Brasileirão Série A

Estreia no Campeonato Brasileiro é primeiro e último respiro do Palmeiras no mês

O Palmeiras vai começar a defender seu título muito longe de casa, mas jogo talvez seja o menos difícil do mês

O Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo (14), contra o Vitória, depois de uma viagem de quase 2 mil quilômetros. Em Salvador, a temperatura prevista para as 18h30, horário do jogo, gira em torno de 29ºC. Mesmo assim, a partida pode ser considerada o único respiro no mês do Palmeiras.

A partida contra o Liverpool, na qual o Palmeiras poupou alguns atletas, pela Copa Libertadores, também poderia ter tido essa função. Mas, disputado na ressaca da conquista do Campeonato Paulista, o jogo contra o time uruguaio acabou ficando complicado — mais uma vez, o Palmeiras teve de virar o jogo (3 a 1) após ser vazado no início do jogo.

Palmeiras x Vitória, jogo pelo qual o Alviverde começa a defesa do seu bicampeonato, é o quarto de oito jogos do Verdão em abril.

Os três primeiros foram a estreia na Libertadores, contra o San Lorenzo; a volta da final do Estadual, contra o Santos, e a partida contra o Liverpool. Vale ainda mencionar que a primeira final do Paulista, na Vila Belmiro, em Santos, aconteceu em 31 de março.

Sequência pesada

Os quatro próximos compromissos do Palmeiras prometem dificuldades. Em sequência, o Palmeiras vai enfrentar dois dos maiores postulantes ao título nacional: Internacional (17) e Flamengo (21).

No dia 24, o clube vai encarar seu adversário mais complicado e sua viagem mais longa na fase de grupos da Libertadores, contra o Independiente del Valle, no Equador.

E, já que dificuldade pouca é bobagem, o fim do mês reserva o São Paulo (29) no Morumbi, rival histórico que já bateu o Verdão na Supercopa Rei nesta temporada, em fevereiro.

Mudanças na equipe

No treino de sábado (13), o volante Zé Rafael, que já não encarou o Liverpool, também foi poupado, por conta de uma lombalgia. Por conta disso, a tendência é que a dupla gringa Aníbal-Ríos siga na equipe.

Na defesa, o Palmeiras pode recorrer ao esquema com três zagueiros, até usual quando a equipe joga fora de casa, com Gómez, Luan (Marcos Rocha) e Murilo.

Mas, diante da disparidade técnica em relação ao adversário recém-promovido da Série B, é possível que o Palmeiras precise de armas para quebrar linhas e alargar o jogo — o que joga a favor da escalação de um ataque mais agudo.

Lázaro, que começou como titular na finalíssima contra o Santos, é o favorito para essa formação. Mas Estêvão, que encantou os palmeirenses contra o Liverpool, jogando demais e anotando seu primeiro gol como profissional, aparece como candidato.

Escalação provável contra o Vitória

Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Lázaro (Estevão), Endrick e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira

O calendário restante do Palmeiras em abril

  • Vitória x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – Domingo, 14 de abril, às 18h30 (Horário de Brasília)- SporTV e Premiere
  • Palmeiras x Internacional – Campeonato Brasileiro – Quarta-feira, 17  de abril, às 20h (Horário de Brasília) – Premiere
  • Palmeiras x Flamengo – Campeonato Brasileiro – Domingo, 21 de abril, às 16h (Horário de Brasília) – Globo e Premiere
  • Independiente del Valle x Palmeiras – Copa Libertadores – Quarta-feira, 24 de abril, às 21h30 (Horário de Brasília)
  • São Paulo x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – Segunda-Feira, 29 de abril, às 20h (Horário de Brasília) – Premiere
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo