Brasileirão Série A

Mistão do São Paulo faz frente ao Palmeiras, mas perde com falha de titular absoluto

Tricolor sai atrás, busca empate, mas cede 2 a 1 ao Alviverde com erro de Rafael

O São Paulo fazia frente ao Palmeiras no Allianz Parque mesmo com um time misto escalado por Luis Zubeldía… Até um titular absoluto falhar já nos acréscimos do segundo tempo.

Pois o Tricolor perdeu graças a um erro individual de Rafael.

O goleiro de Seleção e do título inédito da Copa do Brasil, que não costuma errar — especialmente em jogos deste tamanho — errou ao sair do gol e tentar afastar um cruzamento. Flaco López cabeceou para o gol livre.

E o São Paulo que saiu atrás e chegou a arrancar um empate com Luciano perdeu por 2 a 1 neste domingo (18), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Luciano é o personagem do clássico

Luciano entrou em campo aos 14 do segundo tempo. Doze minutos mais tarde, o atacante empatou a partida, com seu 14º gol na temporada — o quinto gol em 18 clássicos contra o Palmeiras.

Na comemoração, o camisa 10 mandou a torcida ficar em silêncio e chutou a bandeira de escanteio (de novo). Enquanto choviam tênis e copos das arquibancadas, ele acabou amarelado.

Já nos acréscimos, aos 50, o atacante cometeu falta no campo de defesa e recebeu o segundo amarelo. Foi expulso.

Mistão do São Paulo faz frente ao Palmeiras no primeiro tempo

Suspenso (de novo) no clássico, Zubeldía escalou o São Paulo com três zagueiros e apenas quatro titulares: Rafael, Arboleda, Bobadilla e Ferreira.

A equipe ainda perdeu Ferreira logo aos cinco minutos. O atacante sentiu dores na perna esquerda e foi substituído por Patryck.

E mesmo assim, o time misto do Tricolor fez frente ao Palmeiras que também preservou alguns titulares de olho no duelo com o Botafogo pela Libertadores.

Os donos da casa começaram melhor. Empurraram o São Paulo para trás e criaram chances com Flaco López e Richard Ríos. No melhor lance, Raphael Veiga obrigou Rafael e fazer grande defesa, aos 20.

Mas passada a pressão inicial, o Tricolor equilibrou forças e teve também suas chances de marcar, conduzido por Wellington Rato — o melhor da equipe em campo na primeira etapa.

Na primeira, André Silva quase marcou depois que Rato fez boa jogada individual. Depois, o meia-atacante serviu Patryck, que chutou para fora com perigo.

Titulares entram para arrancar empate, mas Rafael falha

Após um primeiro tempo esperançoso, o São Paulo voltou mal do intervalo. Foi totalmente envolvido por um Palmeiras que amadurecia o gol a cada minuto.

O Tricolor se segurava… Até tomar um gol bobo, para dizer o mínimo. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou na entrada da área. No bate e rebate, Flaco López empurrou para as redes livre na pequena área. Moreira demorou a sair e deu condições para o centroavante.

Foi o sinal para o auxiliar Max Cuberas colocar titulares em campo.

Lucas e Luciano entraram nas vagas de Michel Araújo e Moreira. Depois, Alan Franco foi a campo no lugar de Patryck, que foi substituído após um feio choque de cabeça no gramado e saiu direto para o hospital.

O camisa 10, como sabemos, decidiu, após uma bela jogada de André Silva. O centroavante fez uma ótima parede para Luciano marcar seu 14º gol na temporada.

Antes do fim, o São Paulo ainda contou com o VAR para anular gol de Lázaro, por interferência de Flaco López, que estava impedido.

Quando tudo parecia caminhar para o empate, Rafael saiu mal do gol para tentar afastar um cruzamento. E Flaco López cabeceou para o gol livre.

> Os próximos três jogos do São Paulo

  • São Paulo x Nacional — Libertadores — quinta-feira (22 de agosto), às 19h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Vitória — Brasileirão — domingo (25 de agosto), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil (a definir adversário, data e horário).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo