Brasileirão Série A

A estratégia do Palmeiras para ter Zé Rafael contra o Vasco no Brasileirão

Volante ainda precisa cumprir mais 2 jogos de suspensão por briga em Choque-Rei, mas diretoria alviverde recorre ao STJD

O Palmeiras recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar um efeito suspensivo para o volante Zé Rafael, que está cumprindo quatro jogos de suspensão. As informações são do Lance!.

O volante já ficou de fora das partidas contra o Cuiabá e o Criciúma, e o Verdão espera que o recurso permita a redução da punição ou que o jogador possa voltar a atuar enquanto o processo segue em julgamento.

O objetivo do Palmeiras é que Zé Rafael esteja disponível para o confronto contra o Vasco, pela 27ª rodada do Brasileirão, no próximo domingo (22), em Brasília.

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

Por que Zé Rafael está suspenso no Palmeiras?

Zé Rafael foi suspenso pelo envolvimento em uma briga ocorrida no clássico entre Palmeiras e São Paulo, realizado no dia 18 de agosto, pelo Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque.

Após o fim da partida, Zé Rafael e Rodrigo Nestor, do São Paulo, trocaram socos no túnel de acesso aos vestiários. A confusão foi capturada pelas câmeras e revisada pelo árbitro Raphael Claus através do VAR, e ambos foram expulsos nos vestiários.

A 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou o caso e puniu Zé Rafael e Nestor com quatro jogos de suspensão, com base no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de conduta violenta.

A briga também envolveu membros das comissões técnicas e até gandulas. Além de Zé Rafael e Nestor, o zagueiro Sabino, do São Paulo, foi punido com cinco jogos de suspensão por agredir um funcionário do Palmeiras durante o tumulto.

Choque-Rei da 23ª rodada do Brasileirão, que terminou com vitória do Palmeiras por 2 a 1. Foto: Imago
Choque-Rei da 23ª rodada do Brasileirão, que terminou com vitória do Palmeiras por 2 a 1. Foto: Imago

Palmeiras adota estratégia para ter Zé Rafael de volta contra o Vasco

O Palmeiras poderia acionar o STJD antes da partida contra o Criciúma, pela 26ª rodada do Brasileirão, mas optou por cumprir mais um jogo de suspensão e tentar aumentar as chances de sucesso no recurso.

O acórdão da punição foi publicado recentemente, e a equipe jurídica do Verdão entrou com o pedido após essa definição. Agora, o Palmeiras aguarda a decisão do STJD, que determinará se o volante poderá estar em campo já no próximo final de semana.

Na temporada 2024, Zé Rafael foi titular em 10 dos 13 jogos de Brasileirão que esteve à disposição do técnico Abel Ferreira. Somando todas as competições, o meia tem uma média de quase 70 minutos por jogo em campo.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo