Brasileirão Série A

Acredite se quiser: Luciano foi expulso pela primeira vez com a camisa do São Paulo

Com gol e primeira expulsão pelo São Paulo, camisa 10 é personagem em derrota no Choque-Rei

Luciano guardará para sempre na memória a derrota do São Paulo por 2 a 1 para o Palmeiras neste domingo (18), no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

E acredite: o motivo para isso não é o que você está pensando.

Poderia ser porque o atacante entrou no top-5 de artilheiros do São Paulo na história do Brasileirão. Ou porque ele completa justo neste domingo quatro anos desde o anúncio de sua contratação pelo clube.

Até mesmo a derrota com gol sofrido nos acréscimos do segundo tempo e a confusão que encerrou a tarde no estádio palmeirense são motivos para marcar o clássico na vida do atacante.

Mas a verdade é que Luciano entrou no vestiário revoltado não apenas pelo resultado ou pelo tumulto.

Luciano é expulso pela primeira vez no São Paulo

Acredite se quiser: a expulsão no Choque-Rei foi a primeira de Luciano com a camisa do São Paulo em quatro anos de clube.

Não à toa, o chegou ao vestiário em um misto de revolta e lamento pelos dois cartões amarelos recebidos na partida. No ano, são 16 amarelos, além da expulsão no Choque-Rei.

Luciano, aliás, foi o grande personagem do clássico, mesmo tendo atuado por apenas 36 minutos.

> Luciano em 2024

  • 43 jogos
  • 16 cartões amarelos
  • 1 cartão vermelho (2 amarelos)
  • Média de 0,37 cartão amarelo por jogo
  • 1 cartão amarelo recebido a cada 2,68 jogos
Luciano comemora o gol marcado no clássico com o Palmeiras
Ao seu estilo, Luciano comemora gol no clássico (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

O camisa 10 entrou em campo aos 14 do segundo tempo. Doze minutos mais tarde, o atacante empatou a partida com uma finalização de fora da área, após assistência de André Silva.

A comemoração foi a cena mais Luciano possível. O camisa atacante mandou a torcida ficar em silêncio e chutou a bandeira de escanteio (de novo). Enquanto choviam tênis e copos das arquibancadas, ele acabou amarelado.

Já nos acréscimos, aos 50, veio o segundo amarelo por uma falta no campo de defesa. Mesmo assim, o camisa 10 foi defendido pelo auxiliar Maxi Cuberas.

— Por que deram o primeiro cartão? Mas vocês não veem gols na Inglaterra, na Europa e festejam assim. E não dão cartão. De local ou visitante. Não agride ninguém. É uma comemoração. Se vê em toda a parte do mundo — Maxi Cuberas, sobre Luciano.

Artilheiro, Luciano entra no top-5 do São Paulo no Brasileirão

Neste domingo, Luciano também fez história ao entrar no top-5 da artilharia do São Paulo no Brasileirão. O camisa 10 chegou ao gol de número 49 e empatou com Müller no ranking.

Top-5 artilheiros do São Paulo no Brasileirão:

  1. Luis Fabiano — 108 gols
  2. Serginho Chulapa — 83 gols
  3. Rogério Ceni — 65 gols
  4. Careca — 54 gols
  5. Müller e Luciano — 49 gols

Luciano mostrou ainda que não “desaprendeu” a castigar o Palmeiras. Foi o quinto com em 18 clássicos contra o Alviverde pelo São Paulo.

E não para por aí. Artilheiro do São Paulo em 2023, o atacante não só repete a temporada passada, como está prestes a superá-la.

Luciano tem 14 gols marcados em 43 partidas em 2024. No ano passado, foram 15 gols em

Até agora, Luciano não só repete, como está prestes a superar a temporada de 2023, em que foi o artilheiro do São Paulo.

> Os próximos três jogos do São Paulo

  • São Paulo x Nacional — Libertadores — quinta-feira (22 de agosto), às 19h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Vitória — Brasileirão — domingo (25 de agosto), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil (a definir adversário, data e horário).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Foto de Júlio César Cardoso

Júlio César CardosoColaborador

Especialista da Trivela em números e estatísticas. Trabalha com levantamento de dados desde 2012. Criador do site FutDados.com com contribuições para UOL, ESPN Brasil e Globoesporte.com.
Botão Voltar ao topo