Por que o Palmeiras precisa de Mayke para ter chances de título no Brasileirão
Por conta das lesões, o lateral-direito de 31 anos já desfalcou o Alviverde em 14 partidas da temporada
Apenas com o Campeonato Brasileiro para disputar após as eliminações na Copa do Brasil e na Copa Libertadores, para Flamengo e Botafogo, respectivamente, o Palmeiras sonha diariamente com o tricampeonato consecutivo da competição.
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
Mas para manter esse sonho vivo, o técnico Abel Ferreira terá que superar, mais uma vez, no próximo domingo (15), às 16 horas (horário de Brasília), contra o Criciúma, no Allianz Parque, pela 26ª rodada do Brasileirão, a ausência do lateral-direito Mayke.
Isso porque quando o importante jogador de 31 anos não está à disposição, o Palmeiras vê o seu aproveitamento na temporada ficar abaixo dos 50%.
15 partidas no ano sem Mayke
O lateral-direito de 31 anos, que até então não tinha histórico de lesões, tem sofrido com problemas musculares. Só nesta temporada foram quatro, sendo as duas últimas na panturrilha.
Em razão dessas lesões, Mayke desfalcou o Palmeiras por 14 compromissos.
Duas dessas ausências foram justamente nos confrontos das oitavas de final da Libertadores, contra o Botafogo, que culminou com a precoce eliminação palmeirense.
O aproveitamento de Palmeiras sem Mayke
- 6 partidas pelo Campeonato Paulista
4 vitórias e 2 empates - 5 partidas pelo Campeonato Brasileiro
1 vitória, 2 empates e 2 derrotas - 1 partida pela Copa do Brasil
1 derrota - 2 partidas pela Copa Libertadores
1 empate e 1 derrota
Ao todo, foram cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas sem o lateral-direito em 2024.
Números mostram a falta que Mayke faz
Se colocarmos isso na ponta do lápis, constataremos que o Alviverde teve um aproveitamento de 35% nos jogos em que Mayke não esteve à disposição.
Se trouxermos esse recorte especificamente para o Campeonato Brasileiro, veremos que a ausência de Mayke é ainda mais sentida.
Terceiro colocado no Brasileirão com 47 pontos conquistados, o time de Abel Ferreira tem aproveitamento total de 62%.
Porém, nos compromissos em que Mayke não pôde atuar por contas das lesões, o Palmeiras teve apenas 33% de aproveitamento.
É o mesmo aproveitamento que tem o Corinthians, atual 17º colocado na tabela — o primeiro da zona de rebaixamento.
Por outro lado, com o lateral, o número sobe para 70% — que seria suficiente para liderar a tabela, à frente de Botafogo e Fortaleza, ambos com 66%.
Ou seja: se quer sonhar com o tricampeonato seguido do Brasileirão, que seria o 13º da história, o Palmeiras precisa contar com a volta de Mayke.
Últimas notícias do Palmeiras:
Experiência e juventude tentam suprir ausência
Diante dos problemas vividos pelo lateral titular, o experiente Marcos Rocha, de 35 anos, e o jovem e recém-chegado Giay, de 20, se revezam na posição para suprir a falta que Mayke faz.
Preocupado com a situação, aliás, o Palmeiras, conforme noticiado pelo Nosso Palestra, já iniciou conversas para prorrogar o vínculo de Marcos Rocha no clube, enquanto Giay segue no seu processo de adaptação ao clube e ao futebol brasileiro.