Estreia no Campeonato Brasileiro é primeiro e último respiro do Palmeiras no mês
O Palmeiras vai começar a defender seu título muito longe de casa, mas jogo talvez seja o menos difícil do mês
O Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo (14), contra o Vitória, depois de uma viagem de quase 2 mil quilômetros. Em Salvador, a temperatura prevista para as 18h30, horário do jogo, gira em torno de 29ºC. Mesmo assim, a partida pode ser considerada o único respiro no mês do Palmeiras.
A partida contra o Liverpool, na qual o Palmeiras poupou alguns atletas, pela Copa Libertadores, também poderia ter tido essa função. Mas, disputado na ressaca da conquista do Campeonato Paulista, o jogo contra o time uruguaio acabou ficando complicado — mais uma vez, o Palmeiras teve de virar o jogo (3 a 1) após ser vazado no início do jogo.
Palmeiras x Vitória, jogo pelo qual o Alviverde começa a defesa do seu bicampeonato, é o quarto de oito jogos do Verdão em abril.
Os três primeiros foram a estreia na Libertadores, contra o San Lorenzo; a volta da final do Estadual, contra o Santos, e a partida contra o Liverpool. Vale ainda mencionar que a primeira final do Paulista, na Vila Belmiro, em Santos, aconteceu em 31 de março.
Sequência pesada
Os quatro próximos compromissos do Palmeiras prometem dificuldades. Em sequência, o Palmeiras vai enfrentar dois dos maiores postulantes ao título nacional: Internacional (17) e Flamengo (21).
No dia 24, o clube vai encarar seu adversário mais complicado e sua viagem mais longa na fase de grupos da Libertadores, contra o Independiente del Valle, no Equador.
E, já que dificuldade pouca é bobagem, o fim do mês reserva o São Paulo (29) no Morumbi, rival histórico que já bateu o Verdão na Supercopa Rei nesta temporada, em fevereiro.
Mudanças na equipe
No treino de sábado (13), o volante Zé Rafael, que já não encarou o Liverpool, também foi poupado, por conta de uma lombalgia. Por conta disso, a tendência é que a dupla gringa Aníbal-Ríos siga na equipe.
Na defesa, o Palmeiras pode recorrer ao esquema com três zagueiros, até usual quando a equipe joga fora de casa, com Gómez, Luan (Marcos Rocha) e Murilo.
Mas, diante da disparidade técnica em relação ao adversário recém-promovido da Série B, é possível que o Palmeiras precise de armas para quebrar linhas e alargar o jogo — o que joga a favor da escalação de um ataque mais agudo.
Lázaro, que começou como titular na finalíssima contra o Santos, é o favorito para essa formação. Mas Estêvão, que encantou os palmeirenses contra o Liverpool, jogando demais e anotando seu primeiro gol como profissional, aparece como candidato.
Escalação provável contra o Vitória
Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Lázaro (Estevão), Endrick e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
O calendário restante do Palmeiras em abril
- Vitória x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – Domingo, 14 de abril, às 18h30 (Horário de Brasília)- SporTV e Premiere
- Palmeiras x Internacional – Campeonato Brasileiro – Quarta-feira, 17 de abril, às 20h (Horário de Brasília) – Premiere
- Palmeiras x Flamengo – Campeonato Brasileiro – Domingo, 21 de abril, às 16h (Horário de Brasília) – Globo e Premiere
- Independiente del Valle x Palmeiras – Copa Libertadores – Quarta-feira, 24 de abril, às 21h30 (Horário de Brasília)
- São Paulo x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – Segunda-Feira, 29 de abril, às 20h (Horário de Brasília) – Premiere