Sequência pesada: próximos cinco jogos do Palmeiras podem mudar rumo da temporada
Clima e processo de formação do elenco no Palmeiras vão ser mais ou menos tensos após os próximos cinco confrontos
A vitória sobre o Coritiba, no domingo (22), deu alívio ao Palmeiras, mas não servirá para diminuir a fervura no clube alviverde se o ritmo de subida não se mantiver nas próximas rodadas.
Na quarta-feira (25), o Palmeiras faz o primeiro jogo de uma sequência de desafios complicados que terão o poder de definir o tom e o clima na Academia de Futebol até o fim da temporada. E podem, inclusive, ditar rumos importantes do planejamento para 2024:
Um Choque-Rei, o embate com o virtual campeão e dois confrontos diretos por vaga na Libertadores, com Athletico-PR e Flamengo, na ordem.
O único jogo em tese mais fácil dessa lista é contra o Bahia em casa, entre os compromissos contra São Paulo e Botafogo. Para o Bahia, porém, a partida vale muito na luta contra o rebaixamento. Ou seja, a facilidade deve ficar no papel.
Passando por essa sequência, ainda que faltem cinco compromissos para o encerramento da temporada, o Palmeiras já poderá estar perto de ter a vaga para a Libertadores garantida. O que dará um pouco mais de tranquilidade para encerrar os anos com as decisões necessárias já tomadas.
Mas resultados e desempenhos individuais ruins, obviamente, mudam todo o cenário, aumentam cobranças e podem ser definitivas para definir o futuro da formação do elenco.
Vestibulares para o próximo ano
Alguns jogadores podem fazer dessa sequência seus vestibulares para 2024. Sem Gabriel Menino, Richard Ríos e Fabinho disputam o lugar do camisa 25.
Os desempenhos de ambos vão tornar mais ou menos urgente a percepção quanto à necessidade de se trazer um outro volante, uma vez que um homem da posição, Aníbal Moreno, já está mais do que engatilhado para chegar. Existe no clube a discussão sobre trazer um outro jogador da posição.
Vale o mesmo para o ataque. Como Dudu ainda tem mais seis meses de afastamento dos jogos, os comportamentos de Kevin e Luis Guilherme serão observados muito de perto.
Com o final feliz para o Flamengo, da novela Bruno Henrique, o Palmeiras vai mudar seu foco para um novo alvo. O jogador do clube carioca era visto como “O” cara a ser trazido para melhorar o time e dar resposta às cobranças da torcida. E os desempenhos das duas crias ajudarão a modular a mira da diretoria.
Com a inegável má fase de Rony, Flaco López é outro de quem se espera respostas. No início de sua passagem pelo clube, existia a percepção de que o argentino, muito jovem e vindo do pequeno Lanús, se intimidara com a pujança do clube e da capital paulista.
Um ano e dois meses depois, ou a timidez é crônica, ou o jogador talvez não seja o nome certo para a camisa que veste. E como Endrick deixa o Verdão no meio do ano, saber se o time precisa de mais um 9 é decisão a ser tomada com rapidez.
Jogos do Palmeiras até o fim do Brasileirão:
- Coritiba (fora)
- São Paulo (casa)
- Bahia (casa)
- Botafogo (fora)
- Athletico-PR (casa)
- Flamengo (fora)
- Internacional (casa)
- Fortaleza (fora)
- América-MG (casa)
- Fluminense (casa)
- Cruzeiro (fora)