Por que Lucas Lima foi motivo de preocupação e exemplo na concentração do Atlético-MG
Meio-campista do Santos, Lucas Lima foi um dos assuntos na preleção do técnico Felipão antes do jogo
O interesse do Santos de estragar a festa do Atlético-MG na inauguração da Arena MRV não se concretizou. O Peixe teve oportunidades, mas não foi feliz nas finalizações e deixou a nova casa do Galo derrotado por 2 a 0. Depois de ver a sua equipe vencer a partida, o técnico Luiz Felipe Scolari revelou que estava preocupado com o confronto. Mais especificamente, com um jogador santista: o meio-campo Lucas Lima.
Durante entrevista coletiva, o técnico do penta com a Seleção Brasileira explicou que a presença do camisa 23 santista em campo merecia atenção por parte dos seus jogadores. Felipão ainda usou Lucas Lima como exemplo para passar a Pedrinho – novidade na escalação do Atlético-MG para o confronto – o que esperava dele em campo.
– Na palestra antes do jogo eu falei da equipe do Santos e citei que eles tem um jogador muito qualificado, que coloca os outros em condição de jogar e sabe trabalhar e se posicionar para fazer os outros entrarem em posição de gol, que é o Lucas Lima. Já tinha trabalhado com ele no Palmeiras e gosto muito. O Pedrinho podia ser isso para nós, e ele fez isso – disse o treinador.
Felipão foi falar que o desempenho do Atlético em casa não era bom. Mas fez questão de corrigir: “Não era a nossa casa. A nossa casa é aqui!”. pic.twitter.com/8l0gn1bGJs
— Alecsander Heinrick (@alecshms) August 27, 2023
Participativo, mas pouco efetivo
Por conta da preocupação de Felipão, Lucas Lima foi muito marcado na Arena MRV. O meio-campista do Santos foi o autor do passe de uma das três boas oportunidades pelo centroavante Marcos Leonardo ainda no primeiro tempo.
O jogador, principalmente, na primeira etapa, buscou o jogo, ajudou na marcação, mas foi pouco efetivo ofensivamente. O meia não finalizou, acertou 25 dos 31 passes dados, um dos dois lançamentos feitos, um dos dois cruzamentos tentados e roubou duas bolas no meio-campo.
Velhos conhecidos de Palmeiras
Felipão conheceu as características de Lucas Lima do período em que trabalharam juntos no Palmeiras. O treinador chegou ao Alviverde em julho de 2018 e saiu em setembro de 2019. Nesse período, o treinador utilizou o meia por 52 vezes.
Os números de Lucas Lima sob comando de Felipão não chamam a atenção. Foram quatro gols e duas assistências. Apesar disso, o treinador entende que o jogador, se tiver espaço para pensar, pode deixar os companheiros na cara do gol em ótimas condições de balançar as redes adversárias.
Titular absoluto no Santos
Contratado pelo Santos em fevereiro deste ano, com o Campeonato Paulista em andamento, Lucas Lima firmou um acordo de produtividade com o Peixe até o final do Estadual. Na ocasião, o meio-campista estava sem clube, pois o seu vínculo com o Palmeiras havia chegado ao fim, em dezembro de 2022, e nenhum outro clube da Série A do Brasileirão manifestou interesse em tê-lo no elenco.
No acordo assinado com o Santos, se cumprisse determinadas metas, o contrato seria automaticamente renovado por mais uma temporada. Esses objetivos foram alcançados e a diretoria do Peixe optou por prorrogar o vínculo por mais duas temporadas.
Em 2023, Lucas Lima disputou 34 partidas, marcou dois gols e distribuiu nove assistências. No Brasileirão, ele balançou as redes uma vez e foi o autor de quatro passes para gols.