Brasileirão Série A

Palmeiras quebra jejum longo, retoma caminho das vitórias e afunda o Coritiba

Com cabeceio preciso de Gustavo Gómez e pintura de Piquerez, Palmeiras derrota Coritiba no Couto Pereira e volta a vencer depois de seis jogos

O Palmeiras deu fim a uma incômoda sequência negativa e enfim voltou a vencer. Na noite deste domingo (22), o Alviverde bateu o Coritiba por 2 a 0, no Couto Pereira, em duelo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gustavo Gómez e Piquerez marcaram os gols do triunfo da equipe de Abel Ferreira, que não sabia o que era vitória há seis partidas. Além disso, é a primeira vez que o time marca dois gols em uma partida desde 23 de agosto, quando fez 4 a 0 no Deportivo Pereira, pela Libertadores

Com a vitória em Curitiba, o Palmeiras chegou aos 47 pontos, ultrapassou Grêmio e Athletico-PR e assumiu a quarta colocação do Brasileirão, ficando atrás de Flamengo (3º), Red Bull Bragantino (2º) e Botafogo (1º). O Coxa, por sua vez, deu mais um passo rumo ao rebaixamento. Lanterna do certame, o time paranaense tem apenas 20 pontos conquistados e sabe que a missão de escapar do descenso é praticamente impossível.

Como foi a vitória do Palmeiras sobre o Coritiba

O Palmeiras tomou um susto logo aos sete minutos de partida. Após bate rebate na área, Matheus Bianqui recebeu cara a cara com Weverton e chutou rasteiro para o fundo das redes. O gol do Coritiba, no entanto, foi anulado por impedimento após revisão do VAR. A partir de então, o time de Abel Ferreira começou a gostar do jogo e passou a agredir o Coxa. Aos 32′, Raphael Veiga cobrou escanteio na cabeça de Gustavo Gómez no segundo pau. O zagueiro subiu mais alto que todo mundo e testou consciente, vencendo o goleiro Gabriel.

O Alviverde se animou e por muito pouco não ampliou três minutos depois. Em bola cruzada na área do Coritiba, Flaco López ajeitou para o meio buscando Breno Lopes. O camisa 19 cabeceou forte e obrigou Gabriel a fazer bela defesa. A pressão era tanta que, na sequência, a equipe paulista chegou ao segundo gol. Nos acréscimos, Thalisson Gabriel afastou parcialmente escanteio cobrado por Veiga, e Piquerez, ligado, ficou com a sobra. O lateral uruguaio emendou arremate forte, pegou na veia e foi feliz: 2 a 0 e vitória encaminhada para o segundo tempo.

Gustavo Gómez comemorando primeiro gol da vitória do Palmeiras (Foto: Icon Sport)

Na volta do intervalo, o Coritiba até tentou ensaiar uma reação. Mas a boa defesa palmeirense soube neutralizar as investidas dos donos da casa e passou ilesa no Couto Pereira. Atacante do Coxa, Robson foi travado por Piquerez em chance clara de gol. Slimani também tentou, mas esbarrou na excelente marcação da dupla Gustavo Gómez e Luan.

Mesmo à frente no placar, o Palmeiras criou as melhores oportunidades na etapa complementar. Gómez e Rony levaram perigo em cabeçadas para fora, enquanto Breno Lopes parou em Gabriel. Os comandados de Abel Ferreira administraram a vantagem e, sem sustos, confirmaram a vitória na capital paranaense.

Próximos jogos de Palmeiras e Coritiba

Aliviado após fazer as pazes com a vitória, o Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (25). E terá um clássico pela frente. A partir das 20h (horário de Brasília), o Porco encara o São Paulo, no Allianz Parque. Já o Coritiba visita o Santos, quinta-feira (26), às 21h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro. Ambos os jogos são válidos pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Estatísticas de Coritiba 0 x 2 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023

  • Posse de bola: 46% x 54%
  • Chutes: 13 x 19
  • Chutes no gol: 3 x 6
  • Gols: Gustavo Gómez 33′ e Piquerez 45+3′
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo