Sem Matheus Pereira, como Pepa pode escalar o ataque do Cruzeiro?
A principal contratação do clube na temporada se machucou e ficará de seis a oito semanas fora de combate, abrindo espaço para outros jogadores

Matheus Pereira, a mais badalada contratação do Cruzeiro na temporada, se machucou logo em sua segunda partida com a camisa celeste — o empate em 0 a 0 com o Botafogo, no domingo (6) —, e ficará fora de combate por um período entre seis e oito semanas. A notícia chateou a torcida celeste, que contava com o meia para o prosseguimento do Brasileirão. O jogador fazia excelente jogo no Mineirão quando sofreu a lesão.
Sem Matheus, que era cotado para ser o “dono do time” no segundo turno do Brasileirão, o treinador Pepa terá que encontrar uma forma de jogo sem o seu potencial melhor jogador. Mas se a notícia da lesão é ruim, o técnico português tem, hoje, um número maior de opções do que há algumas semanas, antes da chegada de reforços e a reintegração de Nikão.
Além de escolher o nome que ocupará a vaga que seria de Matheus Pereira, Pepa precisará decidir, ainda, o esquema utilizado, que dependerá dos jogadores e do adversário.
Como a tendência é que o esquema de três volantes, com Matheus Jussa, Filipe Machado e Lucas Silva, seja mantido, já que vem dando certo nos últimos jogos, a briga será por um lugar no trio de ataque. Vejamos como podem se encaixar os jogadores que estão à disposição da comissão técnica celeste.
⚠️AS LESÕES DE MATHEUS PEREIRA
Conversei com o fisioterapeuta desportivo Matthews Taveira, que trabalha, inclusive, com o Gilberto do Cruzeiro, sobre as lesões de Matheus Pereira.
Além de explicar os problemas, ele deu o prazo médio de recuperação, (+) https://t.co/BwK7ZLb8sb
— Maic Costa (@omaiccosta) August 8, 2023
Bruno Rodrigues
Fora dos últimos jogos do Cruzeiro por lesão, o atacante Bruno Rodrigues é um dos nomes mais cotados para voltar ao time titular. A temporada do camisa 9 é de destaque e, apesar de não viver seu melhor momento, é um dos atletas mais decisivos da Raposa. Outro ponto que conta a favor de Bruno é a sua versatilidade. O jogador atua pelas pontas, mas pode atuar centralizado, como um “Falso 9”.
O que pode pesar contra Bruno é Pepa decidir utilizar um homem de referência, sendo ele Gilberto ou Papagaio. Neste cenário, Bruno Rodrigues brigaria com Arthur Gomes e Wesley por uma das vagas nas pontas e a dupla vive melhor momento na temporada.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Arthur Gomes
Recém-contratado junto ao Sporting, de Portugal, o ponta Arthur Gomes teve início meteórico no Cruzeiro. Dois gols na estreia, contra o Athletico-PR, e uma boa atuação contra o Botafogo fazem com que o camisa 19 já inicia sua trajetória na Raposa como figura importante do time e, por isso, deve ser mantido na equipe titular.
+LEIA MAIS: O fechamento da janela no Brasil precisa ser repensado, com os próprios times prejudicados
Wesley
Muito criticado em outros momentos da temporada, Wesley vive boa fase e tem ajudado o Cruzeiro nas últimas rodadas. Contra o Athletico-PR chegou a marcar um gol. Na rodada seguinte, ficou de fora por suspensão. Também é improvável que o camisa 11 perca a titularidade neste momento.
Gilberto
Titular na última rodada, mas fazendo uma temporada ruim, Gilberto é a principal opção para um esquema com centroavante. Em jogos onde Pepa entender que é necessário escalar um homem de área, o jogador pode ser acionado, em detrimento de um ataque mais leve. Apesar disso, o camisa 21 encontra em Rafael Elias, o Papagaio, um concorrente para a disputa de posição no setor ofensivo celeste.
Papagaio
Novo reforço celeste, Papagaio estreou pelo Cruzeiro contra o Botafogo, entrando no segundo tempo. Ainda que aparentemente o camisa 40 comece sua trajetória no time celeste atrás de Gilberto por uma vaga no ataque, boas atuações podem garantir oportunidades no onze inicial celeste.
Mesmo jogando apenas parte do segundo tempo na última rodada do Brasileirão, Papagaio apareceu mais para o jogo que o concorrente Gilberto, se movimentou, criou jogadas e obrigou o goleiro Lucas Perri, do Botafogo, a fazer dois milagres em cabeçadas. Caso siga essa toada e treine bem, há grandes chances do centroavante se tornar a primeira opção da função para Pepa.
⚠️ A CBF detalhou as rodadas 21 a 24 do Brasileirão. Vamos aos jogos do @Cruzeiro:
⚽️21ª RODADA
⚔️Grêmio x Cruzeiro
?️27/8 (domingo)
?16h
?️Arena do Grêmio
?TV Globo e Premiere
?Placar do turno: 1×0 Cruzeiro?Gustavo Aleixo/Cruzeiro pic.twitter.com/uJUrjjXLC4
— Maic Costa (@omaiccosta) August 8, 2023
Mateus Vital
Outrora titular absoluto do Cruzeiro, Mateus Vital perdeu espaço após uma sequência ruim e foi reserva contra o Botafogo. Apesar da perda de prestígio, o camisa 7 pode aproveitar a ausência de Matheus Pereira para retomar o posto de titular. Isso pode acontecer caso Pepa decida utilizar um jogador mais construtor do que um atacante propriamente disso, para que as características de Pereira sejam mantidas na engrenagem da equipe mesmo que ele não esteja disponível no momento.
Contra o Botafogo, Vital foi acionado na segunda etapa e criou duas oportunidades de gol com cruzamentos na medida para Papagaio. A boa atuação é uma notícia positiva para o meia, que manda um recado de “ainda estou aqui” para a comissão de Pepa.
Nikão
Nikão esteve próximo de deixar o Cruzeiro na última janela de transferências, chegando a ficar fora da lista de relacionados para algumas partidas. Apesar do acontecido, o interesse de outros clubes pelo meia não foi suficiente para que ele deixasse a Raposa.
O camisa 10 celeste então se acertou com a comissão técnica de Pepa e pretende dar a volta por cima em seu clube de coração. Nikão voltou a jogar pelo Cruzeiro contra Athletico-PR e Botafogo, entrando no segundo tempo em ambas oportunidades e se portou bem. Além de se aproximar de Matheus Pereira nas características como um armador que chega de trás para finalizar, o meia ainda é canhoto e pode ocupar faixas do campo semelhantes às que Pereira ocupa.
Outros nomes como Paulo Vitor, Stênio, Daniel Jr e Robert correm por fora na briga. Mesmo que estejam pouco cotados para o time titular, o quarteto pode ganhar espaço entrando durante os jogos e tendo mais oportunidades de demonstrar bom futebol.