Brasileirão Série A

Ramón Diaz é anunciado pelo Vasco e finalmente comandará um time no Brasil

Apesar de já estar comandando treinamentos, Ramón Diaz vai ter 11 dias até a provável estreia pelo Vasco

Após uma longa espera, o Vasco da Gama anunciou, na manhã deste sábado (15), o argentino Ramón Diaz, de 63 anos, como treinador. Ele estava sem clube desde que deixou o Al-Hilal, da Arábia Saudita, que agora tem o português Jorge Jesus no comando.

O anúncio acontece 23 dias após a demissão de Maurício Barbieri, que iniciou o Campeonato Brasileiro à frente do Vasco. Apesar de Ramón Diaz ter sido confirmado apenas hoje, já faz uns dias que ele chegou ao Rio de Janeiro, tendo comandado, inclusive, treinamentos à frente da equipe.

Diaz desembarcou no Rio na última quarta-feira (12), quando visitou o CT Moacyr Barbosa pela primeira vez. O argentino comandou os treinamentos de quinta (13) e sexta (14), junto com a sua comissão técnica. Mesmo trabalhando pelo Vasco, o treinador não vinha aparecendo nos materiais oficiais divulgados pelo clube, que justificou a demora do anúncio por faltarem “detalhes” para que o contrato fosse assinado.

Isso aconteceu pois a negociação foi rápida e Ramón veio para o Brasil sem assinar contrato, somente com acordo verbal. Por isso, alguns detalhes do contrato e questões burocráticas atrasaram o anúncio.

Junto de Ramón Diaz, chegam ao Vasco para fazerem parte da comissão técnica do argentino: o auxiliar Juan Romanazzi, o analista de desempenho Damian Paz e o preparador físico Diego Pereira, que é brasileiro.

A diretoria do Vasco havia prometido, ao longo da semana, que seria anunciado sem falta até este sábado. Hoje, o treinador já apareceu trabalhando em conteúdo publicado no canal de YouTube do clube carioca:

Ida ao Botafogo e saída sem dirigir o time

Ramón Diaz irá dirigir um time brasileiro pela primeira vez na carreira no dia 23 de julho, contra o Athletico-PR, em São Januário, pela 16ª rodada do Brasileirão. Apesar deste jogo provavelmente marcar a estreia do treinador na beira de um gramado do Brasil, ele já foi contratado por outra equipe do país, mas não participou de nenhuma partida da equipe — um rival do Vasco, inclusive.

Em 5 de novembro de 2020, Diaz foi anunciado como treinador do Botafogo. Entretanto, foi demitido do clube no dia 27 de novembro. O argentino havia feito uma cirurgia e o clube carioca decidiu não esperar sua recuperação, pois passava por um momento complicado e sentiu que o treinador não foi totalmente honesto ao comunicar o afastamento por motivos médicos.

Quando Ramón Diaz estreia pelo Vasco?

Apesar de já estar comandando treinamentos no Vasco, Ramón Diaz vai ter 11 dias até a provável estreia. Com o jogo contra o América-MG adiado, o time carioca só volta a campo no dia 23 de julho, contra o Athletico-PR, em São Januário, pela 16ª rodada do Brasileirão.

Detalhes da vinda de Ramón Diaz para o Vasco

Nos 23 dias que ficou sem sem treinador, o Vasco tentou outros nomes antes de chegar em Ramón Diaz. A primeira opção do clube carioca era o uruguaio Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro, que está no Real Valladolid, da Espanha.

No Brasil, o Vasco sondou Rogério Ceni e Roger Machado, ambos sem clube. Além disso, a diretoria vascaína negociou com Gustavo Alfaro, ex-Boca Juniors e seleção do Equador. Alfaro foi o último a negar as sondagens do Vasco, por não ter confiança no projeto.

Ramón Diaz chega com a missão de tentar tirar o Vasco da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O time tem apenas nove pontos em 14 partidas. Até o momento, foram duas vitórias, três empates e nove derrotas. O Vasco é o 19° colocado, com quatro pontos a menos que o Bahia, o primeiro time fora do Z-4. Em sua última partida, o Cruzmaltino foi derrotado em casa pelo Cruzeiro.

Quem foram os técnicos que negaram o Vasco?

  • Paulo Pezzolano
  • Rogério Ceni
  • Roger Machado
  • Gustavo Alfaro

Quem é Ramón Diaz?

Díaz foi o responsável por liderar o River Plate durante a campanha triunfante na Copa Libertadores da América de 1996. Na equipe, contava com talentosos jogadores como Ariel Ortega, Hernán Crespo, Enzo Francescoli e Marcelo Gallardo. O treinador consolidou seu magnífico trabalho no ano seguinte, em 1997, ao conquistar o título do Apertura e, consequentemente, garantir o tricampeonato argentino.

Seu primeiro — e até agora único — trabalho com seleções foi pelo Paraguai. No país sul-americano, o treinador esteve presente em duas Copa América, as versões de 2015 e 2016. Na sequência, teve passagens por Arábia Saudita, Egito e Libertad, até ser escolhido técnico do Botafogo.

Títulos como treinador

River Plate

Campeonato Argentino: 1996, 1997 e 1999 (Apertura) e 1997 e 2002 (Clausura)

Copa Libertadores da América: 1996

Supercopa Sul-Americana: 1997

Torneio Final: 2013–14

San Lorenzo

Campeonato Argentino: 2007 (Clausura)

Al-Hilal

Campeonato Saudita: 2016–17 e 2021–22

Copa do Rei: 2017 e 2022–23

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo