Brasileirão Série A

Reforço pode ter contrato renovado pelo São Paulo sem sequer fazer sua estreia

Vínculo de zagueiro Sabino vai apenas até o dia 20 de junho, mas tem cláusula de renovação automática

Com severas dificuldades para encontrar um zagueiro canhoto no mercado após a venda de Lucas Beraldo ao PSG, o São Paulo viu na contratação de Sabino um negócio de ocasião para suprir ao menos momentaneamente uma carência no elenco. O defensor foi anunciado como reforço em março deste ano, mas ainda não fez a sua estreia pelo clube. E mesmo assim pode ter seu contrato renovado pelo Tricolor nos próximos dias.

Após deixar o Sport no início do ano, o zagueiro assinou vínculo com o São Paulo apenas até o dia 20 de junho. O contrato prevê cláusulas de produtividade, com metas e gatilhos a cumprir que podem acionar uma renovação automática até o fim do ano. Conforme apurado pela Trivela, esses objetivos não têm a ver com número de jogos disputados, ou qualquer outra estatística relacionada às partidas. E sim, com a recuperação física do jogador.

Sabino chegou ao São Paulo para concluir a recuperação de uma fissura no pé sofrida em outubro de 2023 — na última vez que atuou. Para ter seu contrato renovado automaticamente, o zagueiro precisa apresentar índices físicos que comprovem que o tratamento da lesão foi concluído e que ele está apto para jogar.

 A tendência é de que isso, de fato, aconteça. Já recuperado do problema físico, Sabino foi relacionado para as quatro últimas partidas do Tricolor na temporada. O defensor ficou no banco de reservas nas derrotas por 2 a 1 para Fortaleza e Flamengo e nas vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO e por 2 a 0 sobre o Barcelona-EQU, na última quinta-feira (26).

Caso cumpra as metas estabelecidas em seu contrato, Sabino renovará o vínculo até o final de 2024, novamente com metas contratuais a cumprir para garantir a prorrogação automática. Neste caso, porém, os objetivos previstos no documento terão a ver com número de partidas e minutagem em campo.

— Espero fazer uma bela temporada aqui, fazer a alegria de vocês. Espero o apoio de vocês dentro de campo e espero retribuir todo o carinho que vim recebendo nas redes sociais dentro de campo — disse o zagueiro, em recado à torcida publicado pelo clube nas redes sociais à época de sua contratação.

Sequência pode ajudar Sabino a ter chance

Presença garantida no banco de reservas, Sabino espera agora a sua primeira chance para mostrar serviço no São Paulo. E o calendário pesado do Tricolor em 2024 pode ajudar o zagueiro. A equipe vive uma verdadeira maratona com 15 jogos disputados no intervalo de 50 dias até a última rodada do Grupo B da Libertadores. Neste período, o clube viverá também as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, além da disputa da terceira fase da Copa do Brasil.

— Por isso comecei dizendo que é importante ter a maioria do plantel o tempo todo. As viagens são muitas. Mas entendemos que as lesões estão, esperamos que seja o menos possível. Para isso, se tem um plantel numeroso. Eu sempre fui um louco que aqueles que não estão jogando têm que estar preparados, porque em algum momento, eles vão jogar — disse o técnico Luis Zubeldía em sua coletiva de apresentação.

Zagueiro quase foi algoz em 2023

Sabino é um conhecido da torcida são-paulina, pois quase acabou com o sonho do título inédito da Copa do Brasil do ano passado. Ainda pelo Sport, ele marcou dois gols iguais, ambos desviando com a cabeça cobranças de escanteio na primeira trave, na vitória por 3 a 1, pelo jogo de volta das oitavas de final. O resultado forçou os pênaltis em pleno Morumbis, e o zagueiro canhoto, conhecedor da marca da cal, cravou sua penalidade, apesar do Leão da Ilha ter sido eliminado por 5 x 3. O São Paulo seguiu na competição e eliminou os rivais Palmeiras Corinthians antes de se sagrar campeão contra o Flamengo.

> Os próximos jogos do São Paulo

  • São Paulo x Palmeiras — Brasileirão — segunda-feira, 29 de abril, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
  • Águia x São Paulo — Copa do Brasil — quinta-feira, 2 de maio, às 19h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Amazon Prime (streaming)
  • Vitória x São Paulo — Brasileirão — domingo, 5 de maio, às 16h (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (TV por assinatura)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo