Brasileirão Série A

Santos: Por que o Cuiabá é o adversário ideal para fim da sequência ruim da defesa?

O sistema defensivo do Santos foi vazado nas últimas 21 partidas, mas tem chance de mudar isso contra o Cuiabá

É inegável que o Santos evoluiu sob o comando do técnico Marcelo Fernandes. À frente da equipe há oito rodadas neste returno, o treinador conduziu o Peixe a cinco vitórias, e, neste momento, mantém o Alvinegro fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O problema do momento é que o técnico ainda não conseguiu sanar o excesso de gols sofridos do time. No triunfo sobre o Flamengo, por 2 a 1, a equipe completou 21 partidas seguidas sendo vazada pelo menos uma vez pelos adversários. O próximo compromisso, no entanto, é uma ótima oportunidade para colocar fim nessa sequência negativa.

O Cuiabá, adversário do Santos na próxima segunda-feira (6), às 21 horas (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela 32ª rodada, tem o segundo pior ataque da competição. São 31 gols marcados em 31 jogos disputados. Média de um gol por partida.

A título de comparação, o Santos tem cinco gols a mais do que o Cuiabá neste Brasileirão.

O pior ataque do Brasileiro fez três no Santos

O fato de o Cuiabá ter o segundo pior ataque do campeonato não é motivo para que o sistema defensivo do Santos entre em campo relaxado. Principalmente porque o Cruzeiro, time que menos balançou as redes adversárias na competição, foi à Vila Belmiro e venceu por 3 a 0.

Isso mostra que independentemente do momento ofensivo vivido pelo Cuiabá, o Peixe precisa estar ligado.

Santos precisa de atenção com as bolas aéreas

Uma das ideias do técnico António Oliveira para deixar a Baixada Santista com os três pontos ou ao menos com um empate certamente será explorar os cruzamentos na área do Santos à procura do folclórico centroavante Deyverson.

De acordo com o WyScout – plataforma de estatísticas -, o Cuiabá, com 560 cruzamentos, é a terceira equipe que mais faz uso desse fundamento no Brasileirão. Nesse ranking, o Dourado só está atrás do Palmeiras, que tem 680 cruzamentos, e do Vasco, com 588.

O alto número de bolas erguidas na área dos adversários não significa que o Cuiabá pode ser considerado uma potência nesse estilo de jogo. Ainda segundo o WyScout, o índice de acertos da equipe do Mato Grosso é de 30%. Ou seja, dos 560 cruzamentos feitos ao longo das 31 rodadas, o Cuiabá acertou 168.

Deyverson é a maior preocupação para o Santos

Referência do ataque cuiabano, Deyverson é o jogador a ser marcado na área do Santos. Autor de 10 gols neste Brasileirão, o centroavante marcou quatro vezes de cabeça e sabe servir os companheiros no jogo pelo alto.

Aliás, no primeiro turno, Deyverson marcou, de cabeça, um dos gols da grande vitória do Cuiabá sobre o Santos, por 3 a 0, na Arena Pantanal.

Para colocar o Cuiabá na briga contra o Z4

O Santos chega para esse confronto com 37 pontos conquistados e na 15ª colocação, enquanto o Cuiabá, com 40 pontos, ocupa a 11ª posição na tabela.

Como a diferença entre os dois times é de três pontos, o Peixe, em caso de vitória, começa a enxergar a Copa Sul-Americana no seu horizonte e, simultaneamente, coloca o Cuiabá no grupo de times que vivem sob os sustos do fantasma do rebaixamento.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo