Por que Palmeiras quer renovar com ‘velhinho’ Marcos Rocha, e como está a negociação?
Lateral-direito é visto como peça fundamental dentro e fora de campo
Poucos jogadores do elenco têm prestígio parecido com o do lateral-direito Marcos Rocha, 35, no Palmeiras. Não seria exagero dizer até que se trata de um caso único.
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
No clube desde 2018, o camisa 2 é visto como peça fundamental dentro e fora de campo — ainda que não tenha hoje status de titular absoluto, ou nem sequer de titular.
E é justamente por isso que o atleta é tão benquisto por toda a comissão técnica, elenco e diretoria: é um jogador com quem Abel Ferreira pode contar, que têm liderança sobre o grupo e que não causa problemas nos bastidores exigindo o lugar na equipe que sua rodagem poderia demandar.
Ao contrário, Rocha, segundo capitão na hierarquia, entende totalmente qual a sua função no elenco e está sempre pronto e disposto a colaborar da maneira como for demandado.
Inclusive se parte desta demanda significar ajudar o desenvolvimento do argentino Agustín Giay, 20, contratado neste ano junto ao San Lorenzo.
Nas reiteradas ausências de Mayke, às voltas com lesões, Rocha tem sido uma opção segura para a equipe — em especial depois da entrada de Caio Paulista na esquerda, que tem características mais ofensivas.
Experiente, Rocha, dono de 12 títulos no clube, entra com tranquilidade em jogos decisivos, e mesmo no decorrer de partidas importantes, sem “tremer”, como se diz no jargão.
Publicado por @diego_iwataVer no Threads
Rocha aprendeu função nova no Campeonato Brasileiro de 2023
A temporada 2023 ilustra bem o perfil de Marcos Rocha. Aos 34 anos, o jogador teve de aprender a jogar como zagueiro diante da necessidade de Abel mudar a equipe na reta final do Campeonato Brasileiro.
Não se trata aqui de fazer o lado direito na saída de jogo com três atletas, que Abel implantou no time desde sua chegada. Mas sim de jogar como zagueiro, função que ele nunca tinha executado antes e que chegou a exercer mesmo em um esquema com dois beques apenas no ano passado.
Nos bastidores do clube, inclusive, existe a frase dita em tom de brincadeira:
“Quando precisar, pode contar com o velhinho”.
Palmeiras ainda não tem certeza de sua permanência
Embora já tenha sinalizado que deseja ficar com o jogador, o Palmeiras não tem certeza de que conseguirá mais uma renovação de contrato.
A pedido do próprio atleta, ano a ano, desde 2022, o Palmeiras estende seu vínculo apenas uma temporada por vez. Se a renovação acontecer, será apenas por este período também. O clube quer bater o martelo até novembro.
Mapeando o cenário brasileiro, o Palmeiras entende que Marcos Rocha tem mercado para atuar tranquilamente por mais de um time da Série A.
Até porque, alguns de seus números na atual temporada são impressionantes:
Marcos Rocha no Brasileiro de 2024
- Passes Certos – 689 (2º do time) – 87,33% de acerto (4º do time)
- Desarmes – 21 (2º do time) – 1,1 por jogo (1º do time)
- Lançamentos certos – 39 (1º do time) – 2 por jogo (1º time)