Palmeiras define protocolo de recuperação para volta de Mayke
Lateral-direito não entra em campo pelo Palmeiras há duas rodadas e vive ano repleto de lesões
Mayke não entra em campo pelo Palmeiras há duas rodadas. Parece pouco, mas cabe lembrar que, em tempo decorrido, já são três semanas sem o jogador nem mesmo trabalhar com bola com os companheiros.
E esse tempo pode se alongar, sem que isso seja problema. O Palmeiras definiu que não existirá qualquer pressa para Mayke voltar a ser titular, ou mesmo opção no banco. Pode ser que ele até mesmo atue apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Não existe um diagnóstico específico para o quadro de Mayke. Mesmo porque, as lesões que impediram o jogador de atuar em 15 jogos desde o início da temporada aconteceram em locais e por razões diferentes.
Mayke foi desfalque por quase um mês entre fevereiro e março por uma lesão na coxa. Entre julho e agosto, foram mais 15 dias por problemas musculares. E antes da lesão atual na panturrilha, outra lesão no mesmo músculo o tirara de campo por 13 dias.
Contudo, é a lesão mais recente, contra o Cuiabá, em 24 de agosto, que está servindo como parâmetro para o ritmo da recuperação que o clube está empregando agora.
Volta de Mayke poderia ter sido retardada
Internamente, existe a avaliação, depois da lesão constatada, de que Mayke poderia ter treinado um pouco mais antes de voltar a campo contra o Cuiabá.
O jogador deixou o campo aos 21 minutos do 1º tempo, com dores na panturrilha direita. Mas exames mostraram que a lesão mais recente não foi a mesma que o tirara dos jogos decisivos contra o Botafogo na Copa Libertadores. Em cada uma das lesões, uma parte diferente da panturrilha foi afetada.
Sua escalação no jogo vencido pelo time por 5 a 0, no Brinco de Ouro, no entanto, estava respaldada por todos os exames e laudos. Seguia o ritmo normal de recuperação — esteve no banco na volta contra o Botafogo. E, mais importante, esteve pautada no desejo do jogador, que se entendia pronto para ir a campo.
Clube entende o momento dos veteranos após tantos anos de sucesso e inevitável desgaste
trivela.com.br/brasil/campe…
— Diego Marada Iwata Lima (@diegomarada.bsky.social) September 16, 2024 at 1:08 PM
Para evitar uma nova frustração, o Palmeiras vem fazendo um trabalho de fortalecimento geral com o lateral-direito. Apenas após uma sequência de treinos mais intensos, que o aproximem de situações de jogo, é que o lateral voltará ao trabalho normal.
Por conta de o Palmeiras estar com um calendário esvaziado, devido às quedas na Libertadores e na Copa do Brasil, tal processo pode se acelerar.
16 partidas no ano sem Mayke
O lateral-direito de 31 anos, que até então não tinha histórico de lesões, tem sofrido com problemas musculares. Só nesta temporada foram quatro, sendo as duas últimas na panturrilha.
Diante dos problemas vividos pelo lateral titular, o experiente Marcos Rocha, de 35 anos, e o jovem e recém-chegado Giay, de 20, se revezam na posição.
Preocupado com a situação, aliás, o Palmeiras já iniciou conversas para prorrogar o vínculo de Marcos Rocha no clube por mais um ano — enquanto Giay segue no seu processo de adaptação ao clube e ao futebol brasileiro.