Brasileirão Série A

Palmeiras tem plano especial para tirar o melhor de Dudu na reta final do Brasileiro

Camisa sete teve boa atuação pelo Alviverde contra o Bragantino em Bragança Paulista

Os melhores momentos do Palmeiras no empate sem gols contra o Red Bull Bragantino, no último sábado (5), pelo Campeonato Brasileiro, acontecerem a partir dos 32 minutos do 2º tempo.

Por 26 minutos — 13 regulamentares e 13 de acréscimo –, o time teve dois pontas em campo ao mesmo tempo. Na direita, Estêvão, que entrara aos 20, enfim, retornou da lesão na coxa que o tirou de combate por três semanas. E, na esquerda, quem esteve em campo no Estádio Nabi Abi Chedid, a partir dos 32, foi Dudu.

Maior ídolo da torcida no atual elenco, o camisa 7 esteve inclusive perto de fazer o gol da vitória palmeirense.

Aos 49, após cruzamento de Gabriel Menino, primeiro furou um voleio de direita, do bico da pequena área. Mas não se deu por vencido. Pegou o rebote, levou para a região da meia-lua e chutou cruzado. Cleiton buscou no cantinho e salvou seu time.

A boa participação de Dudu contra o Bragantino marcou o segundo jogo seguido em que o atacante foi importante. Contra o Atlético-MG, ele entrou nos minutos finais da partida em Campinas e sofreu o pênalti que resultou no gol da vitória Alviverde (2 a 1).

 

Publicado por @diego_iwata
Ver no Threads

 

Palmeiras pode contar com Dudu nos nove últimos jogos?

Entre os palmeirenses, os minutos finais de Dudu contra o Bragantino acenderam o alerta positivo: o atacante pode ser um fator de desequilíbrio a favor do Palmeiras na reta final do campeonato? Eis o que a Trivela apurou.

A questão clínica de Dudu já é tratada sem tantas ressalvas. Entende-se que o jogador está recuperado da grave lesão de joelho direito. De modo que o ponto não é o risco de uma nova lesão no local.

O que impede Dudu de ser aproveitado por mais tempo e em mais jogos são questões adjacentes. O jogador ainda tem déficits de potência que o impedem, segundo as análises, de imprimir um ritmo mais intenso de jogo. Principalmente em partidas que demandem dele a volta para marcar.

No jargão do futebol, o problema maior para Dudu hoje é “correr para trás”. Mas em jogos que sua participação defensiva for menos necessária, o camisa 7 já pode ser utilizado com mais frequência e com maior capacidade de entrega.

Resumindo:

  • Em partidas e momentos nos quais o Palmeiras precisar menos se defender do que atacar, Dudu pode e deverá ser mais utilizado pelo técnico Abel Ferreira;
  • Em jogos em que defender será mais preponderante, a tendência é ele não aparecer. 

Dudu vai emplacar 2025 no Palmeiras?

No entendimento da diretoria e da comissão técnica, Dudu não é visto como uma peça fundamental para a próxima temporada. Por mais prestígio que tenha com a torcida, sua permanência não é assegurada — muito pelo contrário.

Depois da malfadada negociação com o Cruzeiro, o Palmeiras tentou incluí-lo em uma negociação com o Flamengo para viabilizar a vinda de Gabigol para a Academia de Futebol. Que também fracassou.

  • Se Leila Pereira for reeleita, a tendência continua sendo Dudu deixar o clube.
  • Caso Savério Orlandi, da oposição, for o escolhido, o plano é avaliar as situações de mercado. Mas não há uma inclinação obrigatória para negociá-lo.
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo