Brasileirão Série A

Ramón Diaz é anunciado pelo Vasco e finalmente comandará um time no Brasil

Apesar de já estar comandando treinamentos, Ramón Diaz vai ter 11 dias até a provável estreia pelo Vasco

Após uma longa espera, o Vasco da Gama anunciou, na manhã deste sábado (15), o argentino Ramón Diaz, de 63 anos, como treinador. Ele estava sem clube desde que deixou o Al-Hilal, da Arábia Saudita, que agora tem o português Jorge Jesus no comando.

O anúncio acontece 23 dias após a demissão de Maurício Barbieri, que iniciou o Campeonato Brasileiro à frente do Vasco. Apesar de Ramón Diaz ter sido confirmado apenas hoje, já faz uns dias que ele chegou ao Rio de Janeiro, tendo comandado, inclusive, treinamentos à frente da equipe.

Diaz desembarcou no Rio na última quarta-feira (12), quando visitou o CT Moacyr Barbosa pela primeira vez. O argentino comandou os treinamentos de quinta (13) e sexta (14), junto com a sua comissão técnica. Mesmo trabalhando pelo Vasco, o treinador não vinha aparecendo nos materiais oficiais divulgados pelo clube, que justificou a demora do anúncio por faltarem “detalhes” para que o contrato fosse assinado.

Isso aconteceu pois a negociação foi rápida e Ramón veio para o Brasil sem assinar contrato, somente com acordo verbal. Por isso, alguns detalhes do contrato e questões burocráticas atrasaram o anúncio.

Junto de Ramón Diaz, chegam ao Vasco para fazerem parte da comissão técnica do argentino: o auxiliar Juan Romanazzi, o analista de desempenho Damian Paz e o preparador físico Diego Pereira, que é brasileiro.

A diretoria do Vasco havia prometido, ao longo da semana, que seria anunciado sem falta até este sábado. Hoje, o treinador já apareceu trabalhando em conteúdo publicado no canal de YouTube do clube carioca:

Ida ao Botafogo e saída sem dirigir o time

Ramón Diaz irá dirigir um time brasileiro pela primeira vez na carreira no dia 23 de julho, contra o Athletico-PR, em São Januário, pela 16ª rodada do Brasileirão. Apesar deste jogo provavelmente marcar a estreia do treinador na beira de um gramado do Brasil, ele já foi contratado por outra equipe do país, mas não participou de nenhuma partida da equipe — um rival do Vasco, inclusive.

Em 5 de novembro de 2020, Diaz foi anunciado como treinador do Botafogo. Entretanto, foi demitido do clube no dia 27 de novembro. O argentino havia feito uma cirurgia e o clube carioca decidiu não esperar sua recuperação, pois passava por um momento complicado e sentiu que o treinador não foi totalmente honesto ao comunicar o afastamento por motivos médicos.

Quando Ramón Diaz estreia pelo Vasco?

Apesar de já estar comandando treinamentos no Vasco, Ramón Diaz vai ter 11 dias até a provável estreia. Com o jogo contra o América-MG adiado, o time carioca só volta a campo no dia 23 de julho, contra o Athletico-PR, em São Januário, pela 16ª rodada do Brasileirão.

Detalhes da vinda de Ramón Diaz para o Vasco

Nos 23 dias que ficou sem sem treinador, o Vasco tentou outros nomes antes de chegar em Ramón Diaz. A primeira opção do clube carioca era o uruguaio Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro, que está no Real Valladolid, da Espanha.

No Brasil, o Vasco sondou Rogério Ceni e Roger Machado, ambos sem clube. Além disso, a diretoria vascaína negociou com Gustavo Alfaro, ex-Boca Juniors e seleção do Equador. Alfaro foi o último a negar as sondagens do Vasco, por não ter confiança no projeto.

Ramón Diaz chega com a missão de tentar tirar o Vasco da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O time tem apenas nove pontos em 14 partidas. Até o momento, foram duas vitórias, três empates e nove derrotas. O Vasco é o 19° colocado, com quatro pontos a menos que o Bahia, o primeiro time fora do Z-4. Em sua última partida, o Cruzmaltino foi derrotado em casa pelo Cruzeiro.

Quem foram os técnicos que negaram o Vasco?

  • Paulo Pezzolano
  • Rogério Ceni
  • Roger Machado
  • Gustavo Alfaro

Quem é Ramón Diaz?

Díaz foi o responsável por liderar o River Plate durante a campanha triunfante na Copa Libertadores da América de 1996. Na equipe, contava com talentosos jogadores como Ariel Ortega, Hernán Crespo, Enzo Francescoli e Marcelo Gallardo. O treinador consolidou seu magnífico trabalho no ano seguinte, em 1997, ao conquistar o título do Apertura e, consequentemente, garantir o tricampeonato argentino.

Seu primeiro — e até agora único — trabalho com seleções foi pelo Paraguai. No país sul-americano, o treinador esteve presente em duas Copa América, as versões de 2015 e 2016. Na sequência, teve passagens por Arábia Saudita, Egito e Libertad, até ser escolhido técnico do Botafogo.

Títulos como treinador

River Plate

Campeonato Argentino: 1996, 1997 e 1999 (Apertura) e 1997 e 2002 (Clausura)

Copa Libertadores da América: 1996

Supercopa Sul-Americana: 1997

Torneio Final: 2013–14

San Lorenzo

Campeonato Argentino: 2007 (Clausura)

Al-Hilal

Campeonato Saudita: 2016–17 e 2021–22

Copa do Rei: 2017 e 2022–23

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo