Palmeiras vai disputar título do Brasileiro apoiado em quarteto improvável há um mês
Piquerez, Luan, Ríos e Endrick passaram a ser a base de sustentação do Palmeiras nas últimas rodadas do Brasileirão
Nem o cauteloso Abel Ferreira consegue mais esconder que o Palmeiras entrou de verdade na disputa pelo título brasileiro. Considerando o abatimento do elenco, o desânimo da torcida e o fraco futebol que o time vinha apresentando há um mês, quando foi eliminado pelo Boca Juniors na semifinal da Copa Libertadores, o roteiro atual é bem surpreendente.
Assim, se o roteiro é fora do comum, nada mais lógico do que os protagonistas também serem. Para esse fim de temporada que ninguém esperava para o Palmeiras, quatro jogadores despontaram e vêm roubando a cena nessa retomada.
Luan em sua última dança?
Titular do Palmeiras entre 2018 e 2021, Luan perdeu espaço com a chegada de Murilo, no início da última temporada. Abel até chegou a revelar ter dito para o seu camisa 13:
– O cara (Murilo) tá jogando muito, não tem o que fazer – contou o português.
Mas depois de muito quebrar a cabeça para tentar substituir o lesionado Dudu por outro ponta, Abel optou por uma troca completa de esquema tático, calcada na entrada justamente de Luan no time titular.
Com três zagueiros, o Palmeiras renasceu. E não só pelo posicionamento, mas porque esse zagueiro é Luan, excelente com a bola nos pés, o que facilita a saída do time para o ataque.
Na janela de transferência de julho, Luan esteve perto de deixar o clube, com uma proposta do Krasnodar. Foi convencido por Abel a ficar, inicialmente, até o fim do ano. Luan tem contrato até o fim de 2024, mas a vontade de jogar no exterior tem sido tentação para ele. Seria a reta final do Brasileiro, a última dança de Luan no Verdão?
Piquerez virou letal
Ele já vinha bem antes da implantação do terceiro zagueiro, mas explodiu no novo esquema. Com liberdade para atacar o tempo todo, o lateral-esquerdo virou uma das principais armas do Palmeiras no ataque.
Piquerez tem três gols e uma assistência nessa sequência de cinco vitórias do Alviverde. Mais do que isso, ele passou a ser uma peça importante na criação alviverde.
O uruguaio encosta em Ríos, Zé Rafael e Veiga, além de Breno Lopes, para criar as oportunidades de colocar os colegas em posição de finalizar. Contra o São Paulo, por exemplo, jogo em que fez dois gols, Piquerez ainda achou brecha para fazer uma assistência para Marcos Rocha – de uma lateral para outra.
Brazil Serie A 15/09/24
V
Criciuma
0
Palmeiras
5
Brazil Serie A 01/09/24
V
Athletico Paranaense
0
Palmeiras
2
Brazil Serie A 24/08/24
V
Cuiaba
0
Palmeiras
5
Copa Libertadores 22/08/24
E
Botafogo
2
Palmeiras
2
Brazil Serie A 18/08/24
V
Sao Paulo
1
Palmeiras
2
Richard Ríos trouxe mais mobilidade
Com seu futebol de toques fáceis e passes de habilidade, conquistado no futsal, o colombiano do Palmeiras virou peça muito importante no esquema de Abel Ferreira.
Ríos se porta como uma abelha num jardim com muitas flores. Sempre muito móvel, ele encosta em todo setor em que uma jogada começa a se desenhar, seja na construção ou no ataque, para dar mais uma opção de passe.
Não que Gabriel Menino estivesse mal, mas o estilo de Ríos se encaixa melhor com esse futebol que Abel implantou agora.
Endrick, enfim
No ranking das frustrações do palmeirense no ano, o fato de Abel Ferreira ter demorado para recolocar Endrick entre os titulares forma o top 3 de 2023, ao lado das eliminações na Libertadores e na Copa do Brasil.
O camisa 9 do Palmeiras vive uma fase excelente. Transpirando vontade de jogar, Endrick é mais um com o perfil ideal para o novo esquema.
Centralizado, como um centroavante tradicional, Endrick rende muito menos do que na atual função, em que continua sendo um homem de área, mas que joga de frente para o gol, tirando proveito de sua explosão impressionante.
Autor do gol contra o Athletico-PR, no sábadi (4), Endrick foi brilhante contra o Botafogo, no jogo mais marcante do Palmeiras no ano. Mas, mesmo sem balançar as redes, já vinha sendo ótimo.
Se tudo correr como planejado, Endrick tem mais oito meses de Palmeiras antes de partir para o Real Madrid. A julgar pelo que ele vem mostrando, a contagem regressiva promete ser em grande estilo.