Brasileirão Série A

Após festa no aeroporto, Santos desembarca em BH querendo ser 1º visitante indigesto do Atlético-MG

Santos quer frustrar os planos do Galo de inaugurar a Arena MRV, neste domingo (26), com vitória

Depois de uma bonita festa no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, horas antes do embarque da delegação, o Santos já se encontra em Belo Horizonte para encarar o Atlético-MG, às 16 horas (horário de Brasília) deste domingo (27), em partida que irá marcar a inauguração oficial da Arena MRV, o novo estádio do Galo.

O Peixe chegou na capital mineira com um importante desfalque. Soteldo sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante o treino desta manhã no CT Rei Pelé. O venezuelano, que foi determinante para a vitória sobre o Grêmio, no último domingo (21), realizou exame de raio-x e não foi constatada fratura. Ainda assim, com o tornozelo inchado, o camisa 10 não viajou e já iniciou tratamento no CT Rei Pelé.

Apoio incondicional da torcida

Decidida a carregar o Santos nas costas nesse momento ruim, a torcida do Santos compareceu em grande número ao aeroporto de Congonhas para incentivar o elenco alvinegro. Do mesmo jeito que havia sido feito no embarque do Peixe para Fortaleza, há 15 dias, os torcedores, com bandeiras, instrumentos musicais e sinalizadores, cantaram e passaram confiança aos jogadores.

Preocupada com o momento do time na temporada, a torcida, que já realizou protestos, invadiu o CT e cobrou jogadores na balada, mudou a postura e resolveu abraçar o elenco em busca de uma recuperação no Campeonato Brasileiro. Essa mudança, aliás, foi essencial para que o Peixe não se abalasse ao sair perdendo para o Grêmio e buscasse a virada, nos acréscimos, de maneira emocionante.

Chegada em Belo Horizonte tranquila

Diferente da saída de São Paulo, o desembarque em Belo Horizonte foi tranquilo. No hotel em que a delegação alvinegra ficará concentrada até a hora do jogo, poucos torcedores se fizeram presentes para recepcionar a equipe. Mas um deles não deixa de acompanhar o Peixe em nenhum lugar do mundo há cinco anos.

Ao lado da mulher Márcia Batista, o aposentado Eduardo Jorge Batista, de 65 anos, segue a rotina de seguir o time do coração em todos os compromissos, independentemente da competição, desde 2018.

Eduardo Jorge Batista, de 65 anos
Torcedor fanático do Santos, Eduardo Jorge Batista, de 65 anos, acompanha a equipe em todos os jogos. Seja no Brasil ou no exterior (Foto: Bruno Lima)

– Estou em todos os jogos do Santos. Seja no Brasil ou no exterior. E isso é muito gostoso porque conheço várias cidades e países, e ainda tenho a alegria de ver o Santos jogar. É verdade que ultimamente o Santos não vencendo as suas partidas, mas o que vale é o amor – se declara ele.

Como sair da zona de rebaixamento em BH?

A vitória sobre o Atlético-MG na tarde deste domingo é de extrema importância na luta do Santos para fugir da zona de rebaixamento do Brasileirão. Com 21 pontos e na 17ª colocação, o Peixe abre o Z4. O time da Vila Belmiro tem a mesma pontuação do Bahia, que leva vantagem no saldo de gols (-11x-3).

Para largar o grupo que cairá para a Série B do campeonato, o Santos precisa pontuar diante do Galo e torcer para o Bahia perder para o líder Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, também às 16 horas deste domingo.

Uma derrota do Goiás (que tem 23 pontos e ocupa a 15ª posição) para o Corinthians às 21 horas deste sábado (26), na Neo Química Arena também será comemorada pelos santistas.

Colocar fim em dois jejuns

Além de sair da zona de rebaixamento, os três pontos contra o Atlético-MG farão o Santos acabar com dois tabus. O primeiro deles será o de colocar fim nos seis anos sem vencer o Galo em Minas Gerais. A última vez que isso ocorreu foi em 2017, no estádio Independência, quando o Peixe, com um nos acréscimos de Daniel Guedes, venceu por 1 a 0.

Já o segundo será o de finalmente desfrutar de uma sequência de vitórias. A última vez que o Santos venceu duas partidas seguidas no Brasileirão foi em maio. Na ocasião, a equipe derrotou o Bahia, por 3 a 0, na Vila Belmiro, e o Vasco, por 1 a 0, em São Januário.

Visitante indigesto em inaugurações

Se o torcedor do Atlético-MG está ansioso para o confronto contra o Santos, certo que a vitória na inauguração da Arena MRV virá, é bom colocar os pés no chão. Ao longo dos seus 111 anos de história, o Peixe participou da abertura de 21 estádios pelo mundo. E o desempenho santista é preocupante para o Galo. Foram 14 vitórias, quatro empates e somente três derrotas.

Diante desse histórico, o Santos pisará na nova casa atleticana cheio de vontade de fazer mais uma vítima.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo