC e já está nas atividades com o elenco profissional no CT Rei Pelé. Bem-vindo de volta, MF! ⚪⚫ pic.twitter.com/GrIC5HFUCC
— Santos FC (@SantosFC) August 9, 2023
A dupla, junto com o trabalho no campo de Aguirre, tentará, entre outras coisas, passar aos jogadores o quão negativo será para carreira de cada um deles ficar marcado como os personagens do primeiro rebaixamento da história do clube.
Ideia positiva de Aguirre
Terceiro técnico do Santos no Brasileiro, Aguirre foi apresentado nesta quarta-feira (9) e, sabedor dos problemas da equipe, se mostrou lúcido quanto aos passos que o time terá que dar para deixar a zona de rebaixamento ao longo das “20 finais que restam” na competição.
– O que aconteceu já foi. A partir de agora começa uma nova etapa. Uma nova ideia. Não quero falar publicamente das coisas feias do time. Temos que melhorar, obviamente, e formar um time forte. Os mesmos jogadores que não estão bem podem jogar bem de um dia para o outro. Acredito que vai acontecer e por isso falo em confiança. Temos que pensar assim. Qualidade os jogadores têm muito e só precisam recuperar o bom momento -, disse o novo técnico.
Cartada final de Andres Rueda
Com mais quatro meses de administração, essas mudanças podem ser a última cartada de Andres Rueda para evitar uma mancha inapagável como presidente do Santos. Durante os dois anos e oitos meses de gestão, o dirigente promoveu mais de 15 mudanças no futebol profissional e ficou marcado como um verdadeiro triturador de treinadores.
Mesmo diante de tantas mexidas, o Santos não se colocou em disputa de nenhum título nesse período. Longe disso. Foram brigas contra o rebaixamento em diferentes competições, eliminações para adversários de pouca expressão no continente, times de qualidade inferior aos seus principais rivais e futebol de baixíssima qualidade.
Para que o encerramento da gestão não tenha um desfecho negativamente histórico, o dirigente também poderá contar com o apoio da torcida, que voltará ao estádio no confronto contra o Grêmio, no próximo dia 20, às 16 horas (horário de Brasília).
Na tarde desta quarta, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou reduzir a pena de jogos com portões fechados ao Peixe, e esse pode ser o maior reforço para que a equipe termine o ano na elite do futebol nacional, como ocorre há 111 anos.