Matheus Pereira defende suspensão do Brasileirão: ‘Parar e voltar com todo mundo 100%’
Heroi do Cruzeiro na vitória sobre o Atlético-GO, o meia Matheus Pereira se posicionou de forma contrária a continuidade do Campeonato Brasileiro

Craque do Cruzeiro e autor do belo gol que garantiu a vitória, por 1 a 0, do time celeste sobre o Atlético-GO, neste domingo (12), no Estádio Antônio Accioly, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o meia Matheus Pereira comentou sobre a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. O camisa 10 celeste se posicionou de forma favorável a paralisação do Brasileirão. Segundo ele, se trata de um momento onde a solidariedade tem que prevalecer.
Matheus Pereira foi questionado sobre o assunto durante a zona mista após a vitória estrelada e defendeu que o Campeonato Brasileiro seja parado e que os esforços se concentrem em atos de solidariedade para com o povo gaúcho.
— Eu acho que é muito difícil, uma situação um pouco complicada, que foge do controle do ser humano. A gente tem que ser solidário neste momento. O futebol é muito importante, sem dúvidas, mas acho que as vidas são muito mais importantes. Por mim deveria parar e a gente se conscientizar, ser solidário. Hoje são eles, mas a gente não sabe o dia de amanhã — afirmou Matheus Pereira, em resposta à Itatiaia.
O meia ainda defendeu que o Campeonato Brasileiro só seja retomado quando a normalidade tiver sido restabelecida no Rio Grande do Sul, possibilitando uma igualdade de condições na disputa do futebol.
— A gente fica muito triste pelas famílias que estão sofrendo agora. Para nós está bom, né? Estamos jogando, seguindo a vida, mas para as pessoas que estão lá é muito difícil. Acho que as pessoas têm que parar e analisar isso também. É muito importante a gente sofrer a dor do outro, parar e voltar assim que todo mundo estiver 100% — lamentou o camisa 10 do Cruzeiro.
Por fim, Matheus Pereira deixou uma mensagem de força aos gaúchos que ainda estão sofrendo com o maior desastre natural de sua história.
— Ficam aqui os meus sentimentos às famílias, o meu abraço e eu peço que Jesus conforte e console cada vida lá, que possa continuar trazendo provisão. E a gente que é do meio do futebol, que temos uma voz um pouco mais ativa, podemos fazer parte de um movimento que pode ajudar e acelerar o processo de ajuda. Por mim, se tiver que parar, pararia — finalizou o craque celeste.
Posicionamento de Matheus Pereira é movimento importante
O pronunciamento de Matheus Pereira tem grande impacto pelo fato de se tratar da liderança técnica de um dos maiores clubes do futebol brasileiro. O camisa 10 demonstrou solidariedade e empatia, colocando a vida acima de disputas esportivas, algo que se espera de agentes públicos, que não tem sido algo unânime no Brasil.
Além disso, Matheus vive grande fase, acumulando quatro gols e oito assistências em 21 partidas na temporada, o que acaba reforçando seu posicionamento. Além do destaque midiático dado ao atleta, algo que é fruto de seu desempenho, é sabido que, dentro do esporte, as pessoas normalmente dão mais ouvidos a quem entrega resultados. Pode não ser o ideal, mas dentro destas características, o jogador se torna mais um símbolo do movimento que visa interromper os eventos esportivos no Brasil.
⚽MP ABRE O PLACAR COM UM GOLAÇO!
O camisa 10 girou, bateu no canto e fez o primeiro do Cabuloso! VAMOOOO? #ACGxCRU | 0-1 | ? #SouCruzeiroTradição pic.twitter.com/H18HfGZNaL
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) May 12, 2024
CBF marca reunião extraordinária — mas para daqui a duas semanas
A CBF convocou os clubes, neste domingo (12), para uma reunião extraordinária marcada para o dia 27 de maio, onde serão discutidas medidas diante da tragédia no Rio Grande do Sul e como será o procedimento em relação ao Brasileirão, se haverá parada ou não.
A escolha da data tem a ver com o fim da medida adotada pela CBF de suspender os jogos dos clubes gaúchos até o dia 27.
Além disso, a CBF informou que os clubes irão deliberar, também, sobre aspectos técnicos das competições, bem como a situação de registro e transferência de atletas. Estão na pauta questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes, além de questões de direitos de transmissão e patrocínios.
O que chama a atenção nesse caso é que a entidade trata a situação como de caráter excepcional, mas agenda a conversa com o clube para somente daqui a duas semanas, o que é no mínimo controverso.
Ainda assim, existe a possibilidade de, por iniciativa de clubes e jogadores, haver um encaminhamento mais rápido. Alguns posicionamentos, contrários ou não à paralisação, já foram divulgados de forma oficial.
A CBF convocou neste domingo (12) reunião extraordinária do conselho técnico do @Brasileirao, marcada para o dia 27 de maio, às 14h, que terá a presença dos presidentes dos 20 clubes participantes.
Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições,… pic.twitter.com/kBKn1ycYF2
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 12, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como doar para ajudar vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul?
Correios
Para quem não está no Rio Grande do Sul, os Correios estão transportando doações físicas, gratuitamente, a de diversos estados. Desde terça-feira (7), a iniciativa contempla São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Na quarta-feira (8), um termo de cooperação assinado pela presidente do Consórcio Nordeste (CNE) e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ampliou o raio da ação para todo Nordeste brasileiro. Já na quinta-feira (9), os Correios aumentaram a iniciativa para o Brasil inteiro.
Órgãos públicos
- SOS Rio Grande do Sul (Governo do Estado do Rio Grande do Sul) — Chave PIX: 92.958.800/0001-38
- PIX Solidário Ajuda São Léo (Defesa Civil de São Leopoldo) — Chave PIX: [email protected]
- PIX SOS Canoas (Prefeitura de Canoas) — Chave PIX: [email protected]
- Prefeitura de Eldorado do Sul — Chave PIX: 51985951493
Abrigos
- Ulbra (Canoas) — Chave PIX: [email protected]
- Unisinos (São Leopoldo) — Chave PIX: [email protected]